Biblioteca

Leia em 10 minutos

Descubra como aplicar a Transformação Digital no seu negócio

28/04/17 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou 18 profissionais
compartilhe:

Transformação digital definitivamente é um dos principais temas deste ano. E uma coisa é bem clara: não importa se sua empresa é grande ou pequena, a tecnologia impactou toda a nossa cultura de uma forma em que um negócio bem-sucedido hoje não significa garantia de êxito no futuro.

 

 

A transformação exige que abordagens tradicionais sejam deixadas de lado para que algo mais adequado ao ambiente empresarial e tecnológico de hoje surja. Isso pode envolver a troca de operações baseadas em papel e caneta por meios eletrônicos, atrair clientes via mídias sociais, ou mesmo divulgar o negócio via blogs ao invés de folhetos. A transformação digital nos mostra a todo o tempo que é preciso evoluir.

 

 

Para micro e pequenas empresas o acesso à tecnologia não exige grandes investimentos como antigamente, e com a maioria dos sistemas em nuvem, a própria manutenção e atualização dos mesmos é oferecida como serviço. Dentre as muitas vantagens que a transformação digital pode trazer ao pequeno empreendedor, podem ser consideradas como as principais a facilitação do trabalho cotidiano, a entrega de dados assertivos para decisões estratégicas no negócio e também a captação e fidelização dos clientes.

 

 

Hoje a tecnologia trabalha para o empreendedor. Em um pequeno varejo por exemplo, operações de venda, estoque e fechamento de caixa, emissão de notas fiscais, bem como a consolidação de dados financeiros, que eram no passado operações totalmente manuais que tomavam uma grande parcela de tempo do pequeno empreendedor, hoje podem ser executadas por um sistema de gestão, permitindo um foco maior em outras tarefas estratégicas do negócio.

 

 

E um sistema de gestão pode entregar também dados assertivos sobre o dia-a-dia da empresa, revelando grandes oportunidades para impulsionar o negócio, além de eliminar grandes riscos em tomadas de decisões. Por exemplo, os dados do histórico de compras dos clientes podem ajudar as empresas a identificar quando é o melhor momento de repor certos produtos.

 

 

Por fim, as expectativas do cliente já não são mais as mesmas, e a possibilidade de captação e fidelização de novos clientes talvez seja o fator mais importante para o sucesso do negócio.

 

 

Mesmo que o bom serviço ao cliente sempre necessite de um toque pessoal, a tecnologia tem ajudado as pequenas empresas, mais do que nunca, a consolidar a informação dos clientes, automatizar processos rotineiros e agir mais rápido em relação às novas oportunidades. A transformação digital pode ser tanto uma ameaça como uma grande oportunidade de alavancagem de um negócio, basta escolher de qual lado você deseja estar.

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou

Sim Não