Biblioteca

Leia em 10 minutos

Rastreamento e monitoramento de entregas qualificam transportador

13/07/17 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou você 2 profissionais
compartilhe:

Trânsito intenso nas grandes cidades, diferentes regras municipais de rodízio veicular, restrição de horários para a movimentação de veículos pesados, estradas em condições de tráfego inadequadas, práticas empresariais distintas para o carregamento e descarregamento de mercadorias: esses são alguns dos desafios que as transportadoras enfrentam para administrar sua agenda de entregas.

O transportador ainda precisa gerir de forma eficiente os roteiros de viagem para maximizar o uso de sua frota e do tempo empreendido pela mão de obra para obter rentabilidade em um mercado altamente concorrido e fretes defasados.

“A TOTVS possui um conjunto de soluções integradas capaz de auxiliar o transportador a melhorar a qualidade das entregas, acompanhar o trabalho dos motoristas e manter o controle sobre as informações referentes à segurança da carga e dos próprios veículos”, diz Claudinei Rubio, arquiteto de soluções de Logística da TOTVS.

A ferramenta logística de Gestão de Transportes TMS (Transportation Management Systems) tem como objetivo principal controlar todos os processos fiscais, financeiros, administrativos, comerciais e gerenciais envolvidos na operação de transportes, bem como controlar os veículos, motoristas, fretes e vi         agens da empresa e de terceiros. “É uma solução multimodal e preparada para atender a todos os processos de uma transportadora que trabalha com cargas fracionadas e com cargas fechadas, como são chamadas as operações de entrega direta com destino único”, afirma Claudinei.

Uma plataforma complementar, integrada ao TMS, é o TOTVS Otimização Logística. Trata-se de uma ferramenta de apoio ao planejamento de cargas e roteiros, que considera o perfil de cada veículo e as variáveis de arranjo da mercadoria, o tipo de serviço a ser prestado, a origem e o destino da carga, o melhor frete negociado e as diferentes possibilidades de sinergias. A ferramenta ainda faz o rastreamento de carga em tempo real, registra entregas e eventuais recusas, além de fornecer os dados para a geração de indicadores de desempenho.

Por meio dela, é possível unificar tecnologias de rastreamento em transportes de carga com o objetivo de otimizar a performance das viagens e reduzir os custos logísticos da empresa. A ferramenta disponibiliza ainda acesso às principais informações de frota em tempo real, como controle da frota, comunicação com destinatários, detalhamento da viagem, monitoramento e localização de veículos.

Entre os principais indicadores de desempenho oferecidos pela solução, estão o acompanhamento da programação da entrega, o registro e relatório de frequência de ocorrências, o acompanhamento e monitoramento de cargas dos clientes, o monitoramento das viagens com alertas de não conformidade, o controle de quilometragem e velocidade do veículo, o monitoramento da jornada de trabalho dos motoristas e ajudantes, além do tempo de espera para a carga e descarga e o tempo de parada em postos fiscais, assim como indicadores de custo de frete e distribuição da frota.

“É uma ferramenta que garante ao gestor visibilidade sobre toda a operação em tempo real, por meio de dispositivos móveis, como celulares, smartphones e tablets”, explica Claudinei.

Para saber mais sobre as soluções TOTVS para Logística, ligue 0800 70 98 100.

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou você

Sim Não

Benefícios do roteirizador para o aumento da competitividade

Transformação digital no campo

Produtos relacionados