Apontamento de produção: como otimizar o chão de fábrica da sua indústria?

Para que haja uma melhora de performance no setor industrial, é fundamental encontrar alternativas a fim de otimizar a produção. Nessa perspectiva, surge o apontamento de produção, que é uma ferramenta aplicada ao chão de fábrica para aprimorar todos os processos do negócio. Ele é utilizado no rastreamento e mapeamento de mercadorias, nas linhas de criação e na identificação de problemas e desperdícios que possam acontecer.

Por meio dessa ferramenta, uma boa produção facilita os processos e faz com que haja menos falhas durante o trabalho diário na fábrica. Você terá tomada de decisões mais certeiras e a sua gestão será bem mais eficaz. Contudo, muitos negócios ainda apresentam dificuldades em implementar esse método.

Por isso, no post de hoje, abordaremos como otimizar o chão de fábrica usando o apontamento de produção. Continue lendo e entenda!

O que é apontamento de produção?

Esse método é um processo que registra as etapas percorridas por um item dentro de toda a linha de criação da fábrica. Além de marcar o início e o fim das fases de produção, a ferramenta aponta todas as ocorrências indesejadas.

Para isso, os negócios passam a usar equipamentos voltados para a automação, como câmeras, sensores, balanças automáticas, entre outros. Tudo isso apresenta o objetivo de coletar dados diretamente do chão da fábrica.

A partir do momento em que as informações são criadas, elas são remetidas para a equipe de controle de produção, fazendo com que ocorra maior eficácia no planejamento e no cálculo da eficiência de elaboração.

Quais são os tipos de apontamento de produção?

Existem dois tipos de apontamento de produção: tempo real e o retroativo. Veja a seguir as funcionalidades de cada um.

Apontamento de produção retroativo

Esse modelo também é conhecido como manual, e ele ocorre quando as informações de produção são passadas com atraso de análise.

Nesse tipo de apontamento, o setor maquinário recebe fichas de produção e elas são coletadas com determinada frequência (seja por dia, hora ou turnos). Assim, esses dados que não são atuais são colocados em planilhas ou, até mesmo, armazenados em um sistema de gestão integrado.

Apontamento de produção em tempo real

Também chamado de ferramenta automática, esse método repassa as informações em tempo real para o setor de análise. Dessa forma, quando uma atividade é iniciada no chão de fábrica, o operador informa o seu início e o seu fim. Isso também pode ser feito com um apontador, que é um colaborador encarregado da coleta de informações sobre a produção.

Geralmente, as indústrias que utilizam essa opção disponibilizam terminais de apontamento em locais estratégicos. Esses terminais podem ser computadores tradicionais ou industriais. Hoje em dia, até mesmo os tablets podem ser utilizados nesse tipo de solução.

Esse apontamento automático normalmente não apresenta 100% de todas as informações e tem um investimento superior em relação ao outro. Ao finalizar uma atividade, o cálculo da duração dessa solução é feito pelo próprio sistema, comparando o momento de início com a hora final da operação.

Como o apontamento de produção otimiza o chão de fábrica?

Essa ferramenta é capaz de melhorar todos os processos que acontecem no setor industrial. Confira agora alguns dos seus benefícios.

Gestão de custos

Por meio dessa ferramenta, você poderá fazer a apuração dos custos reais de fabricação de cada item, com base nos materiais utilizados e nas operações realizadas e apontadas em cada ordem de criação. No momento em que o apontamento não é colocado em prática, a análise de custos se torna deficiente, o que gera prejuízos para o negócio.

Controle de estoque

Quando você complementa o apontamento de produção com um sistema de gestão integrado, o controle de estoque se torna muito mais eficaz. Isso garante que os saldos de estoque estejam sempre atualizados e os dados geram maior eficiência para os processos do dia a dia. Torna-se possível analisar o que entra e sai da fábrica e o desperdício é evitado ao longo do tempo.

Rastreabilidade

Quando há uma ordem de fabricação, os lotes de produtos ficam reservados para aquele pedido, já que o sistema analisou e rastreou a quantidade exata para aquela produção. Dessa forma, é possível saber exatamente quais itens foram usados para determinada fabricação. No caso de falhas nessa área, a fábrica fica prejudicada e os prejuízos são visíveis. Por isso, esse sistema também é muito eficiente nesse quesito.

Acompanhamento da produção

O apontamento de produção é a informação inicial necessária para que se consiga acompanhar tudo que está sendo produzido na indústria. Desse modo, você saberá onde cada pedido de venda se encontra, além de poder acompanhar se o que foi planejado está dentro dos conformes.

Como planejar o apontamento de produção da sua indústria?

Você deve planejar e averiguar exatamente como implantar o apontamento de produção na sua fábrica. Veja agora como proceder isso da melhor forma.

Tenha uma comunicação interna clara

Não adianta utilizar um sistema e todo um método eficaz para o apontamento se a equipe não se direcionar em uma estratégia específica. Para ter um retorno dos colaboradores do chão de fábrica no momento de implementar um sistema de apontamento, é fundamental o envolvimento da gerência e da supervisão na comunicação dessa nova rotina.

Você deve agregar todos os funcionários que serão afetados e repassar as diretrizes de como o sistema de apontamento atuará. É importante esclarecer que todos precisam aderir ao novo sistema.

Promova o treinamento da equipe

Ao implantar um sistema de apontamento, é fundamental investir em treinamentos. Dessa forma, o funcionário precisa ter contato com as instruções no seu dia a dia de trabalho, por meio de cursos ou ações específicas para se familiarizar com essa ferramenta.

Isso é interessante para deixar o tempo de transição e adaptação às novas metodologias mais simples e rápido. Ao treinar em sua própria estação, por exemplo, o colaborador terá menos resistência e notará de modo prático o que precisa fazer para colocar o sistema em pleno funcionamento.

Tenha o controle dos processos

Você precisa determinar controles que permitam que a supervisão aja rapidamente quando os procedimentos de apontamento não estiverem cumprindo o estabelecido. É necessário identificar e corrigir problemas no seu sistema o quanto antes para promover maior confiabilidade dos dados e o seu funcionamento correto.

Realize a automação

O mercado apresenta diversas opções de softwares de gestão específicos para a coleta, o tratamento e a interpretação dos dados coletados no chão de fábrica.

Esses programas economizam tempo ao processar as informações rapidamente, disponibilizando os dados e evitando que a equipe envolvida passe horas e horas trabalhando com planilhas.

Como um sistema ERP pode ajudar no apontamento de produção?

Com um sistema ERP, você pode criar roteiros de fabricação para as suas mercadorias, registrando todas as etapas do processo produtivo, por exemplo. Além disso, pode-se calcular o tempo de produção por meio de fórmulas, o que facilita o trabalho da engenharia.

O monitoramento em tempo real também é muito importante, pois, com um sistema de gestão eficiente, você pode saber quais máquinas estão paradas, se os funcionários estão trabalhando corretamente e como está o andamento da produção. Mas, para isso, você deve contar com um ERP eficaz, como o software da TOTVS.

Nossa plataforma é líder na América Latina e supre todas as necessidades da sua indústria quando o assunto é a automação de processos. Ela apresenta diversas funcionalidades para vários segmentos, fazendo com que haja maior produtividade e eficiência no cotidiano do seu negócio.

Sendo assim, ao aplicar o apontamento de produção na sua indústria, analise e opte por um sistema que possa suprir todas as suas necessidades. Com o tempo, você perceberá maior economia e otimização dos processos com o uso de ferramentas corretas.

E aí, gostou deste post? Entre em contato conosco e veja como o nosso sistema de gestão pode ser eficiente para a sua fábrica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *