Biblioteca

Leia em 10 minutos

Gere contrato de vendas de imóveis mais confiáveis

29/11/17 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou 1 profissionais
compartilhe:
Em uma incorporadora, o fechamento da venda de um imóvel é sempre um momento especial, de comemoração. No entanto, a formalização da venda só acontece quando o contrato é assinado e os trâmites jurídicos concordados em ambas as partes.

O TOTVS Incorporação, software da TOTVS voltado para incorporadoras, dentre suas funcionalidades, tem um módulo específico para auxiliar corretores e seus clientes nessa fase, garantindo segurança para os dois lados.

A assinatura do contrato pode acontecer em dois locais, no estande de vendas ou no escritório da incorporadora. Se for no próprio estande, o jurídico da empresa vendedora costuma deixar o contrato configurado por empreendimento para que seja necessário apenas imprimi-lo e recolher as assinaturas. Agora se for no escritório, onde todo o time da incorporadora está presente, o contrato costuma ser configurado na hora para o recolhimento das assinaturas.
 
Ambos os processos estão contemplados no TOTVS Incorporação. Tanto no estande de vendas quanto no escritório central, a funcionalidade de impressão de contratos está 100% integrada à venda. Desta maneira, evita-se documentos de texto soltos e editados manualmente, descolados do processo de venda da incorporadora. 

Impressão do contrato no estande de vendas
A impressão do contrato será feita a partir do Portal de Vendas Imobiliárias (PVI). Partimos do pressuposto que existe um contrato padrão para aquele empreendimento no formato Word. Com este modelo em mãos, deve-se definir quais campos não serão textos e as variáveis que deverão ser alteradas automaticamente a cada impressão. Uma das variáveis mais comuns, por exemplo, é o NOME do cliente.

A primeira atividade nesta confecção é reconhecer as variáveis que o PVI disponibiliza para utilizarmos neste modelo. Para tal ação, deve-se acessar o PVI no ambiente de BACKEND, acessar o menu do empreendimento, editá-lo e, por fim, clicar em “MOSTRAR TAGS”.

Modelos de contratos de vendas
Figura 1 - Acesso às tags disponíveis no PVI

Desta forma, temos acesso a todas as variáveis (também podem ser lidas como tags) disponíveis para a construção do contrato. A partir daí, basta copiar a variável mais adequada e inseri-la no exato posicionamento no documento Word que se deseja imprimir.

Modelos de impressao de contratos de venda
Figura 2 - Confecção do arquivo Word com variáveis

Com a configuração do modelo de contrato finalizada, basta subir o arquivo Word para o PVI, que automaticamente ficará disponível para uso e impressão. A geração deste documento é feita pela visão dos contratos. Basta selecionar o contrato e solicitar a impressão, veja na imagem abaixo:

Modelos de impressão de contratos de vendas
Figura 3 - Contrato impresso pelo PVI

Impressão do contrato no escritório da incorporadora
Caso o processo da incorporadora contemple a impressão em seu escritório central, deve-se seguir o mesmo princípio de construção de modelos de contrato e fazer a impressão pelo cadastro de “Contrato de venda”. Desta forma, garante-se também que todos os contratos impressos sigam o modelo estipulado pelo departamento Jurídico, o que fortalece o processo de venda da incorporadora.

A TOTVS tem sempre novidades para melhorar a gestão da sua incorporadora e tornar o seu trabalho cada vez mais fácil e ágil.
 
Veja também outras matérias do segmento de Construção e Projetos no https://www.totvs.com/biblioteca.

Para mais informações, entre em contato com a gente pelo canal https://www.totvs.com/contato ou telefone 0800-7098-100.
 

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou

Sim Não

Sistema de análise de dados para construtoras

Quais são os poderes do Machine Learning?

Produtos relacionados