Biblioteca

Leia em 10 minutos

Como aumentar suas vendas no Dia das Mães em 5 passos

09/04/18 - por TOTVS
Esse conteúdo ajudou 0 profissionais
compartilhe:
O dia 13 de maio se aproxima, e com ele, a segunda data mais importante do ano para os varejistas: o Dia das Mães. Criada justamente para impulsionar as vendas do comércio, o segundo domingo do mês de maio só perde em faturamento para o Natal. E por isso mesmo é uma oportunidade de outro para turbinar o resultado dos varejistas no primeiro semestre.

Mas os lojistas não devem confiar unicamente no apelo sentimental do Dia das Mães para mobilizar seus clientes. A concorrência é grande e é preciso preparar uma estratégia para aproveitar todo o potencial de vendas nessa data.  

Por isso, aqui vão 5 passos que podem ajudar sua empresa a impulsionar o resultado no Dia das Mães.

Passo 1: Organização
O consumidor quer uma experiência sem atrito na loja. Ou seja, sem dificuldades. Por isso, um local organizado, sem barreiras físicas que atrapalhem a circulação e a visualização dos produtos ajuda muito. Procure organizar os produtos mais atraentes para a data em locais de fácil acesso, para chamar a atenção dos consumidores.

Lembre-se ainda de atender bem às famílias. Deixe espaço amplo nas entradas e garanta a acessibilidade para quem chega com carrinhos de bebê. Procure deixar a loja com um ambiente agradável e acolhedor. 

Passo 2: Comunicação
Faça uma boa propaganda do seu negócio. Invista de acordo com o tamanho do seu negócio e as empresas não precisam se limitar aos meios de publicidade tradicionais. Explore o potencial das redes sociais e procure fazer ações criativas. Estimule a divulgação boca a boca, use faixas, folhetos, propaganda no ponto de venda e outras ferramentas de comunicação. Não deixe para o último minuto. Antecipe-se e estimule a necessidade de compra desde já, para que ela tenha melhor resultado em maio. 

Passo 3: Ofertas
Planeja as ofertas para a data. Podem ser descontos para alguns itens, ou combos de produtos. Não se limite aos preços. Oferecer brindes ou serviços adicionais podem ser uma boa estratégia. Se mantiver um programa de fidelidade, estude a possibilidade de realizar uma promoção vinculada, para prestigiar a clientela mais fiel. No comércio eletrônico, ofertas de frete mais barato ou mesmo grátis costumam ser bem recebidas. O importante é deixar a vantagem evidente para o consumidor. 


Passo 4: Relacionamento
Aproveite a oportunidade para conhecer melhor seus clientes e estreitar o relacionamento com eles. Se você possui um canal de e-commerce, além de loja física, aproveite a chance de conseguir mais informações que ajudem a melhorar sua oferta de valor. Comece a pesquisar desde já, para alavancar as vendas no Dia das Mães e aproveite os dados o resto do ano. Quem contar com um bom sistema de gestão digital e análise de dados sai na frente.

Passo 5: Estoque e logística
Prepare-se para atender o aumento de demanda e não deixe faltar os carros-chefes para o Dia das Mães na sua loja. Um bom sistema de controle automatizado ajuda muito. Se a solução estiver integrada com uma plataforma de Inteligência Artificial, que ajude a prever a demanda e planejar as compras, melhor. Caso o comerciante também mantenha uma operação de comércio eletrônico, prepare a logística para não frustrar os consumidores com atrasos na entrega. Afinal, nada mais frustrante que chegar de mãos vazias no almoço do Dia das Mães. 

Sem dúvida, ao seguir esses cinco passos, o varejista ficará muito mais perto de passar um Dia das Mães não apenas feliz, mas também, lucrativo.
 
 

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou

Sim Não