Biblioteca

Leia em 10 minutos

Aprenda como ser mais produtivo em 6 passos

30/01/18 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou 1 profissionais
compartilhe:

Quem sonha em ter seu próprio negócio, geralmente, pensa nas vantagens e na liberdade de ser seu próprio chefe. E esquece que esse ‘chefe’ provavelmente é mais exigente do que qualquer um que ele poderia encontrar pela frente quando era funcionário. Se não for assim, dificilmente o novo negócio terá sucesso. Por isso, é preciso aprender como ser mais produtivo.

 

Passo 1: Planejar mais

Tudo deveria começar com um bom planejamento, mas na maioria das vezes, isso não acontece. É muito comum ver empreendedores executarem as atividades do dia sem planejamento prévio. Isso resulta em perda de tempo e até mesmo em atividades duplicadas inutilmente. Por isso, antes de começar o dia, planeje sua agenda, e priorize as atividades por urgência e importância.

 

Passo 2: Delegar mais

Um empreendedor não precisa nem deve fazer tudo sozinho. Delegue no todo ou em parte as tarefas mais mecânicas e concentre sua energia nas atividades em que sua participação realmente pode fazer diferença, como a busca por investidores e parceiros estratégicos, o desenvolvimento de novos produtos ou a captação de clientes.

 

Passo 3: Organizar mais

Comece pela sua mesa e suas gavetas. Mantenha a mão, de forma organizada, apenas o que for essencial para o trabalho. Você não pode perder tempo procurando papéis na escrivaninha. Isso também vale para sua caixa de mensagens e de e-mails. Esse ambiente mais organizado, ajuda a manter a motivação e a produtividade. Procure implementar essa prática em toda a empresa. Um sistema de gestão digital elimina o excesso de documentos em papel, permite acesso fácil a informações essenciais para o negócio e motiva o sentido de organização em todos os níveis.

 

Passo 4: Reunir menos

Poucas coisas são menos produtivas do que o excesso de reuniões. Elas interrompem o seu fluxo de trabalho e a rotina dos colaboradores. Por isso, mantenha o número limitado ao mínimo necessário. Quando houver reuniões, prepare uma agenda bem-definida, objetiva, para que todos saibam o que precisa ser feito e a reunião dure o menor tempo possível.

 

Passo 5: Concentre-se mais

Todo mundo anda cada vez menos concentrado, fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Quem nunca conversou pelo telefone com a TV ligada enquanto olhava a tela de uma rede social no celular, com dez abas de navegação abertas no computador ao mesmo tempo, que atire a primeira pedra. O problema é que o cérebro não dá conta de tanta dispersão. Concentre-se e mantenha o foco em uma atividade por vez.

 

Passo 6: Cuidar-se mais

Reserve pelo menos 10 a 20 minutos no começo do dia para uma atividade física leve. Isso vai melhorar sua saúde e dar mais disposição para enfrentar o dia de forma mais produtiva. Deixe um espaço de tempo para relaxar ou se divertir um pouco durante o dia. Isso não quer dizer passar horas vendo vídeos engraçados no YouTube, mas alguns momentos de relaxamento vão aliviar sua cabeça para que você volte ao trabalho com a produtividade reforçada.

 

Esses são apenas alguns passos que consideramos essenciais para o empreendedor. A partir deles, você pode encontrar outros e fazer seu próprio caminho rumo a um dia a dia mais produtivo em seu negócio.

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou

Sim Não