Biblioteca

Leia em 10 minutos

Inteligência Artificial ajuda a prever evasão escolar

29/05/17 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou você 1 profissionais
compartilhe:

No filme “Minority Report”, o astro americano Tom Cruise interpreta o chefe de polícia de um departamento especializado em prever crimes, antes mesmo que eles aconteçam. Imagine se essa capacidade de predição pudesse ajudar instituições de ensino a lidarem com um de seus principais desafios: a evasão escolar. É assim que a Inteligência Artificial (IA) começa a ser utilizada.

“Estamos trabalhando junto com o TOTVS Lab, unidade da TOTVS no Vale do Silício, para dar inteligência ao banco de dados das instituições escolares”, conta Márcio Freire, arquiteto de Soluções da TOTVS. Com base nessas informações, a tecnologia mapeia as situações que, ao longo do tempo, levaram os alunos à evasão. “A partir daí é possível traçar um perfil geral da evasão e dizer que grupo de alunos tem potencial evasor, antes mesmo que eles evadam”, explica.

Segundo dados dos Censos da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), em 2014, 1 milhão de pessoas se formaram, porém, 1,2 milhão de estudantes trancaram a matrícula – os dados são referentes às instituições públicas e privadas, sendo mais acentuados nas instituições privadas.

Em relação à inadimplência, uma outra pesquisa do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp) relata que, em 2015, o setor contabilizou uma alta de 12,9% em relação à 2014. Este panorama vem pressionando o setor privado a mudar o processo de gestão. Dessa forma, investir mais em ferramentas de retenção de alunos se torna fundamental, lembra Marcelo Cosentino, head de Services da TOTVS.

Segundo Cosentino, a profundidade de análise da IA é tão consistente que pode indicar, por exemplo, que filhos de pais que são médicos ou advogados tendem a abandonar com mais frequência carreiras que fujam dessas áreas. “Ao ter conhecimento sobre esse fato, a instituição de ensino tem a possibilidade de preparar um plano B para não perder esse aluno”, exemplifica.

A inteligência das máquinas, cada vez mais precisa em prever e resolver problemas, está presente tanto na ficção, quanto na vida real. “Somente com o uso de IA é possível evidenciar problemas e oportunidades que a empresa nem sabia que existiam e ainda receber ajuda na criação de ações rápidas e certeiras, atributos que são fundamentais para combater a evasão escolar”, afirma Cosentino.

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou você

Sim Não

Confira as lojas virtuais TOTVS que foram inauguradas no mês de Abril

TOTVS registra crescimento de 250% em vendas de analytics em parceria com a GoodData

Produtos relacionados