ERP na nuvem: conheça 6 vantagens dessa migração

Todo negócio que procura otimizar a sua gestão precisa, em algum momento, escolher alguma plataforma empresarial para facilitar as suas operações e, dependendo do caso, isso pode se tornar um grande desafio. Há diversas opções no mercado e isso causa confusão aos gestores, uma vez que acabam tendo dúvidas em relação a melhor opção para a sua empresa.

Assim, uma solução que já se consagrou no mercado é o ERP, um sistema de gestão empresarial que apresenta diversas vantagens. Porém, ainda há casos de empresas que não sabem exatamente se adotam um ERP na nuvem ou se optam por um instalado localmente.

Dessa forma, preparamos este texto para que você conheça quais são as vantagens dessa tecnologia baseada na nuvem. Confira agora!

ERP local x ERP cloud

Um ERP local tem como principal característica a sua instalação física no hardware e nos servidores da companhia. Assim, esse sistema é administrado pela própria equipe de TI da empresa. Já o ERP na nuvem é totalmente online, sendo fornecido por um serviço baseado em assinatura.

Nesse tipo de sistema em cloud, os dados da empresa ficam hospedados no servidor do fornecedor, e são acessados por meio da internet. Ou seja, para ter total conexão a essa plataforma, é preciso apenas de um navegador e estar online, sendo que todo o suporte oferecido é realizado pela empresa contratada. Por isso, hoje em dia, essa é a melhor opção de ERP, já que oferece total segurança e facilidade para o seu negócio.

 Vantagens do ERP cloud

Como o fluxo de informação nas empresas costumam ser grandes, um ERP local pode não ser capaz de garantir total controle dos seus processos. Assim, separamos algumas vantagens de como um ERP na nuvem pode ser vantajoso para o seu negócio.

1. Segurança de dados

Diversas empresas cometem o engano de pensar que manter um ERP na nuvem deixa as informações da empresa inseguras. Contudo, o que se percebe é o contrário: ter esses dados salvos em servidores internos é bem mais perigoso do que enviá-los para um servidor em nuvem, já que esse sistema, normalmente, conta com criptografia avançada.

A segurança da informação precisa de intervenção contínua para se manter otimizada contra as diversas ameaças. Isso exige investimento que vai muito além disso. Se o fornecedor do ERP for confiável, ele certamente se responsabilizará pela segurança integral, uma vez que disponibiliza data centers equipados com alta tecnologia, e os sistemas de armazenamento são protegidos com firewalls potentes.

O ERP na nuvem oferece pontos de segurança e recuperação de dados que são possíveis somente com essa ferramenta. Por exemplo:

  • backup automático das informações;
  • redundância dos dados, para rápida recuperação.

2. Rápida implantação

Ao contrário dos servidores físicos, que precisam de infraestrutura robusta, um sistema de ERP na nuvem necessita apenas de um computador, baixar o aplicativo ou acessar o site para começar a utilizá-lo.

Desse modo, para quem está começando um negócio, por exemplo, uma solução em nuvem é a melhor opção para dar início às suas atividades. Em média, em 3 dias, você já tem todas as ferramentas necessárias à sua disposição. Com o servidor próprio, seria preciso pelo menos duas semanas ou mais para deixar tudo em pleno funcionamento.

3. Flexibilidade

No momento em que você opta por um sistema que não seja em nuvem, é preciso realizar todo um processo de instalação. Entretanto, com um ERP na nuvem, o funcionamento ocorre de maneira modular, ou seja, você pode usar apenas as ferramentas que são necessárias para a empresa.

Além disso, esse tipo de solução é adaptável ao crescimento da sua equipe. Por exemplo, geralmente você escolhe um plano conforme a quantidade de colaboradores do seu negócio. Se você contratar mais funcionários, é preciso apenas entrar em contato com a prestadora do serviço para adequar o seu plano com a nova realidade.

4. Diminuição de custos

A redução de custos se torna evidente com um ERP na nuvem. Com esse sistema, a sua empresa não precisa de um servidor próprio e cada máquina funcionará de forma independente. Desse modo, os riscos de um problema impedir o funcionamento do seu negócio são mínimos, o que permite a terceirização dos serviços de TI.

Além disso, o custo para manter um data center interno é muito alto, já que necessita de equipamentos de grande potência ligados 24 horas por dia, sete dias por semana. Isso vai se refletir diretamente na tarifa de energia elétrica, visto que, além do consumo do servidor, é preciso contar com infraestrutura própria para manter a temperatura controlada. Ressaltam-se também os altos gastos com manutenção.

5. Mobilidade

Com uma plataforma totalmente na nuvem, torna-se possível acessar os seus dados de qualquer lugar e a qualquer momento, uma vez que as informações ficam na nuvem 24 horas por dia.

Todos os seus processos ficam à sua disposição, por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets, permitindo maior acompanhamento e tomadas de decisão de maneira segura e eficiente.

 6. Foco na atividade principal

Você pode se concentrar basicamente em seu segmento de atuação — responsabilizar-se pela TI é uma atividade que, normalmente, causa muito estresse aos gestores, pelo fato de, usualmente, não terem formação no setor de informática. Assim, é melhor deixar esse trabalho com profissionais especializados que compreendam e que sejam capacitados para lidar com qualquer tipo de circunstância que possa acontecer.

Assim, sem esse setor em sua empresa, fica mais fácil se concentrar nas atividades que você realmente entende e os recursos alocados em TI podem ser destinados para as áreas de logística ou de marketing, por exemplo.

O ERP da TOTVS

Para quem ainda não conhece, o sistema Protheus é o ERP líder do mercado brasileiro. Ele conta com uma plataforma completa, que é capaz de atender a todas as necessidades e potencializar os resultados de negócios de todos os segmentos.

Desenvolvido pela TOTVS, uma empresa 100% brasileira, esse sistema oferece módulos que automatizam processos gerenciais e centralizam os dados operacionais, o que otimiza totalmente a eficiência administrativa de qualquer empresa.

O Protheus é uma plataforma em nuvem que pode ser personalizada conforme o seu negócio necessita. É voltado para os setores de compras, estoque, faturamento, financeiro, fiscal e muito mais! Enfim, além de centralizar informações sobre processos operacionais, ele também facilita o trabalho de gestão, pois é capaz de integrar diversas áreas da empresa em apenas um único fluxo.

Sendo assim, antes de escolher o seu sistema de gestão para a empresa, analise as suas opções e opte por um ERP na nuvem que seja capaz de reunir serviços essenciais como a plataforma oferecida pela TOTVS. Busque por uma ferramenta que vá garantir o desenvolvimento e o destaque do seu negócio perante a concorrência.

E aí, o que achou deste post? Quer saber mais sobre nossa plataforma? Conheça agora todos os detalhes do sistema Protheus!

Comentários

  1. A informação aqui citada e bacana. Resta saber na prática se tudo funciona assim como descrito.

    1. Olá Anilton!
      Obrigado por seu comentário. Nós aqui na TOTVS, acreditamos muito nessa modalidade tanto que, preparamos um artigo novinho em folha que fala sobre a modalidade de ERP por assinatura e como estamos enxergando essa tendência. Dá uma olhadinha clicando aqui 🙂

  2. site muito bom e foi escrito com informacoes interessantes e bem objetivas. parabens

    1. Olá Norberto, que bom que gostou! Continue acompanhando nosso blog para esses e outros conteúdos. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *