GMV: importância, como calcular e outras métricas importantes

Equipe TOTVS | 24 fevereiro, 2022

Para quem possui uma loja virtual, seja um e-commerce ou marketplace, é vital conhecer o GMV, um indicador que sinaliza o valor total em mercadorias vendidas dentro de determinado período de tempo.

Se você planeja aumentar as vendas online, saiba que uma das primeiras coisas a que precisa se atentar e calcular é o GMV ou Volume Bruto de Mercadorias.

Neste conteúdo, vamos te explicar a fundo o que é o indicador, como calculá-lo, sua importância e outros KPIs relacionados que vão ajudar a medir o sucesso da sua operação online. Confira!

O que é GMV (Gross Merchandise Volume)?

GMV é a sigla para Gross Merchandise Volume (ou Value) que, em português, lê-se Volume Bruto de Mercadorias. Refere-se ao valor total de mercadorias vendidas em um e-commerce ao longo de um período de tempo.

É utilizado tanto por empresas que buscam medir o desempenho da sua operação de vendas online, como também por pessoas que mantêm lojas abertas em marketplaces, adeptas do modelo C2C (Consumer-to-Consumer).

O GMV é um indicador utilizado para medir a saúde financeira de um e-commerce, bem como pode ser aproveitado nos relatórios do negócio.

Qual a importância do GMV para a sua empresa?

O GMV é importante pois pode indicar o crescimento de um e-commerce. O motivo é simples: O GMV mede o volume e o valor das mercadorias vendidas (ou simplesmente o número de vendas fechadas).

Ou seja, se o seu GMV está alto, significa que os negócios estão indo bem!

Para uma empresa, o Volume Bruto de Mercadorias é muito útil quando aplicado como medida comparativa ao longo do tempo (comparando o volume de vendas do semestre atual com o anterior, por exemplo).

É, essencialmente, uma maneira diferente de interpretar em indicadores os seus números de vendas.

Talvez você se pergunte: “se o GMV é tão importante, porque nunca o vi antes em nenhum relatório de desempenho?“.

Como mencionamos, o GMV é uma maneira diferente de interpretar os números da sua operação. Mas não é a forma mais precisa de medir o desempenho do seu negócio.

Afinal, o Volume Bruto de Mercadorias não leva em consideração os custos e despesas acumulados nas vendas online, como frete, descontos, devoluções, custos de marketing etc.

Ou seja, se a sua empresa vendeu um produto de R$ 300 que custou R$ 120 para ser feito e enviado, o GMV vai ser R$ 300, mas o lucro líquido será de R$ 180.

Assim, chega-se à conclusão de que o GMV é importante como indicador de crescimento (especialmente se utilizado como medida comparativa), mas que não deve ser o único indicador utilizado.

Ao contrário, use-o em conjunto com outras métricas de e-commerce, como CAC, Churn, Ticket Médio, Taxa de Conversão, entre outros.

O que é levado em conta para o cálculo do GMV?

O cálculo do GMV é relativamente simples. Os elementos que você precisa ter em mãos são: quantas unidades do produto em questão foram vendidas e o valor pelo qual foram vendidos.

Outra forma de calcular o GMV é multiplicando o número de transações totais e o valor médio do pedido (métrica conhecida como AOV).

Não sabe o que é AOV? Trata-se do quanto um cliente gasta toda vez que faz um pedido em seu site — ou seja, o ticket médio.

Na prática, para entender o AOV, basta realizar um cálculo simples:

AOV = Receitas Totais ÷ Números de Pedidos Realizados

E agora, que tal entender como calcular o GMV?

Como calcular o GMV?

Vamos ensinar a calcular o GMV a partir das duas fórmulas que explicamos anteriormente.

Primeiro, baseando-se nas unidades vendidas e no valor unitário.

Digamos que a empresa de Marcela faz sapatos de luxo e, no último semestre, vendeu 6.000 pares que custavam R$ 700,00 cada.

Logo, seu GMV será:

  • GMV = Unidades Vendidas x Valor da Unidade
  • GMV = 6.000 x 700
  • GMV = R$ 4.200.000,00

Logo, o GMV para determinado par de sapatos foi de R$ 4,2 milhões no último semestre.

Agora, que tal calcular o GMV baseado na fórmula que considera o número de transações totais e o AOV da empresa?

Ainda com o exemplo da empresa de Marcela, considere que seu negócio realizou 18.000 vendas e o AOV foi de R$ 660,00.

