Como tornar o RH estratégico com um sistema de gestão?

A tecnologia tem grande valor para o setor de RH (Recursos Humanos). Com ela, é possível modernizar processos, ter agilidade na resolução das demandas e segurança de dados. Muitas empresas já adotaram o uso de sistemas nesse setor devido a seus benefícios. Quando o setor de recursos humanos tem acesso a um software de gestão, …

Equipe TOTVS | 29 janeiro, 2020 - Atualizado em 21 março, 2023

A tecnologia tem grande valor para o setor de RH (Recursos Humanos). Com ela, é possível modernizar processos, ter agilidade na resolução das demandas e segurança de dados. Muitas empresas já adotaram o uso de sistemas nesse setor devido a seus benefícios.

Quando o setor de recursos humanos tem acesso a um software de gestão, tem a possibilidade de ser mais estratégico. O RH baseado em dados permite analisar e encontrar o ponto de equilíbrio ao selecionar novos colaboradores para contratação. Entenda mais sobre como essa tecnologia funciona e beneficia o negócio.

eBook Grátis - Manual Prático de Indicadores de RH

Uso de dados no setor de recursos humanos

A busca pela redução de custos nos processos internos das companhias, somado ao tempo de captação e contratação de profissionais, gerou a necessidade do uso de plataformas tecnológicas nos setores de recursos humanos.

Com uma solução que usa o processamento de dados na administração de recursos humanos, é possível diminuir o tempo dos processos de seleção.

Isso porque a ferramenta auxilia na busca por candidatos mais compatíveis com o perfil da vaga. Já as companhias que não utilizam uma solução tecnológica demoraram mais de dois meses para encerrar os processos seletivos.

Vantagens do sistema de gestão para RH

A gestão de recursos humanos é muito importante para a seleção de profissionais que contribuirão para o desenvolvimento da empresa. Por isso, precisa estar em constante inovação.

A utilização de um sistema para as atividades do departamento permite que os profissionais sejam menos operacionais e tornar seu Rh Digital. Desse modo, eles têm mais tempo para focar a atenção em atividades gerenciais. Isso deixa o setor muito mais eficiente e proativo, uma vez que o gestor pode planejar melhor as ações e colocá-las em prática.

Assim, todos da companhia têm a ganhar com a criação de planos de carreira, processos de comunicação mais eficientes e uso de estratégias para engajar as equipes. Um software de gestão pode auxiliar em muitas atividades de recursos humanos do dia a dia.

Automação de processos

O gestor de recursos humanos tem um papel importante e estratégico dentro da organização. Todavia, muitas tarefas burocráticas ainda precisam ser realizadas para cumprir com as exigências legais. Entre elas estão a folha de pagamento, o cálculo de férias e o décimo terceiro salário, além do pagamento de impostos.

Um sistema de gestão de RH tem o papel de automatizar essas demandas e facilitar o dia a dia do profissional desse setor. O colaborador passa a utilizar menos papéis, que tomam muito tempo para serem organizados.

Isso deixa o departamento menos sobrecarregado, diminui a necessidade de contratação de funcionários para a realização de tarefas básicas e permite que o gestor dê mais atenção às situações que requerem planejamento estratégico.

O profissional de recursos humanos ganha mais tempo para analisar as informações dos colaboradores e adotar políticas mais eficientes de gestão de pessoas.

Adequação ao eSocial

Com a implantação do eSocial pelo governo, todas as empresas precisaram se adequar às novas regras. Em geral, elas diminuíram o tempo para o setor de recursos humanos transmitir as informações trabalhistas e previdenciárias relacionadas aos empregados.

Logo, as normativas exigem mais organização e agilidade do departamento, assim como a certeza de que os dados dos colaboradores estão corretos.

Uma solução voltada para a gestão em recursos humanos facilita muito essa adequação, uma vez que ele faz a integração das informações de todos os setores da companhia. Essa automação leva mais eficiência aos processos e diminui os erros causados pelas inconsistências de dados.

Resolução de conflitos

Normalmente, as companhias têm problemas para sistematizar processos e promover uma comunicação eficaz com a equipe. Afinal, isso exige que o profissional de RH tenha tempo para analisar as situações e contribuir com a resolução dos problemas.

O sistema de RH é muito útil para dar uma resposta aos conflitos internos, auxiliando na proteção dos funcionários e da empresa. Isso porque ele faz o registro de todas as informações e rastreia de onde saiu determinado comunicado errôneo.

Com isso, o gestor de recursos humanos tem maior visibilidade de toda a situação, o que permite que seja solucionada. A ferramenta também leva mais clareza e objetividade aos processos e permite a criação de padrões para avaliar o desempenho da equipe.

Acompanhamento de novas contratações

Uma solução como esta também permite o acompanhamento do nível de aprendizado dos colaboradores, conforme eles executam as suas demandas. Dessa forma, é possível identificar se um novo profissional está executando as tarefas como deveria ou se precisa de um treinamento sobre algum processo.

Um RH estratégico usa essas informações para descobrir se o processo de integração de um novo colaborador está sendo eficiente ou se necessita de aprimoramento.

Integração e análise de dados

A maior parte das demandas de uma empresa passa, em algum momento, pelo setor de recursos humanos. O sistema para RH tem o papel de gerar mais transparência aos processos, fazendo com que os dados sejam acessíveis pelos gestores.

O profissional de RH precisa acompanhar os dados da equipe, a produtividade de cada colaborador e as respectivas falhas. A ferramenta permite a criação de relatórios para análise desses fatores, o que gera uma visão global sobre o desempenho do time. Assim, é possível identificar mudanças que devem ser feitas para melhorar os processos ou gerar mais produtividade.

Os dados também ajudam o profissional de recursos humanos a ser mais justo em suas avaliações e ações, como nos casos em que é necessário demitir um funcionário. Inclusive, ele poderá mostrar em dados como o colaborador se portou e o motivo do desligamento ou promoção na empresa.

Nova call to action

Solução TOTVS para gestão de RH

A TOTVS oferece uma solução completa para o setor de RH da sua empresa. A ferramenta “Meu RH”, por exemplo, permite a realização de atividades via mobile. Essa é uma inovação que facilita a gestão de férias dos colaboradores, permitindo a organização da equipe em função das ausências.

O gestor pode analisar a viabilidade do pedido do funcionário na mesma hora, ao identificar como estará o quadro no período em que ele gostaria de pegar férias. Desse modo, ele evita a aprovação de dois colaboradores do mesmo setor em um mesmo mês, o que poderia gerar prejuízos para a companhia.

Entenda mais sobre como a transformação digital afeta o setor de RH das empresas e como soluções tecnológicas podem otimizar os processos do seu negócio.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. Marcio Roberto diz:

    To passando aqui de novo, pois já tinha salvo nos meus favoritos para ler depois com calma outras postagens. Quero te dar uma Sugestão... Como Anda as suas Divulgações? Já Pensou em Dar uma Turbinada no Número de Visitantes Reais por Aqui? E Quem Sabe Conseguir Novos Clientes? Se eu puder te ajudar de alguma forma gratuitamente, entra em contato comigo pelo email.

  2. Dominic Decoco diz:

    Show de Bola!!! Achei muito completo e educativo, continuem.

  3. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS diz:

    Olá Dominic, que bom que gostou! Continue acompanhando nosso blog para se manter por dentro das novidades e tendências de RH. ;)

  4. Joseildo francisco dos santos. diz:

    Bom dia eu Joseildo francisco dos santos. Eu sou formando do curso Superior de tecnologia em Logística, pela universidade Norte do paraná Unopar e ad. Eu gostaria de conhecer o produto de vocês um pouco na pratica saber se vocês tem um simulado de como isso funcionam na pratica, para eu ter uma ideia de como funciona e de como se comunica ente os vários departamento de uma Gestão organizacional de uma empresa de Logística. Gostaria de marcar uma entrevista, Eu sou estudante e trabalho com transportes, meu objetivo e conhecer a tecnologia de vocês, Tenho uma pergunta? Exemplo eu sou Gerente Geral de uma transportadora. Quero saber quantas carretas saíram hoje com destino a Recife, sem ter que perguntar a pessoas do setor de distribuição, o sistema me dar essa informação se eu estiver no Japão?

  5. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS diz:

    Olá Joseildo, tudo bem? Hoje temos um canal exclusivo que apresenta todas as modalidades de cursos e treinamentos que temos disponíveis. Lá, você poderá verificar se as soluções disponíveis atendem a sua necessidade para conhecer mais sobre o que a TOTVS pode oferecer. Basta acessar esse link https://store.totvs.com/

  6. Paolla diz:

    Bom dia! Gostaria de saber se o totvs possui algum módulo de recrutamento e seleção!? Como sou professora de Rh, gostaria de saber se temos um módulo teste para apresentar para os alunos no laboratório?

  7. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS diz:

    Olá Paolla, tudo bem? Para saber mais como funciona a solução, assista esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ZzfGDKvIgmA em nosso canal no YouTube. ;)

  8. Jerusa V. Santos diz:

    Gostei muito do artigo, bem oportuno.

  9. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS diz:

    Olá Jerusa, fico feliz. Continue nos acompanhando. :)

  10. Adriano Alves diz:

    Administração ou Gestão de Pessoas deixou de ser algo estático, se tornando volátil e onipresente com o advento das novas politicas administrativas e a tecnologia de informação.

  11. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS diz:

    Olá Adriano, espero que tenhamos contribuído com a sua percepção. Continue acompanhando nossos conteúdos. ;)

  12. Jose Roberto diz:

    O R H e o principal setor para a falência de uma empresa, RH nao consegue ver nos candidatos potenciais para o aumentos dos faturamento de uma empresa e sim só statos dos candidatos para agrada os superiores, pois nem sempre o canudo e o fundamento da base da empresa

  13. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS diz:

    Olá José, tudo bem? Muito boa colocação. Para essa questão, a TOTVS possui uma solução que ajuda na identificação de perfis específicos no desempenho de determinadas funções. Para saber mais, acesse www.fluig.com e conheça a nossa plataforma de colaboração. :)

  14. José Antônio Pinto diz:

    Atuo há algum tempo na área. É muito bom que se tenha inovação tecnológica para se ajustar processos. Uma coisa que observo é que não existe tecnologia capaz de consertar más contratações e nem também conseguir fazer funcionar processos ruins, sem qualificação e as vezes até impróprios que são adquiridos pelo empresário. Os processos, vários deles, tem um funcionamento inadequado e depois colocam a culpa no RH que não consegue contratar e nem treinar pessoas para operá-los. Já trabalhei com o seu sistema e fui obrigado a criar controles paralelos para chegar a diagnósticos que proporcionasse mas os resultados que.meu cliente esperava. A TOTVS forneceu um sistema customizado e ineficiente porém o maior problema que vi foi que a empresa não soube pedir o que de verdade era necessário.

  15. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS diz:

    Olá José, tudo bem? A TOTVS possui uma plataforma que pode te ajudar com esses processos e uma maior assertividade nos perfis e capacitações necessárias. Dá uma olhadinha no www.fluig.com e conheça um pouco mais dessa nossa solução. :)

  16. antenor zanchi diz:

    ola bom dia. belas informações sobre o que deve ser um RH na empresa mas tem um porem em tudo isso, sou um consultor de vendas em uma empresa de automóveis temos um RH varias vezes falei sobre problemas mas nada aconteceu dai qual a resposta.

  17. Alan Amorim - Relacionamento TOTVS diz:

    Olá Antenor, você já é nosso cliente? Se sim, deixe seus dados aqui e entraremos em contato. :)

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.