Biblioteca

Leia em 10 minutos

TOTVS investe em apps para o setor de educação

30/11/17 - por Equipe TOTVS
Esse conteúdo ajudou 0 profissionais
compartilhe:
Desde a popularização dos smartphones, os aplicativos se tornaram recursos que simplificam a vida de todos, pois servem para pagar contas, conversar com os amigos, pedir um táxi ou, até mesmo, assistir um filme. Pensando no ambiente acadêmico, os apps também podem ser utilizados para facilitar a comunicação, proporcionar mais segurança e simplificar processos. Ciente disso, a TOTVS apresenta duas novidades: o eduCONNECT e o TOTVS Saída Inteligente by Filho sem Fila.
  
Atualmente, para interagir com os pais e os alunos as intuições de ensino usam múltiplos canais, como e-mail, SMS, correspondência, mural, site e até a tradicional agenda que o estudante leva para casa, mas nem sempre é possível se certificar de que a mensagem foi entregue. Em muitos casos, essa comunicação é apenas unilateral e não há um envolvimento de todos no mesmo propósito que é colaborar com a formação dos estudantes.

Outra questão que impacta tanto a vida de quem busca os filhos na escola quanto das pessoas que moram próximas a essas instituições é a famosa fila dupla de carros formada na hora da saída, um verdadeiro transtorno para o trânsito local. Isso sem falar na questão segurança, quem está levando a criança embora é mesmo o responsável autorizado? Os lançamentos da fornecedora brasileira chegam ao mercado para sanar esses problemas e contribuir com um dia a dia mais simples na educação.

Comunicação efetiva
Desenvolvido para Android e iOS, o eduCONNECT foi criado para unificar tudo isso em apenas uma plataforma intuitiva e oferecer todas as informações sobre o estudante diretamente no celular.  Pelo app, os alunos conseguem acompanhar as suas notas, horários, frequência, histórico e também uma timeline com comunicados e avisos de atividades culturais e acadêmicas. Já os pais, além das funcionalidades disponíveis para os filhos, recebem alertas automáticos sobre reuniões e a rotina escolar, e podem integrar tudo isso à agenda do seu dispositivo. Eles contam ainda com os serviços do departamento financeiro para avisar que a mensalidade está vencendo, imprimir o boleto ou até mesmo copiar a linha digitável para o aplicativo do banco. Outro ponto importante da solução é o chat para tirar dúvidas, um recurso que facilita ainda mais a comunicação.

Na gestão escolar, o eduCONNECT unifica todos os departamentos da secretaria aos professores, possibilitando gerar mais engajamento da comunidade acadêmica com os pais e alunos e trabalhar na retenção dos estudantes, já que a ferramenta permite acompanhar em tempo real questões pedagógicas e financeiras e, com isso, dar insumos para que os gestores se antecipem à essas dificuldades. A inovação chega também à sala de aula e permite que os docentes façam a chamada e lancem notas diretamente no smartphone.

Outro diferencial da tecnologia é o modelo de contração SaaS, ou seja, a solução fica hospedada na Nuvem da TOTVS e a escola paga apenas uma mensalidade para o uso. Também é possível customizar com a identidade visual da instituição e criar visões e acessos restritos a cada público, garantindo a segurança dos dados.

Segurança e agilidade
Já o TOTVS Saída Inteligente by Filho sem Fila é uma parceria da empresa com o aplicativo Filho sem Fila, uma ferramenta que gerencia o momento que os alunos deixam o colégio. Disponível para sistemas operacionais Android e iOS, foi pensado para que os pais ou responsáveis avisem que estão chegando para pegar a criança.

A dinâmica é muito simples: o pai avisa com um único toque no celular quando estiver saindo de casa. Ao se aproximar do colégio, o recurso de geolocalização envia automaticamente um alerta para que o monitor deixe o aluno pronto para o embarque no carro. Com essa facilidade elimina-se a busca por uma vaga na rua e o risco de receber uma multa porque parou em fila dupla.

Segundo dados do próprio aplicativo, que é utilizado por mais de 100 instituições, a ferramenta reduz em até 75% o tempo de espera, além de proporcionar economia de combustível, já que o carro fica menos tempo parado e ligado. Por questões de segurança, apenas pessoas com permissão podem retirar um aluno. Com o aplicativo, basta os pais autorizarem o estudante a ir embora com o avô, por exemplo.

“O conhecimento de mais de duas décadas da TOTVS no segmento educacional nos permite conhecer os principais gargalos desse segmento e, por isso, apostamos em soluções móveis para simplificar a comunicação de toda comunidade acadêmica e a vida da família, alunos e professores”, diz Marcelo Cosentino, vice-presidente de Professional Services da TOTVS.
 

Documento

Download PDF Imprimir

Esse conteúdo ajudou

Sim Não

Os 3 mitos da produtividade

Humans of TOTVS - Danilo

Produtos relacionados