distribuição logística

Como tornar a distribuição logística mais eficiente?

Equipe TOTVS | DISTRIBUIÇÃO | novembro 13, 2019

Ter uma boa distribuição logística pode ser um desafio. Muitas distribuidoras se veem não conseguindo controlar seus estoques ou travando na hora de aumentar a produtividade. É essencial ter um panorama sobre a situação do negócio para ter um workflow eficiente. Entenda mais sobre o assunto em nosso artigo.

O que é distribuição logística?

Entendemos distribuição logística como o processo que envolve a administração dos materiais, ou seja, desde a saída do produto da linha de produção até a etapa final do processo.

Então, assim que um produto é disponibilizado para a venda pela fábrica, ele vai para o distribuidor, que o comercializa para o varejo e, posteriormente, chega nas mãos do consumidor final.

Durante esse ciclo, várias decisões precisam ser tomadas. É essencial que todas essas etapas estejam alinhadas para haver um plano de distribuição mais eficiente.

Dicas sobre como melhorar a sua distribuição logística

Para conseguir uma logística que funcione em harmonia é preciso ter uma boa estratégia de distribuição. Alguns passos podem ser seguidos para otimizar processos e agilizar as etapas da estocagem e distribuição de produtos.

Desenvolva um bom planejamento

Um bom planejamento é o segredo para a eficiência de qualquer negócio. Na distribuição logística não é diferente. Cada etapa do processo deve ser pensada para que haja qualidade no transporte e escoamento de mercadorias. Assim, é possível gerenciar o estoque, reduzir custos e ainda controlar os fluxos de entrada.

Para isso, é necessário identificar os custos desde o recebimento de materiais e estoque até a entrega final. Com essas informações, será mais fácil tomar decisões assertivas e investir na infraestrutura necessária. Além disso, é importante fazer a revisão dos planos de ação sempre que possível.

Conte com mapas de entrega

Para evitar custos de distribuição excessivos com longas rotas, o mapa de entrega é muito importante. Com ele, é possível traçar caminhos mais rápidos e inteligentes, além de estipular os prazos de entrega.

Outra vantagem dessa estratégia é identificar as prioridades de entrega. Alguns softwares podem ajudar nesse processo, já que fazem isso de forma rápida e precisa.

Utilize indicadores de eficácia

Sem a análise de indicadores é difícil saber quais setores precisam de melhorias. O monitoramento das métricas ajuda a avaliar acertos e erros. Selecione os que mais fazem sentido para seu negócio. É comum que alguns gestores utilizem métricas que não têm importância para seu core business.

Após obter os resultados dessa análise, procure compartilhá-los com as demais partes da empresa. Todos precisam estar inteirados sobre o quadro geral do negócio para que saibam onde devem melhorar.

Otimize processos com a terceirização

Na logística de distribuição pode ser necessário terceirizar alguns processos para que eles sejam melhor executados. Com essa estratégia, é possível concentrar os esforços da empresa em seu negócio principal.

Muitos negócios não vão bem por estarem ocupados demais em setores que não são o foco principal. Sem essa distração fica mais claro quais são as prioridades da empresa, e todos os esforços serão voltados para elas.

Feche as parcerias certas

Antes de fechar uma nova parceria é preciso avaliar se ela realmente será benéfica para o sistema de distribuição. No caso dos fornecedores, ao acertar na escolha, há a garantia de produtos de qualidade. Além de contar com o cumprimento dos prazos acertados e ter a possibilidade de uma rotina previsível.

As transportadoras parceiras também devem ser de confiança. Afinal, elas têm impacto direto nos resultados logísticos que serão alcançados no período. Se trata de uma relação de confiança e credibilidade. Portanto, a seleção de parceiros deve ser vista com muita seriedade.

A tecnologia a favor da gestão na distribuição

A tecnologia cada vez mais faz parte do cotidiano dos negócios. Um software de gestão pode fazer toda a diferença para a sua distribuição logística. Entenda os principais pontos onde essa solução pode ajudar.

Planejamento econômico

Com o software certo, você consegue ter um melhor planejamento orçamentário, controlando as despesas e as receitas em um único sistema de distribuição logística. O painel de gestão centralizado dá acesso a todas as informações, além de permitir o controle eficiente do fluxo de caixa.

Controle de estoque

Outra vantagem é a gestão de armazenagem e transporte. Além de ter, também, um maior controle sobre a validade e o lote dos produtos a serem distribuídos. É possível fazer uma gestão de trocas e o controle de produção em um único local.

Gestão de compras

Faça uma cotação de compras mais precisa com essa solução. Obtenha também cenários de sugestão de compras, além de contar com um sistema de importação de mercadorias. É possível realizar por meio de um software de gestão desde o orçamento de compras até o gerenciamento de margem.

Gerenciamento de vendas

Muitas vezes o gerenciamento de vendas pode ser confuso, principalmente quando se trata de vendas com entrega futura, pronta-entrega ou dos demais tipos. Nesse momento, contar um sistema que efetua esse gerenciamento, faz toda a diferença. Além de controlar também as comissões, as ordens de serviço e as campanhas de vendas.

Por dentro das novidades com a TOTVS

Quer obter mais informações sobre soluções tecnológicas para seu negócio? Então continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de novidades que ajudam a otimizar o setor de distribuição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *