devops

Conceito e implementação da metodologia DevOps

Equipe TOTVS | DEVELOPERS | 11 dezembro, 2019

Há muito a se ganhar com a integração entre as equipes de desenvolvimento e operações. Cada vez mais a metodologia DevOps é adotada pelas empresas devido aos benefícios que oferece. Entenda mais essa prática e como ela pode ser implementada.

Entenda as práticas DevOps

É importante entender mais a fundo o que é DevOps antes de implementá-la em sua empresa. Essa prática visa a integração entre os setores de desenvolvimento e operações. O objetivo é agilizar e otimizar a criação e o gerenciamento da estrutura das aplicações.

Houve o entendimento de que, trabalhando lado a lado, essas duas equipes geram mais resultado e menos conflito. Assim, é possível pensar na organização de uma forma mais sistêmica e focar nas necessidades do cliente. 

Vantagens de aderir essa metodologia

Muito mais do que apenas agilizar o trabalho, a prática DevOps oferece diversas outras vantagens para a empresa, desde o bem-estar das equipes até o desenvolvimento de um trabalho mais completo para o cliente. Veja a seguir os benefícios que essa metodologia tem a oferecer detalhadamente.

Minimização de conflitos

A partir do momento em que as equipes de desenvolvimento e operações trabalham juntas, há mais comunicação e entendimento entre ambas. Uns colaboram mais com os outros, já que a responsabilidade também é compartilhada.

Com uma comunicação mais eficaz, é possível otimizar os negócios e tornar o desenvolvimento mais eficiente. Com fluxo de tarefas combinados, os erros são reduzidos e também há um impacto positivo na economia de tempo de trabalho.

Confiabilidade e segurança

Para garantir a segurança das operações, é possível utilizar a infraestrutura e a política como código. Com isso, pode-se rastrear a conformidade em escala. Outro ponto é o monitoramento e registro em log, que permite acompanhar em tempo real o desempenho do software.

Assim, é possível identificar erros mais rápido e com mais facilidade. Seguindo a metodologia, há a integração e entrega contínua, que viabilizam automatizar testes de alterações.

Redução do tempo de entrega

Com a simplificação dos processos, é necessário haver também uma revisão para torná-los mais eficientes e econômicos. Um exemplo disso é a redução do tempo de entrega, provendo os pequenos pacotes de desenvolvimento de um valor antes desconhecido. 

Ao adotar a metodologia DevOps, a empresa precisa adequar seus padrões para criar um ambiente favorável ao funcionamento dessa prática. A automatização do processo de lançamento de software contribui para que sejam disponibilizadas com mais frequência funcionalidades e novos produtos para os usuários.

Aumento da qualidade

O DevOps possibilita transformar o departamento de TI de uma empresa para poupar tempo e dinheiro. Tudo isso ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade dos produtos e serviços.

É preciso que haja uma harmonia entre a operação, o desenvolvimento e a qualidade, com todos trabalhando com o mesmo objetivo. Ao unir forças, as equipes se sentem parte de um todo e mostram mais eficiência. 

Dicas de como implementar o DevOps

Para que a implementação do DevOps dê certo é preciso que haja uma mudança na cultura organizacional da empresa. Seguindo alguns passos, é possível adequar melhor a organização para que a metodologia seja bem-sucedida.

Tecnologia como aliada

A automação de processos repetitivos pode ser feita por softwares, assim os profissionais se concentram em tarefas mais complexas. Para aumentar a segurança, a melhor aposta é no cloud computing (computação em nuvem). É uma solução simples de implementar e que promove a proteção de dados.

Integração nas reuniões

Outra forma de unir mais as duas áreas — desenvolvimento e operação — é fazer reuniões em conjunto. Desse modo, é possível manter todos informados sobre os objetivos a serem alcançados, possíveis problemas e pontos de atenção. 

Dinamismo dos ambientes

Para garantir que estejam sempre disponíveis, os ambientes precisam ser dinâmicos. Ou seja, devem ser criados sempre que necessário em processos automatizados. É importante que o desenvolvimento tenha a infraestrutura ideal para seu trabalho sem intervenção das operações. 

Comunidade de desenvolvedores

Existem muitas metodologias que podem ser aproveitadas pela comunidade de desenvolvedores, como a metodologia ágil. É importante sempre se manter informado sobre esse e outros assuntos que envolvem a comunidade.

Para isso, é possível acessar o TOTVS Developers, um espaço com artigos sobre a área e onde os desenvolvedores podem se encontrar e se informar. Conheça!

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *