Biblioteca

Leia em 10 minutos

3 dicas para usar a vigência de preço em seus projetos

22/12/17 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou 0 profissionais
compartilhe:
O atual cenário econômico pressiona cada vez mais as construtoras a serem precisas no orçamento e no planejamento de seus projetos. A vigência de preço é utilizada para que os preços dos insumos possam assumir valores diferentes para as diversas fases de execução da obra, podendo ser utilizada em qualquer fase do projeto como na Gestão de Orçamento ou na Gestão de Planejamento. Utilizando a vigência de preço, é possível manter o histórico de preços corretos, aprimorando as visões gerenciais e melhorando a precisão dos projetos.

Para que o seu projeto seja mais assertivo, destacamos três dicas para você começar a usar a vigência de preço:

Dica 1: parametrização do projeto

Para acessar os parâmetros, basta selecionar o projeto desejado e pressionar F6 após selecionar o projeto.
Você pode escolher uma das 3 opções:

    • Somente o cronograma: se marcar essa opção, o TOTVS Obras e Projetos utilizará a vigência de preços apenas no cálculo do insumo no cronograma previsto;
    • Todo o projeto: se marcar essa opção, o TOTVS obras e Projetos utilizará a vigência de preço em qualquer cálculo que utilize o insumo como formador de preço;
    • Aplicar preço em percentual: permite que com base no primeiro valor infomado, sejam cadastrados os demais valores em percentual, como se fosse uma estimativa de aumento de preço nos períodos, assim o TOTVS Obras e Projetos calcula os demais preços.
vigencia de preco

Dica 2: após habilitado o parâmetro, a área "vigência" no cadastro de preço do insumo fica habilitada, conforme figura abaixo.

vigencia de preco

Dica 3: todo preço com vigência além do valor, terá dois outros atributos para se trabalhar:
• Cronograma de aplicação: para um mesmo cronograma de Aplicação (Previsto,Realizado ou Medido) podemos ter mais de um preço vigente;
• Período de vigência: a data da vigência define o período máximo de aplicação do preço.O preço que estiver ativo é usado como preço dos períodos que não possuem vigência.

Além disso, o TOTVS Obras e Projetos conta com um poderoso gerador de relatórios onde é possível configurar um relatório de forma visual.

A TOTVS traz sempre novidades para aprimorar a gestão dos projetos e tornar o seu trabalho em construção e projetos cada vez mais fácil e ágil. Veja também as outras matérias do segmento de Construção e Projetos e, para mais informações, entre em contato com um canal de atendimento TOTVS ou acesse os links relacionados.

Links relacionados:

- Detalhes técnicos Preço do Insumo: http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.PrecoInsumo.aspx
- Relatório cronograma de preços: http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.CronogramaPrecos.aspx
- Cotação de Insumos: http://wikihelp.totvs.com.br/WikiHelp/PRJ/PRJ.CotacaoInsumos.aspx

 

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou

Sim Não