Biblioteca

Leia em 10 minutos

Como a impressão 3D está transformando processos e modelos de negócio

13/07/17 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou você 0 profissionais
compartilhe:
Imagine-se em um Centro de Exposições em Pequim, China. Você está em um estande e descobre um modelo de engrenagens que pode salvar aquele seu projeto no Brasil. Ainda vai levar alguns dias para seu voo de volta, mas sua equipe está quebrando a cabeça com esta peça que você tem em suas mãos… Seu novo parceiro internacional olha pra você, percebe sua dúvida, e propõe: “nós podemos fornecer os arquivos para impressão!”

“Impressão?” Você diz sem achar sentido… “Eu preciso da peça lá!”

Seu fornecedor então completa: “não temos a peça no Brasil, mas nossa filial possui uma impressora 3D e podemos enviar o arquivo com o projeto agora e, amanhã, seu pessoal pode retirar o protótipo para uma validação prática…O que você acha? ” Você suspira aliviado!

Hoje, esta cena poderia ocorrer em qualquer lugar, não precisa ir até a China para colher os benefícios da impressão 3D. Vivemos um momento em que coisas podem praticamente ser transferidas digitalmente para qualquer lugar, por qualquer aplicativo de comunicação que permita anexar arquivos.

Há impressoras e material para diferentes aplicações, desde entretenimento, prototipagem, até a fabricação personalizada de peças e objetos finais. Da mesma forma que existiam lojas para impressão de fotos e banners, há a perspectiva para lojas similares nas esquinas e shopping centers para download de objetos. Além disso, as empresas já podem ter uma ideia mais precisa de suas criações antes de definir a matéria prima final, as cores e o acabamento definitivo. É possível testar a percepção do usuário, ergonomia e tamanho de produtos, economizando muito tempo com versões e ajustes no produto depois de lançado ao mercado.



Site da Ford, testa liberação de modelos de réplicas dos seus veículos (https://3dprint.com/72827/ford-3d-store-printed-cars/)

Quando falamos de “dados” e especialmente de projetos corporativos, disparamos um alerta sobre a segurança da informação, afinal, esta tecnologia amplia as possibilidades de espionagem industrial. Este novo tipo de arquivo ou documento digital deverá ser, sempre que necessário, criptografado e ter acesso restrito dependendo da sua criticidade, por exemplo, um novo formato de tampa para garrafas pet que nunca perde o gás, ou qualquer projeto próprio de uma indústria. Mais do que nunca, gerenciar adequadamente as informações da empresa, com processos e acessos bem definidos é fundamental.

A TOTVS estrutura sua solução nos ERPs com processos específicos de Desenvolvimento de Produto, Engenharia e Qualidade. Com o uso da solução de desenvolvimento de produtos integrada à nossa Gestão Eletrônica de Documentos(GED), os projetos 2D e 3D serão  gerenciados com segurança em todas as etapas da criação ou versionamento, passando pelas análises e comparativos de mercado, até a prototipagem e liberação para produção efetiva.



Nesta solução, os produtos e seus componentes poderão ter anexado seus arquivos digitais (para impressão-3D), permitindo sua visualização e também o envio para a impressora relacionada, tornando real o que era virtual. Assim, sua empresa estará se preparando para esta nova tecnologia e os benefícios que ela nos traz.

Para mais informações sobre como gerenciar sua área de Pesquisa & Desenvolvimento de Produtos entre em contato com seu canal de atendimento TOTVS. 

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou você

Sim Não

Como a TOTVS pode ajudar na manutenção dos documentos e comunicação da empresa

TOTVS lança pacote de soluções para pequenas transportadoras