Biblioteca

Leia em 10 minutos

TOTVS Incorporação: aditivo de troca de compradores

22/12/17 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou 1 profissionais
compartilhe:
No que diz respeito à gestão de contratos da incorporação, temos a gestão dos recebíveis, manutenção dos contratos e suas vertentes que permeiam os aditivos contratuais. Para este quesito, o TOTVS Incorporação nos apresenta as soluções que facilitam o dia a dia do gestor de contratos assim como seus clientes.

Os aditivos contratuais são um dos pontos que cotidianamente fazem parte da rotina de trabalho da equipe de uma incorporadora. Os motivos são diversos. Neste artigo, trataremos dos casos mais corriqueiros, além de apresentar o quanto o TIN endereça essas questões de maneira +simples e +ágil.

Para aditar contratos, basta termos acesso ao contrato de compra do cliente. Nesta visão do sistema, temos o acesso ao processo de aditamento destes contratos bastando clicar no ícone com o símbolo de “+” ou acessando-o pelo menu “ANEXOS” e em seguida “ADITIVO”. Ao inserir um novo aditivo, o sistema nos apresenta os seguintes itens:

    • Alteração de valor de parcela;
    • Alteração de vencimento;
    • Outros;
    • Renegociação de contrato;
    • Troca de comprador;
    • Troca de fiador;
    • Troca de apto.

Veja como é simples incluir um aditivo de Cessão (aditivo de troca de comprador). No primeiro momento, basta incluir um nome para este aditivo, que geralmente é um resumo do que se pretende neste ato. Assim de forma ágil, conseguimos identificar todos os aditivos que ocorreram na vida útil do contrato.

Ao selecionar o tipo de aditivo “TROCA DE COMPRADOR”, será aberto um wizard automático para esta categoria. O sistema criará automaticamente um registro contendo os dados com o comprador atual, assim como seu percentual de participação.

Deste ponto em diante, devemos indicar quem será o novo comprador daquela determinada subunidade. Para isso, deve-se incluir um novo registro e informar qual é o novo cliente previamente cadastrado. Logo em seguida, deve-se incluir o percentual de participação deste novo comprador. Neste nosso exemplo, indicaremos uma troca em 100%, ou seja, o comprador “A” transferirá todo seu contrato para o comprador “B”. Para o comprador “A” devemos indicar o percentual adequado, que neste caso será zero, assim como alterar o comprador principal.

Também podemos flexibilizar o momento da troca com a seleção do “TRANSFERIR COMPRADOR”. Neste momento, o operador do contrato tem duas possibilidades: 1) Para todas as parcelas em aberto das séries selecionadas; ou 2) Para as parcelas das séries selecionadas com o vencimento igual ou maior à data de transferência. Se selecionado o item dois, será automaticamente disponibilizado um campo de data para informar a data que indicará a partir de qual vencimento este contrato será transferido para o novo cliente, assim como podemos ver na figura 1.
 
aditivo de contrato incorporadora
Figura 1 - Tela de aditivo

Selecionadas as condições da cessão, devemos terminar o preenchimento desta tela da seguinte forma: indicar o comprador como principal e selecionar a série de pagamento. Após o preenchimento, clicar no botão “APLICAR” e logo após no botão de “OK”. Desta maneira teremos os registos dos dois itens que envolvem o aditivo, como segue na figura 2.

aditivo de contrato incorporação
Figura 2 - Alteração de Comprador
 
Para finalizar o aditivo, basta executar o processo de efetivação e pronto! O sistema trocará todos os lançamentos financeiros. Garantindo assim segurança e facilidade no processo. Como pode ser visto na figura 3.

aditivo contrato incorporadora
Figura 3 - Contrato e lançamentos financeiros

A TOTVS traz sempre novidades para aprimorar a gestão das incorporadoras e tornar o seu trabalho cada vez mais fácil e ágil. Veja também as outras matérias do segmento de Construção e Projetos.

Para mais informações, entre em contato com um canal de atendimento TOTVS ou acesse os links relacionados.
 

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou

Sim Não