Customer Experience: guia completo com dicas para melhorar a experiência do cliente

Se você parar para pensar, com certeza vai se lembrar da pior e também da melhor experiência de compra que já teve, certo? É o tal do Customer Experience, fator que permeia a relação entre empresas e clientes, fundamental para o sucesso do negócio. Hoje, o mercado tem um perfil de consumidor que, embora repleto …

Equipe TOTVS | 17 abril, 2023

Se você parar para pensar, com certeza vai se lembrar da pior e também da melhor experiência de compra que já teve, certo? É o tal do Customer Experience, fator que permeia a relação entre empresas e clientes, fundamental para o sucesso do negócio.

Hoje, o mercado tem um perfil de consumidor que, embora repleto de variáveis, é mais autônomo e exigente, que escolhe marcas pela experiência que elas entregam.

E isso se comprova com números: de acordo com dados da consultoria PwC, 86% dos consumidores topam pagar mais por uma ótima experiência.

Porém, para conquistar esses clientes é preciso se atentar à estratégia. A missão é entender as boas práticas para então saber como aplicá-las em seu negócio. 

É isso que vamos compartilhar com você ao longo deste conteúdo, que traz os seguintes tópicos:

  • O que é Customer Experience (CX)
  • Por que o Customer Experience é tão importante para uma empresa?
  • Quais etapas fazem parte do Customer Experience?
  • Conheça os pilares de uma estratégia de experiência do cliente
  • Como desenvolver uma estratégia de Customer Experience?
  • Indicadores de Customer Experience para acompanhar
  • Um panorama sobre a carreira em Customer Experience
  • De que forma a tecnologia pode contribuir para a melhoria do Customer Experience?
  • Como o CRM da TOTVS pode ajudar?
  • Conclusão

O que é Customer Experience (CX)?

Customer Experience, (CX) é um termo usado para definir todas as percepções de um cliente a partir das interações com a sua empresa, desde o conhecimento da marca até o contato com seus funcionários e o uso dos produtos e serviços.

Esse processo é resumido como a jornada do cliente. Para gerar uma boa experiência neste ciclo, é fundamental ter uma abordagem proativa, acompanhando o cliente durante todas as etapas.

Ao oferecer uma excelente jornada de compra, é possível aumentar as chances de fidelização de clientes.

Um cliente satisfeito necessita de menos esforços de atração para realizar novas compras, e pode se tornar um defensor e promotor do seu negócio, trazendo mais clientes.

A consequência de tudo isso? Mais faturamento para a sua empresa.

Nova call to action

Por que o Customer Experience é tão importante para uma empresa?

Com as mudanças nos hábitos de consumo, oferecer o melhor produto ou serviço pelo  preço mais competitivo não é o suficiente.

É necessário fazer com que a jornada de compra do seu cliente, desde a pesquisa de itens até a avaliação após a venda, seja excepcional e gere uma ligação com a sua marca.

E essa não é uma mera afirmação, mas uma constatação com base em dados.

De acordo com um artigo da revista Harvard Business Review, sete em cada dez donos de negócio dizem que o Customer Experience é essencial para agradar aos clientes e melhorar a performance empresarial, inclusive no aspecto financeiro.

Os compradores que experimentam uma conexão emocional com um negócio são 52% mais valiosos, ainda segundo informações da HBR.

Eles adquirem mais produtos ou serviços e estão dispostos a não olhar apenas para o preço, porque estão ligados à marca.

Diante disso, o CX pode se tornar um grande diferencial competitivo para o seu negócio em um mercado concorrido, com produtos e serviços cada vez mais similares.

Principalmente para gerar memórias positivas em cada etapa da jornada de compra do seu cliente.

No entanto, é preciso dominar os seus conceitos e formular uma estratégia que depende do esforço de todas as áreas da sua empresa para alcançar bons resultados. 

Com um planejamento de sucesso, é possível aprimorar a experiência do cliente para conquistar alguns benefícios, como:

Fidelizar clientes

Uma boa estratégia de CX pode fazer maravilhas para a atração de consumidores, mas também é excelente para a manutenção da sua relação com os clientes.

No começo do conteúdo, trouxemos uma afirmação: você com certeza se lembra das melhores experiências de compras que já teve.

Essa lembrança, provavelmente, o agrada e, se não te convenceu a permanecer como consumidor da marca, pelo menos fez você olhar para ela com mais carinho.

Isso é só um dos benefícios de uma boa experiência do cliente.

Na prática, quando bem aplicada, ela é capaz de aumentar a taxa de fidelização dos clientes. Isso significa uma melhora imediata no seu fluxo de caixa e na sua previsibilidade de receitas.

E claro, quanto mais fidelizado o cliente, além da certeza da receita recorrente, melhores são as oportunidades de up-selling – algo que se torna muito mais fácil quando o cliente já é devoto da sua marca.

Aumentar as vendas

Um reflexo extremamente positivo de um bom Customer Experience é sua capacidade de aumentar as vendas.

O instrumento que possibilita isso não é nenhuma novidade: trata-se da boa e velha indicação.

Pense bem: quantas vezes você já ouviu falar bem de um produto ou marca pela simples experiência que eles proporcionam? A Apple é um exemplo emblemático.

Para muitos, a experiência de unboxing dos produtos já vale a pena, o que é um grande fator que compõe o CX.

Portanto, ao gozar de uma boa experiência de consumo, as pessoas tendem a compartilhá-la. É claro que esse aspecto é mais forte nos negócios B2C, mas o B2B também pode aproveitar disso, compondo cases que reforcem sua estratégia.

O resultado final é uma teia de indicações diretas e indiretas que atrai os olhares para sua marca, produtos ou serviços. 

Assim, sua empresa se coloca diante de um cenário extremamente favorável, aumentando as vendas.

Reduzir os custos

Uma boa estratégia de Customer Experience é baseada principalmente em informações sobre o seu cliente. Ou seja, preferências, gostos, receios, dores e interesses – um conhecimento realmente profundo dele e de sua jornada.

Ao implementar uma estratégia bem-sucedida, você garante a otimização da jornada do consumidor. Assim, você e seu time sabem o que deve ser feito para sanar as dores dos clientes

Não é preciso se desdobrar, pois há um mapeamento prévio dos problemas, com caminhos de atendimento predefinidos.

De maneira geral, isso diminui a fricção do seu consumidor durante a jornada. Ou seja, seu caminho do topo ao fundo do funil é mais objetivo, intuitivo e sem obstáculos.

Você facilita a conversão, mas sem tornar complexas as execuções. Com isso, reduz custos operacionais e maximiza os ganhos.

Ter vantagem competitiva

Lembra que mencionamos a autonomia cada vez maior dos clientes? É nesse ponto que um bom Customer Experience reflete: boa vantagem competitiva.

Quando a experiência do consumidor é otimizada, pensada e arquitetada para que seja verdadeiramente boa, as pessoas vão escolher pela sua marca.

Afinal, como os dados que já trouxemos indicam, os consumidores cada vez mais escolhem com base na experiência. Eles não buscam apenas um produto ou serviço, mas querem compartilhar e se identificar com os valores da marca.

Quais etapas fazem parte do Customer Experience?

Para aproveitar esses benefícios, é preciso ter em mente que a experiência do consumidor passa por diversas etapas. 

Essas etapas precisam estar bem alinhadas e seguir um planejamento estratégico para garantir uma jornada de qualidade, fluida e inesquecível.

A experiência precisa ser leve e agradável, mas também objetiva.

Tudo isso cai muito bem no discurso, certo? É na prática que mora o verdadeiro desafio. Por isso, recomendamos você se atentar às seguintes etapas:

Jornada do cliente

Você sabe qual a jornada do cliente pelo seu funil de vendas? Ou seja, seu trajeto desde o primeiro contato com sua empresa até a compra e a posterior fidelização?

É preciso se atentar a esse ponto, mapeando toda jornada de modo a encontrar oportunidades de melhoria e maneiras de diminuir os obstáculos.

Uma boa jornada do cliente é aquela que, além de ser arquitetada para facilitar a compra, é absorvida pela empresa, refletindo até mesmo sua cultura organizacional.

Nesse processo, você deve:

  • descobrir as etapas mais importantes;
  • realizar a melhoria dos processos dessas etapas;
  • compartilhar com toda a empresa essas mudanças;
  • implementar as mudanças na cultura organizacional da empresa, criando uma cultura focada na melhoria contínua.

Ao entender a jornada do cliente, seus ciclos e mudanças, é possível se colocar à frente das transformações. Dessa forma, sua empresa se destaca por ter mais vantagens competitivas.

Ciclo de vida

O ciclo de vida é justamente esse conjunto de momentos que descrevemos acima: do começo ao fim do envolvimento do cliente com sua empresa.

É preciso entendê-lo de forma aprofundada, bem como suas variações, de forma a compreender os diferentes contextos de um negócio.

Um dos benefícios mais claros nesse processo é o up-selling, mas há ocasiões em que um downgrade é perfeitamente plausível – e benéfico para a sua relação com o cliente.

O mesmo se pode dizer em relação à renovação de assinaturas.

Por isso, o ciclo de vida é um entendimento obrigatório para aprimorar seu Customer Experience, enriquecendo seu conhecimento acerca das peculiaridades do consumidor.

Pontos de contato

Você já prestou atenção nos pontos de contato da sua empresa?

Eles são as portas para sua empresa, possibilitando que os consumidores interajam com a organização. 

São fatores decisivos e podem se encontrar em todos os cantos: seu site, suas landing pages, formulários de contato, redes sociais ou mesmo através de seus produtos (como via aplicativo).

Esses pontos de contato são determinantes não apenas no início da jornada do cliente, mas em todo seu decorrer. Afinal, são eles que vão tornar a experiência ainda mais rica.

Não à toa, são conhecidos como “momentos da verdade”, pois possibilitam a aplicação da estratégia de Customer Experience na prática.

Por isso, o planejamento de comunicação em todos os pontos de contato deve ser preciso. O foco deve ser no cliente e na sua experiência, evitando gargalos e otimizando os contatos.

Conheça os pilares de uma estratégia de experiência do cliente

Para fazer as etapas da jornada do consumidor funcionarem de maneira eficiente, entregando qualidade em todos os pontos, é importante um alinhamento de todos os envolvidos nos processos. 

Ou seja, toda a empresa precisa estar ciente das estratégias e comprometida em oferecer uma boa experiência ao consumidor. 

Neste contexto, ter em mente os pilares do Customer Experience. Os principais são três: esforço, emoção e sucesso. 

Vamos entender o que significa cada um deles:

  • esforço: diz respeito à diminuição das fricções durante a interação com a sua marca, o que vai desde um atendimento ao cliente eficiente até a facilidade de encontrar, pagar e receber produtos e serviços;
  • emoção: se refere ao desenvolvimento de um vínculo emocional entre consumidor e empresa. Ouvir o seu cliente e entregar uma experiência personalizada estão entre as formas de obter esse engajamento;
  • sucesso: é o pilar voltado a fazer com que o consumidor tenha os seus objetivos cumpridos pelo contato com a sua empresa. Nada mais é do que lutar para que seu cliente tenha seus problemas resolvidos ao optar pela compra do seu produto ou serviço.

Como desenvolver uma estratégia de Customer Experience?

O Customer Experience tem vital importância para sua empresa, na perspectiva de oferecer uma experiência incrível para o seu consumidor.

Para empresas que buscam sobreviver e, principalmente, se destacar no futuro, esse é um aspecto que não pode ser deixado de lado.

Mas e no dia a dia da empresa, como aplicar essa estratégia? Confira algumas dicas práticas a seguir. 

Adotar o Customer Centricity

O primeiro passo para desenvolver uma estratégia eficiente é adotar um posicionamento centrado no consumidor em todas as áreas da empresa, método chamado de Customer Centricity.

A voz do cliente deve atravessar a sua organização e ser espelhada nos produtos desenvolvidos, nas experiências proporcionadas e na resposta que o negócio dá aos desejos e problemas dos consumidores.

Para isso, descubra os principais perfis de clientes (ou personas) do seu negócio e estude seus comportamentos.

Mapear a jornada de compra atual

Depois de adotar a Customer Centricity, está na hora de entender a jornada de compra atual na sua empresa.

Para isso, liste as experiências dos seus consumidores:

  • por qual canal acontece a primeira interação deles com a sua empresa (anúncios em sites, loja física ou indicação de amigos, por exemplo);
  • como é a abordagem dos seus funcionários antes, durante e após as vendas? E as políticas de entrega e devolução?

Pensando na ótica do seu cliente, confira também os obstáculos que restringem as suas experiências e defina prioridades de mudanças em Customer Experience.

Criar uma cultura dentro da empresa

Um aspecto importante para que sua estratégia de CX seja bem-sucedida é alinhá-la com a cultura organizacional da empresa.

Ou seja, além dos processos Customer Centric, é necessário que a atuação dos colaboradores também seja voltada para a experiência do cliente.

Esse é um aspecto essencial, pois baliza questões como comunicação em cada ponta da empresa, garantindo processos alinhados nos diferentes canais e pontos de contato.

Dessa forma, o consumidor se sente acolhido e respeitado, independente de conversar com um vendedor ou com um atendente do suporte.

Investir em criação de laços e conexão emocional

A emoção não é um dos pilares das estratégias CX à toa. É a conexão emocional que vai diferenciar uma experiência satisfatória de uma jornada de compra que o cliente jamais vai esquecer.

Despertar essa conexão é a chave para criar laços e desenvolver um relacionamento de confiança com o consumidor, passo fundamental para que ele se torne um cliente fiel da sua marca.

Para criar uma jornada conectada ao consumidor, é preciso conhecer suas dores, desejos e necessidades. 

A partir disso, você consegue atendê-lo de forma personalizada, além de mostrar que se preocupa com as demandas desse cliente e faz de tudo para supri-las. 

Incorporar o omnichannel em sua jornada de compra

A flexibilidade de canais se reflete em um conceito importante para uma estratégia pautada em CX: o omnichannel.

Os diversos caminhos para um consumidor chegar à sua empresa devem estar integrados, prestando o mesmo padrão de atendimento e de armazenamento de informações, sejam elas do cliente ou do próprio estoque do negócio.

Por exemplo, um consumidor que conhece a sua marca pela internet e depois visita a loja física deverá receber a mesma qualidade de atendimento e acessar o mesmo estoque, tendo a possibilidade de começar a compra em um canal e terminá-la em outro.

Segundo o Aberdeen Group Inc., em pesquisa divulgada pela Forbes, negócios que apostam totalmente no omnichannel retêm, em média, 89% dos consumidores, contra uma média de 33% de empresas que têm uma estratégia fraca.

Coletar e analisar feedbacks dos clientes

A técnica omnichannel só será bem-sucedida se as informações dos clientes forem registradas e usadas para melhorar o Customer Experience.

Os depoimentos dos consumidores, ou feedbacks, são essenciais para refinar as suas estratégias.

Uma boa forma de coletá-los é no pós-venda, um momento esquecido por muitos gestores.

Depois da venda ser fechada, peça uma avaliação e continue ativando o relacionamento com o cliente com conteúdos relevantes baseados em seu histórico de compras.

É uma forma econômica de impulsionar a experiência do consumidor.

Acompanhar a performance

Não basta se esforçar para ter um bom Customer Experience. Ter em mãos ferramentas e indicadores para acompanhar a performance de sua estratégia é fundamental.

Para se ter uma ideia, a mesma pesquisa da PwC que destacamos no início deste conteúdo mostrou que um a cada três consumidores afirmou que deixaria de consumir uma marca que ama após uma experiência ruim.

Por isso, acompanhar as métricas é tão importante. É a partir delas que você pode avaliar o que está funcionando e o que pode ser melhorado na jornada de compra.

Algumas das mais conhecidas são:

  • O Net Promoter Score (NPS), que mede a fidelidade do seu cliente  à sua marca;
  • O Customer Satisfaction Score (SCAT), que mede a satisfação em certo ponto da jornada de compra;
  • O Customer Effort Score (CES), que mede o esforço do cliente para completar a interação com sua empresa.

Logo mais, você vai entender como cada uma delas funciona!

Indicadores de Customer Experience para acompanhar

Acompanhar a performance é tão importante quanto planejar as ações para proporcionar uma boa experiência ao consumidor.

Mas afinal, no dia a dia, qual a melhor forma de medir o sucesso da estratégia de Customer Experience? Algumas métricas podem ser analisadas, como essas abaixo:

Customer Satisfaction Score (CSAT)

O CSAT nada mais é do uma pergunta sobre a satisfação do cliente em relação a uma interação específica, como uma ligação ao suporte da empresa, por exemplo.

Portanto, esse indicador é uma forma direta de medir a satisfação.

Seu cálculo é feito conforme as escalas das respostas, que normalmente variam de 1 (muito insatisfeito) a 5 (bastante satisfeito).

Customer Effort Score (CES)

Neste conteúdo, você aprendeu a importância que o esforço tem no Customer Experience. Quanto menor, melhor, certo? Mas como medir isso e saber o nível atual desse esforço e como ele estará no futuro?

A resposta é simples: com o CES, indicador que determina o nível de esforço que um cliente teve para completar alguma tarefa.

Sua medição é simples, através de uma pergunta direta após o cliente resolver alguma tarefa, como ajustar seus dados de perfil, por exemplo. 

Após completar a requisição, sua empresa deve perguntar: “foi fácil lidar com esse problema?”

A resposta é disposta em uma escala (que pode ser de emojis, por exemplo), com uma pontuação que vai do “muito fácil” ao “muito difícil”.

NPS (Net Promoter Score)

O NPS é uma forma de medir a lealdade dos clientes, a fim de entender a porcentagem de promotores da marca.

Promotores são aqueles consumidores mais dispostos a indicar a sua marca de maneira proativa. 

Essa análise também é realizada com uma pergunta, que normalmente questiona, dentro de uma escala de 1 a 10, a probabilidade do cliente indicar a marca para outra pessoa.

Um panorama sobre a carreira em Customer Experience

A área de CX ganhou destaque com a era do cliente e, como consequência, o mercado de trabalho expandiu nesse sentido.

Não à toa, as profissões especializadas em CX foram apontadas como uma das carreiras mais promissoras em um ranking da Infomoney.

Apesar disso, esse ainda é um cargo relativamente novo. Por isso, não há uma formação específica para quem deseja seguir a carreira, mas já existem diversos cursos para se especializar na área.

É possível começar do zero ou aprofundar o conhecimento com treinamentos, workshops e cursos sobre ferramentas específicas que fazem a diferença para o profissional de CX, como a análise de dados.

Essa é uma das tarefas que faz parte do dia a dia de um especialista em experiência do consumidor. O cargo mais comum é o de analista de customer experience, que fica responsável exatamente por essa parte do processo. 

A partir da análise de dados e métricas, esse profissional tem a função de identificar erros, acertos e oportunidades de melhoria na jornada de compra. Portanto, é ele quem vai cuidar dessa jornada do cliente na empresa. 

Outras atividades realizadas pelo analista de CX incluem:

  • gerenciamento de ações voltadas a jornada de compra;
  • treinamento de equipes que lidam diretamente com o cliente;
  • desenvolvimento de estratégias para aprimorar a usabilidade de produtos e serviços.

De que forma a tecnologia pode contribuir para a melhoria do Customer Experience?

A tecnologia serve como base para implementação de uma estratégia de Customer Experience verdadeiramente eficaz. 

Afinal, é pela integração de informações que se faz possível otimizar as operações, bem como padronizá-las.

Entenda em quais pontos a tecnologia contribui na experiência do cliente:

Big data

O big data é um incrível insumo de informações para que suas ferramentas, como um CRM, sejam abastecidas.

A partir da leitura de dados do big data, é possível mensurar vários aspectos comportamentais acerca de sua persona.

Ou seja, você tem em mãos todo um potencial de inteligência de negócios que pode direcionar e dar insights para aprimorar sua estratégia de Customer Experience.

Atendimento personalizado

Com as soluções tecnológicas certas, você também tem a chance de lapidar ainda mais uma questão central do Customer Experience: o atendimento.

Com a integração de informações, é possível que cada profissional (independente do setor) acesse os dados dos clientes em qualquer estágio do funil.

Assim, conseguem visualizar toda linha do tempo de interações, feedbacks e compras (ou cancelamentos) com a empresa.

Dessa forma, seus atendentes podem personalizar o atendimento, poupando tempo e ainda surpreendendo o cliente.

Processos mais eficazes

De forma geral, a tecnologia atua como meio de encurtar caminhos. Ao criar sua estratégia de Customer Experience, não seria diferente.

Uma solução completa pode aproximar os setores na missão de aprimorar a comunicação, com ferramentas que automatizam certas tarefas internas.

É um jeito de trazer o foco do trabalho para o lado estratégico, deixando com que a tecnologia se encarregue do operacional e repetitivo.

Tomada de decisões mais assertivas

Tudo isso resulta em um processo interno mais eficaz, o que torna a tomada de decisões muito mais assertiva.

Esse é um aspecto essencial da estratégia de Customer Experience.

Em um ambiente de dados qualificados e cultura customer centric, sua análise de resultados é feita com base nas informações do agora.

Ou seja, você tem o potencial de agir em tempo real, efetuando mudanças significativas que agreguem valor ao cliente.

É o que se chama de customer engagement, com máxima qualidade.

Como o CRM da TOTVS pode ajudar?

Como vimos, a tecnologia pode ser uma grande aliada no desenvolvimento e na gestão da experiência do consumidor. 

Adotar um CRM de qualidade, como os sistemas da TOTVS, é um passo importante para melhor gestão do relacionamento com clientes, fator que impacta diretamente na experiência.

Tecnologia completa, 100% na nuvem e integrada a diversos ERPs, os sistemas de CRM da TOTVS apresentam funcionalidades que contribuem diretamente para simplificar a gestão de clientes – e das vendas também.

Além de organizarem todas as atividades conectadas ao relacionamento com o consumidor, as soluções também oferecem ferramentas para a análise das principais métricas do seu negócio.

Da taxa de conversão ao acompanhamento das etapas do funil de vendas, os sistemas de CRM da TOTVS permitem a otimização de diversos pontos na jornada de compra. 

Otimize a experiência do consumidor com as soluções de CRM da TOTVS e aumente as conversões em venda!

crm

Conclusão

O Customer Experience não é apenas uma tendência de mercado. Se você parar para analisar, sempre foi um aspecto essencial na relação entre empresas e clientes.

É que agora os clientes possuem muito maior poder de decisão.

A expansão do mercado também possibilitou isso, dando mais opções de escolha para o consumidor, o que diversificou as entregas e seus diferenciais.

Aliado a isso, está o contexto atual: com foco no digital, necessidade de agilidade e de eficácia. São elementos-chave na dinâmica de mercado, mas difíceis de conquistar.

O conceito de CX é uma forma de abraçar isso tudo, tornando mais suave a ponte entre cliente e empresa.

É a partir da experiência que um consumidor se conecta a uma marca, se identifica com seus valores e seu nível de entrega.

Por isso, é algo essencial para as empresas de sucesso. Com o auxílio de tecnologias, como os sistemas de CRM da TOTVS, é possível conhecer melhor o consumidor e, com isso, desenvolver uma jornada de compra mais assertiva. 

Já que você aprendeu mais sobre o que é Customer Experience, agora aprofunde-se no conceito de jornada do consumidor

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. Digital AP diz:

    Excelente artigo, conseguiu esclarecer minhas dúvidas sobre o que é Customer Experience. Gostei bastante do site, parabéns.

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.