Logo, o GMV será:

  • GMV = Número de Transações x AOV
  • GMV = 18.000 x 660
  • GMV = R$ 11.880.000,00

Você percebeu que há diferenças, certo? Enquanto a primeira fórmula de GMV é focada no desempenho de um produto, a segunda fórmula leva em conta o desempenho do negócio como um todo.

Conheça outros indicadores que podem ser usados junto com o GMV

Como mencionamos, o GMV é um indicador interessante para medir o desempenho do seu e-commerce e negócio como um todo — no entanto, é melhor quando utilizado em conjunto com outros indicadores!

Que tal conferir os principais? Vamos lá!

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

O CAC ou Custo de Aquisição do Cliente é autoexplicativo. É um indicador que mostra qual o valor gasto para trazer um cliente para a empresa.

Sua fórmula é a seguinte:

CAC = Total de Gastos de Marketing ÷ Número de Clientes Adquiridos

Portanto, se em um mês você gastou R$ 10.000,00 em marketing e adquiriu 135 novos clientes, o CAC do mês foi R$ 74.

Margem de contribuição

A margem de contribuição é um indicador que mostra o valor que sobra da receita das vendas, após descontados os custos e despesas variáveis.

É uma métrica um pouco mais complexa, mas que já explicamos em detalhes no guia da margem de contribuição.

A fórmula é a seguinte:

Margem de Contribuição = receita total – (custos variáveis + despesas variáveis)

Churn

O churn é a taxa de rotatividade de clientes. Ou seja, quantos clientes cancelaram contratos ou deixaram de comprar recorrentemente com a empresa em determinado período de tempo.

O cálculo é bastante simples:

Churn: Número de clientes cancelados no período ÷ Número de clientes ativos no início do período

Net Promoter Score (NPS)

O NPS é um indicador de lealdade dos consumidores à marca. Em vez de medi-lo por números, é descoberto por meio de uma pesquisa realizada com os clientes.

Normalmente, com uma pergunta feita após a compra, em que é pedido ao cliente para ranquear de 1 a 10 a probabilidade dele indicar a marca para outra pessoa.

Clientes satisfeitos significam clientes recorrentes — ou seja, que mais provavelmente vão voltar a comprar em sua empresa, bem como indicá-la para conhecidos.

Ticket médio

O ticket médio é um dos indicadores mais importantes de um negócio. Ele mede o quanto os seus clientes gastam com sua empresa em média.

A fórmula é a seguinte:

Ticket médio = Faturamento total do período ÷ Número de vendas realizadas no período

Taxa de conversão

A taxa de conversão é uma das métricas essenciais para entender o desempenho do seu e-commerce — especialmente para compreender os esforços de marketing digital.

Ela mostra a você a porcentagem de visitantes que são convertidos em clientes em seu site.

A fórmula é a seguinte:

Taxa de Conversão = Número de Transações ÷ Número de sessões

Tempo gasto no site

O tempo de permanência no site é um dos fatores de rankeamento que contam para melhorar o SEO do seu site.

Basicamente, é um indicador capturado por ferramentas de monitoramento, como o Google Analytics, que mede o tempo médio dos visitantes em uma determinada página (ou no site inteiro).

Taxa de abandono do carrinho de compras

O abandono de carrinho é a ação de um cliente que entra no site, monta um carrinho, mas não finaliza a compra.

É também medido com o uso de plataformas de monitoramento ou pela própria plataforma de e-commerce utilizada.

LifeTime Value (LTV)

O Lifetime Value (LTV) é um indicador utilizado para medir o valor do ciclo de vida do cliente. Ou seja, quanto um cliente gasta com sua empresa durante todo seu relacionamento.

A fórmula do LTV é a seguinte:

LTV = Ticket médio x Média de compras por cliente ao ano x Média da longevidade do relacionamento com o cliente

A importância da tecnologia para a gestão de suas mercadorias

Realizar a melhor gestão do seu e-commerce, permitindo melhor controle de vendas das mercadorias, é complexo — a não ser que você utilize um sistema de gestão.

Desse modo, é possível aproveitar dos benefícios da tecnologia (como a automação de processos e integração de setores do negócio, como o estoque e o comercial) para otimizar a operação.

Assim, você pode realizar a gestão de indicadores, monitorando todas as métricas relevantes para sua empresa.

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Conclusão

Neste conteúdo, explicamos tudo sobre o GMV ou Volume Bruto de Mercadorias, um indicador muito importante para ajudar a entender o desempenho do seu negócio.

Gostou de aprender mais?

Esperamos que ajude você na gestão do seu negócio e que permita um entendimento aprofundado sobre o desempenho das vendas online.

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Comentários deste post

  1. Roberto Dias Santos diz:

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