CRM TOTVS: acompanhe o funil de vendas e conheça outras funcionalidades

A transformação digital colocou em evidência um movimento que já vinha acontecendo há algum tempo no mercado global: cada vez mais, a tecnologia desempenha um papel de protagonismo nas empresas, gerando valor diretamente para os negócios. No contexto das relações comerciais, isso significa promover uma gestão mais eficiente ao longo do funil de vendas — e é exatamente esse o foco do CRM TOTVS.

Não ser capaz de acompanhar as operações de vendas, ter dificuldade para integrar setores e não encontrar as funcionalidades que precisa no sistema atual são alguns dos principais desafios enfrentados pelas organizações atualmente. Tendo isso em mente, é importante conhecer o que há de mais eficiente em relação à gestão de relacionamento com o cliente.

Neste artigo, você aprenderá a importância de acompanhar o funil de vendas e de que forma o CRM TOTVS otimiza esse processo. Além disso, mostraremos seus benefícios e as principais funcionalidades que esse sistema de gestão oferece. Confira!

O funil de vendas e a gestão de oportunidades

O funil de vendas pode ser compreendido como um conjunto de etapas pelas quais um cliente passa desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda. Em outras palavras, é uma metodologia que deve ser utilizada para que o gestor tenha controle sobre o que está acontecendo. Acompanhando de perto o funil de vendas, ele pode tomar ações pontuais em cada passo da jornada.

O fato é que transformar oportunidades em vendas concretas é o desafio de qualquer empresa que almeja ter um bom aproveitamento do relacionamento com o cliente. Nesse sentido, o funil de vendas costuma ser utilizado para estruturar os processos comerciais. Afinal, acompanhá-lo do início ao fim é essencial para ter controle sobre os resultados prospectados para um determinado período.

De forma mais abrangente, o acompanhamento do funil de vendas representa um eixo fundamental da gestão de oportunidades. Esse conceito, por sua vez, se refere à prática de identificar um lead (cliente em potencial) e tomar decisões inteligentes para aumentar as chances de conversão da venda.

Para se ter uma ideia, a gestão de oportunidades envolve cativar e identificar o interesse, estabelecer contato com o cliente, oferecer as informações necessárias para satisfazer seus anseios — assim como condições de pagamento flexíveis — e dar todo o suporte necessário ao longo do processo, da geração de demanda ao pós-venda.

O papel de uma boa solução de Customer Relationship Management (CRM) é justamente sistematizar esse conjunto de atividades.

CRM TOTVS: da geração de demanda ao pós-venda

O MasterSales tem como objetivo transformar a experiência de vendas das empresas. O objetivo principal do CRM TOTVS é potencializar a geração de leads e integrar toda a cadeia de processos, da geração de demanda até o pós-venda.

Desenvolvido pela líder do segmento, o MasterSales é fruto de um projeto baseado nas principais necessidades das organizações de todos os tamanhos. O crescimento dos negócios, por exemplo, é um objetivo comum para qualquer empresa.

No entanto, isso traz consigo o crescimento da equipe de vendas e, consequentemente, do volume de dados a serem gerenciados. Sem uma ferramenta poderosa, a tendência é que o rendimento não seja aquele prospectado, podendo até cair — principalmente quando o CRM utilizado não atende a sua complexidade operacional.

O CRM TOTVS promove a sistematização da geração de leads, fornecendo uma base tecnológica para que o gestor e a equipe trabalhem focados em objetivos mensuráveis. O acompanhamento dessas oportunidades, por sua vez, passa a ser realizado desde as iniciativas para atração dos clientes — e seguem até o pós-venda.

Outro grande diferencial é a otimização do processo de comunicação entre diferentes setores da empresa, fazendo com que eles compartilhem os objetivos em comum. Para isso, o MasterSales contempla módulos que automatizam as atividades de vendas, aumentando tanto a eficiência quanto a produtividade geral da empresa.

Para ajudar você a compreender como isso acontece na prática, destacamos a seguir algumas das principais funções dessa solução.

As funcionalidades do CRM TOTVS

Gestão de leads e clientes

Tendo em vista o quão indispensável é uma estratégia concreta de gestão de leads, o CRM TOTVS oferece uma funcionalidade focada exclusivamente nisso. Muito além de simplesmente registrar os dados dos clientes, a solução promove um controle mais eficaz das informações de clientes em potencial, títulos financeiros e limites de crédito, por exemplo.

Gestão de oportunidades

Transformar oportunidades em vendas significa valorizar o investimento operacional da empresa. Por isso, o MasterSales conta com uma função de gestão de oportunidades, na qual é mostrado um pipeline com as etapas do processo de negociação. Além disso, os detalhes de cada acontecimento — valores estimados, por exemplo — podem ser registrados para consulta posterior, o que inclui a inserção de anexos.

Geolocalização

Outra funcionalidade de destaque é oferecida por meio da tecnologia de georreferenciamento. Na prática, trata-se de uma ferramenta que permite mapear os locais dos clientes, além de elaborar rotas para otimizar o trajeto dos atendentes e vendedores nas visitas. Para ir além, a solução é capaz de promover avaliações de market share em regiões de interesse para levantar informações de leads qualificados.

Formulários

Um processo de gestão realmente eficiente é aquele que conta com meios de analisar os impactos das próprias iniciativas. Ciente disso, a TOTVS fornece no MasterSales uma funcionalidade voltada à pesquisa. Grosso modo, são formulários voltados à avaliação de questões como:

  • pesquisa de satisfação;
  • pesquisa de preço;
  • pesquisa de scripts;
  • feedback de atendimentos realizados com clientes.

São mecanismos que ajudam a mapear deficiências na comunicação interna ou setores que falham no trabalho colaborativo da empresa.

Integração com ERP e mobile friendly

O ERP é, sem dúvidas, uma das soluções mais importantes para garantir a eficiência operacional de uma empresa. Tendo em vista que uma das principais tendências da transformação digital é a integração tecnológica, o CRM da TOTVS foi desenvolvido de forma a permitir uma integração sólida com os principais ERPs do mercado.

Além disso, com o intuito de atender a outra demanda operacional das empresas, a solução conta com um aplicativo próprio, criado com base nas necessidades das equipes de campo. Com isso, os vendedores podem trabalhar de forma remota sem abrir mão da base de dados que possibilita tomadas de decisão mais precisas.

Como você pôde ver, são diferenciais extremamente valiosos para empresas que buscam alto nível de eficiência operacional. Com o MasterSales, sua equipe pode acompanhar o funil de vendas mais de perto, desenvolvendo uma estratégia consistente de gestão de leads.

Agora que você já sabe a importância dessa tecnologia, conheça mais detalhes sobre o CRM TOTVS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *