Custos de manutenção industrial: por que um ERP é uma ferramenta indispensável?

Um equipamento da linha de produção parou de funcionar inesperadamente, justo quando você conseguiu fechar uma excelente venda para um dos maiores clientes. Essa é a realidade que acontece em dezenas de fábricas que, ainda hoje, não realizam planos de manutenção preventiva e preditiva, muito menos executam os roteiros de controle em suas empresas.

Um dos grandes problemas dessa falta de planejamento é a elevação dos custos de manutenção industrial, que acarreta problemas financeiros para a sua empresa e diminuem os seus diferenciais competitivos. Essa questão pode ser evitada com a contratação de um ERP completo, ou seja, um sistema de gestão com funcionalidades que ajudem você a analisar e propor correções com muito mais rapidez e evitando altos gastos.

Para explicar a você sobre como uma solução de ERP pode ser a principal aliada na gestão de custos, conversamos com dois especialistas da TOTVS: Marcelo Gramigna, Product Manager, e Umberto Tonin, Arquiteto de Ofertas Digitais de Manufatura. Confira!

A importância do planejamento para atingir a redução de custos

Quando as empresas não trabalham com uma solução específica de controle de manutenção e não fazem o planejamento adequado, é até possível ter uma noção de quanto foi o valor gasto ao final do mês. Contudo, é muito mais difícil saber qual das máquinas está gerando ônus excessivos para o seu financeiro e quais processos podem ser otimizados para a redução de custos.

O tipo de manutenção que mais gera despesas é a corretiva, ou seja, aquela em que realmente já aconteceu um problema e a fábrica não fez a manutenção preventiva”, conta Marcelo Gramigna. Isso porque uma máquina sem funcionar não gera apenas a despesa das peças que precisam ser trocadas de forma emergencial: também há os custos de parar uma parte ou toda a sua produção.

É importante saber quanto custou cada equipamento, desde a aquisição até as manutenções, porque o produto que passa por aquela máquina recebe uma parte do custo desses processos. Se você faz simplesmente um rateio, às vezes você está onerando o custo de um produto em função da manutenção, sendo que aquela máquina nem mesmo precisou passar por esse processo durante um longo período”, explica Umberto Tonin.

Ao adotar um plano de manutenção preventiva e preditiva eficientes, a sua empresa consegue, além de reduzir custos:

  • diminuir o número de ocorrências da manutenções corretivas;
  • melhorar a previsibilidade de gastos;
  • comprar com antecedência e melhores preços todos os materiais necessários para a fazer os reparos nos equipamentos;
  • ganhar mais agilidade nos processos de reparo e conserto;
  • e, principalmente, minimizar os impactos na produção.

As principais vantagens do ERP para gestão dos custos de manutenção

O ideal é que a sua empresa faça a gestão dos custos de manutenção, do planejamento ao registro de informações do dia a dia, utilizando um sistema de gestão completo. A automatização desses processos traz alguns benefícios que poderão gerar novos diferenciais para o negócio. Confira quais são essas vantagens!

Receba avisos e ordem de serviços automáticos

O software de gestão vai ajudar, de acordo com o manual do fabricante e do processo utilizado na máquina, a informar de quanto em quanto tempo a sua equipe deve fazer a manutenção em cada equipamento, reduzindo custos e fazendo uma gestão muito melhor da empresa como um todo. “O sistema faz a contabilização de horas em operação, além de dar uma visão completa para o planejamento de manutenção e compra de materiais”, destaca Marcelo Gramigna.

Organize com mais facilidade os roteiros de inspeção

O ideal é que, no máximo semanalmente, os operadores do chão de fábrica façam uma revisão em cada um dos equipamentos. Esse processo deve seguir um roteiro de inspeção, que pode ser elaborado com a ajuda dos dados registrados no seu ERP.

Gramigna destaca que, com isso, você e sua equipe poderão entender se a máquina está realmente operando de acordo com as informações do fornecedor ou se ela já está apresentando algum problema antes mesmo do período previsto para manutenção.

Tenha todo o histórico das suas máquinas

Os apontamentos manuais, infelizmente, não conseguem fazer o registro completo de todas as informações sobre a sua máquina. Com o sistema de gestão, aliados a tecnologias de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, você armazena o histórico de alterações e inspeções feitas em cada um dos equipamentos.

Com acesso aos apontamentos antigos, você pode fazer um estoque estratégico de peças para não ter uma parada muito longa das máquinas. É preciso ficar atento, porque às vezes o custo de manutenção é baixo e será realizado com uma peça simples. Mas o que tornará esse processo caro são outros fatores, como o tempo em que a máquina e a produção ficarão paradas, custos de não atendimento, piora de satisfação do cliente e até perda de vendas”, alerta Umberto Tonin.

Conheça as soluções da TOTVS

Os ERPs da TOTVS são soluções especializadas no segmento de manufatura, que oferecem as melhores funcionalidades para que você faça toda a gestão dos processos que envolvem a manutenção do seu chão de fábrica, além da administração e do acompanhamento dos custos que envolvem essa relevante parte do seu negócio.

Os sistemas de gestão contam com módulos integrados, o que permite ter uma visão completa do seu negócio. Você pode acompanhar os custos não apenas na visão necessária pelo setor de manutenção, como também nos relatórios contábeis e gerenciais relacionados a essas movimentações financeiras, tudo em um só lugar.

A transformação digital e a oportunidade de se inserir cada vez mais no contexto da Indústria 4.0 é uma das grandes vantagens oferecidas pela TOTVS. As principais funcionalidades do ERP podem ser acessadas direto do tablet ou celular. “A manutenção contava com processos feitos em papel e depois eram repassados para o sistema. Com as soluções mobile, damos mais agilidade e, consequentemente, reduzimos os erros e custos”, destaca Umberto Tonin.

Além dos ERPs, você também pode contar com as soluções complementares e especializadas, como o TOTVS MES, em que é possível fazer toda a gestão de produção da sua fábrica. Também é possível contratar tecnologias de Inteligência Artificial e Big Data para estudar o comportamento da linha de produção a partir de variáveis e dados, identificando padrões e problemas.

Administrar cada vez melhor os custos de manutenção industrial é uma importante iniciativa para que a sua empresa possa ter mais recursos para investir no core business e ganhar novas vantagens em relação a preço, agilidade e qualidade quando comparadas a outras empresas do mercado. Para isso, conte com soluções ERP especializadas no seu segmento, como as ofertadas pela TOTVS.

Saiba mais sobre todas as vantagens que a sua indústria pode obter tendo a TOTVS como seu principal parceiro na jornada digital. Entre em contato com a nossa equipe e tire todas as suas dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *