Dia do orgulho nerd: quais são as tecnologias que os heróis e vilões escolheriam?

O dia 25 de maio está se aproximando e, é claro, não podemos deixar de destacar o Dia do Orgulho Nerd, não é mesmo? A ascensão da cultura pop e os lançamentos no cinema, nos quadrinhos e nos games mostram que esse é o momento ideal para falarmos sobre o tema.

Por isso, decidimos analisar e descobrir quais são as tecnologias preferidas dos maiores heróis e vilões da história. Afinal, nerd que é nerd também adora o universo tecnológico!

O que é o Dia do Orgulho Nerd?

O Dia do Orgulho Nerd é uma comemoração instituída desde 2006 para celebrar e defender o direito daqueles que adoram quadrinhos, filmes, games, tecnologias e tudo aquilo que está relacionado ao movimento pop.

Mas você sabe por que o dia 25 de maio foi o escolhido? Essa data é histórica e marca a estreia do filme que revolucionou o cinema e estimulou de vez o mundo nerd — Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança.

Ou seja, lá em 1977, foi dado o primeiro passo para que essa cultura se popularizasse em todo o mundo — e isso merece ser comemorado.

E o Dia da Toalha?

Você já ouviu falar no Dia da Toalha? Essa é mais uma comemoração importante do dia 25 de maio e tem tudo a ver com o universo nerd.

A data foi criada como uma homenagem à série de livros de Douglas Adams — grande ícone geek — O Guia do Mochileiro das Galáxias. E de onde vem a toalha? Ninguém discorda que ela é um item essencial para qualquer viajante intergaláctico. Afinal de contas, o autor dedicou uma página inteira para falar sobre a importância desse objeto em um dos livros.

Vale lembrar que o autor faleceu em 11 de maio de 2001, mas os fãs não conseguiam chegar a um consenso sobre a melhor data para fazer essa homenagem e acabaram optando pelo 25 de maio. Com isso, em 2006, perceberam essa enorme coincidência e uniram as duas comemorações emblemáticas para todo nerd.

Qual seria a tecnologia escolhida por vilões e heróis geeks?

Depois dessa breve introdução sobre o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha, vamos ao que interessa! Afinal, qual seria a tecnologia escolhida por vilões e heróis geeks?

Tem algum palpite? Fizemos um estudo sobre a personalidade e as características dos principais personagens desse universo e chegamos a incríveis conclusões. Confira!

Yoda: Internet das Coisas

O mestre Yoda é um símbolo do universo nerd. Ele é um dos mais poderosos Mestres Jedi, sendo conhecido pela sua enorme sabedoria e conhecimento sobre a Força e as habilidades de combate com sabre de luz — não é à toa que viveu por mais de 900 anos!

Já imaginou como ele poderia se beneficiar com a Internet das coisas (IoT)? Essa tecnologia, certamente, seria sua preferida. Afinal, as máquinas poderiam conversar e agir por conta própria, como se estivessem sendo controladas pela força, o que o ajudaria a descansar e economizar seus poderes, não é mesmo?

Darth Vader: Big Data e Analytics

Darth Vader, o grande vilão da série Star Wars, tem uma história interessante. Anakin Skywalker já foi mocinho e participou da Ordem Jedi, mas seu passado de pobreza e escravidão contribuiu para que seu lado sombrio se destacasse.

Curiosamente, apesar de ser uma figura amargurada e com espírito de vingança, é adorado pelos fãs. Afinal, era carismático, poderoso, determinado e um líder nato, que fez tudo para alcançar seus resultados, sempre de maneira estratégica.

Diante disso, ele aproveitaria todo o potencial do Big Data e do Analytics para fundamentar suas decisões e alcançar os resultados pretendidos. O cruzamento de informações fornece insights rápidos e precisos e seria útil em seus planos de dominação.

Tony Stark: Inteligência Artificial

Tony Stark, o Homem de Ferro, é um personagem que tem a tecnologia em seu DNA. Inteligente, carismático e atento às evoluções tecnológicas, ele aposta no potencial desses recursos para combater o crime e as ameaças à vida humana.

O bilionário e excêntrico herói é um fã declarado da Inteligência Artificial, tanto que criou uma das melhores de todas: o Jarvis, que o ajuda em suas aventuras e está sempre pronto para dar bons conselhos. Ele também poderia contar com a IA da TOTVS, a Carol, não é mesmo?

Visão: Deep Learning & Computer Vision

O Visão é um herói do universo Marvel que se destaca por não ser humano, mas ter sentimentos reais. Trata-se de um androide que tem poderes importantes para os Vingadores, como tornar-se intangível, voar e controlar computadores.

Obviamente, a tecnologia que mais favorece esse personagem é a Deep Learning & Computer Vision. Sua enorme capacidade analítica pode se unir ao aprendizado profundo por meio de redes neurais, melhorando ainda mais o reconhecimento de voz e a visão computacional, por exemplo.

Loki: Realidade Aumentada

/dia-do-orgulho-nerd

O Loki é filho adotivo de Odin — e, por consequência, irmão de Thor —, mas seu perfil é de vilão! Adepto às trapaças, mentiras e artimanhas místicas, poderia se dar muito bem com a Realidade Aumentada.

Essa tecnologia seria muito útil em seus planos. Ele poderia, por exemplo, fingir que está com o Tesseract em mãos, quando, na verdade, ele não passa de uma imagem virtual.

Doctor Who: Omnichannel

O Doctor Who é um homem que viaja pelo tempo e espaço para combater injustiças e solucionar problemas. Além disso, ele se regenera antes de morrer e muda totalmente de aparência e personalidade.

Deu para perceber que o Omnichannel é a tecnologia preferida desse herói, não é mesmo? Afinal, sua capacidade de derrubar barreiras físicas e de interligar canais são extremamente úteis aos seus propósitos.

E o Arthur Dent?

Finalmente, qual seria a tecnologia escolhida pelo Arthur Dent, o grande protagonista da série O Guia do Mochileiro das Galáxias?

Ao analisarmos seu perfil, logo percebemos que ele é observador, aberto ao aprendizado e propagador da transformação digital pelo universo. Assim, qual tecnologia você acredita que ele escolheria?

Carros autônomos e robótica seriam boas opções, já que o personagem conseguiu escapar da destruição da Terra em uma nave espacial alienígena. Além disso, ele descobre que o nosso planeta é, na verdade, um grande computador que tinha a missão de calcular a pergunta fundamental.

Quem adora esse universo encontrará o local ideal para discutir e aprender mais sobre inovação e evolução tecnológica. É claro que você também não quer ficar de fora, não é mesmo?

O Dia do Orgulho Nerd está se aproximando e esse é o momento para revelar toda a sua admiração por esse mundo. Agora que você conheceu as tecnologias escolhidas pelos vilões e heróis, que tal encontrar a sua preferida? Todo nerd adora inovação e, conforme visto, o mundo está cada vez mais moderno e disruptivo!

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos nerds nas redes sociais! Eles vão agradecer você pelas informações!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *