Biblioteca

Leia em 10 minutos

Cedro Têxtil adequa-se ao eSocial com apoio da TOTVS Consulting

13/07/17 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou você 1 profissionais
compartilhe:
A Cedro Têxtil, fabricante de tecidos sustentáveis com mais de 140 anos de tradição e capital 100% nacional, contratou a TOTVS Consulting, unidade de consultoria de negócios da TOTVS, para se adequar às normas do eSocial. Por meio do projeto, a empresa conseguiu se preparar para atender à nova exigência, que começará em 2018, e ainda otimizou seus processos para eliminar possíveis riscos trabalhistas e previdenciários, como inconsistências nos registros de horas extras, por exemplo. 
O primeiro passo da consultoria foi realizar um diagnóstico na Cedro, em que foram mapeados os processos das áreas relacionadas ao eSocial, como RH, Contabilidade, Departamento Pessoal, Medicina do Trabalho, Segurança do Trabalho e Jurídico. Desta forma, foi possível analisar a compatibilidade dos dados existentes no sistema de gestão utilizado pela companhia para identificar oportunidades de melhoria e prepará-los para as novas rotinas. Baseada nessas informações, a TOTVS Consulting propôs um novo modelo, com reformulações dos processos internos para permitir maior transparência nas ações, aumentar a confiabilidade dos registros e atender a todas as regras da lei.
“Com a exigência do Governo Federal, os dados enviados não competem apenas ao RH, pois tudo estará interligado. Precisamos ter coerência em uma série de detalhes, porque a expectativa para filtrar corretamente esses benefícios é muito grande, e a TOTVS Consulting, com seu conhecimento especialista do mercado, fez um mapeamento extenso de todas as inconsistências, cadastros e matrículas, nos orientando na melhor forma de organizar a casa”, afirma Paula Regina Pizzani, gerente de Desenvolvimento Humano Organizacional da Cedro Têxtil.
Além disso, a TOTVS Consulting elaborou um plano de ações e mudanças internas, que auxiliasse os colaboradores na compreensão do que seria implantado e, assim, reduzisse possíveis impactos na fase de adaptação e na hora de impulsionar os resultados. “É importante que haja integração e sintonia entre todas áreas, uma vez que deverão comunicar aos funcionários sobre qualquer mudança nos cadastros. O redesenho dos processos e a adequação ao eSocial abrirá um caminho mais simples e estratégico para a Cedro, com procedimentos mais claros e padronizados”, explica Felipe Mello, diretor da TOTVS Consulting.
A Cedro Têxtil utiliza as soluções da TOTVS para o gerenciamento dos cadastros de seus 3.500 funcionários e da área de Desenvolvimento Humano Organizacional e suas rotinas – como o processamento da folha de pagamento, avaliação de desempenho, recrutamento e seleção, tabelas de cargos e salários, processos judiciais e medicina e segurança do trabalho; o que permite o controle e a flexibilidade necessários para se adequar sempre que preciso.
O próximo passo da companhia será a implementação do fluig, plataforma de produtividade e colaboração da TOTVS, que se integra a qualquer software de gestão do mercado. A intenção da empresa é, com isso, facilitar a validação da base de dados dos funcionários com a busca de informações em todos os órgãos federais, além de definir diretrizes e notificar, de forma digital, as atualizações de dados e layout exigidos pelo eSocial.

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou você

Sim Não

Conheça as três modalidades de cursos da TOTVS

Prova dos nove: como está o controle de acesso da sua empresa?