atendimento-personalizado

Por que oferecer um atendimento personalizado?

Equipe TOTVS | GESTÃO DE SERVIÇOS | 29 junho, 2020

Para se destacar no mercado é preciso utilizar táticas estratégicas, e o atendimento personalizado é uma delas. Isso porque os clientes gostam de sentir que a empresa se importa de verdade com ele e está disposta a atender às suas necessidades.

Para isso, existem algumas técnicas e tipos de atendimento personalizados que você pode utilizar para fidelizar clientes e conquistar novos. Veja neste artigo como usar essa estratégia a favor do seu negócio.

O que é atendimento personalizado?

O atendimento personalizado é um modelo que visa atender às necessidades do cliente de forma flexível. Aqui, o relacionamento com o cliente é o ponto principal, e cada cliente é especial para a empresa. Por isso, para proporcionar esse atendimento, é preciso levar em conta os desejos de cada um deles.

Portanto, ao invés de dar o mesmo atendimento genérico para todos, no atendimento personalizado, é preciso estudar cada um e descobrir a melhor forma de atingir a satisfação do cliente. Afinal, clientes satisfeitos se tornam promotores da sua marca, e isso ajuda na expansão de mercado.

Por que oferecer esse tipo de atendimento ao cliente?

Criar uma relação de confiança com os clientes é fundamental para que eles se tornem fiéis à empresa. Por esse motivo, a tendência é que cada vez mais empresas adotem o atendimento personalizado para melhorar a gestão de relacionamento com o cliente.

A geração de clientes e consumidores está se atualizando e cada vez mais buscam empresas com as quais se identifiquem. Portanto, as companhias que não acompanharem essa mudança podem acabar se prejudicando e perdendo dinheiro. Sendo assim, é fundamental investir nesse tipo de atendimento ao cliente.

Como proporcionar atendimento personalizado?

Agora que você já entende a importância da personalização para a excelência no atendimento, veja algumas dicas para proporcionar isso para seus clientes.

Conheça o cliente

Para oferecer um atendimento personalizado, é preciso, antes de mais nada, conhecer o perfil do seu cliente. Para isso, você deve utilizar todos os meios disponíveis de pesquisa, com o objetivo de compreender os perfis deles.

Entender as necessidades dele e em quais pontos sua empresa pode atuar para melhorar é essencial para oferecer soluções personalizadas. Por esse motivo, é preciso fazer um estudo sobre seus interesses e desejos.

Tenha um banco de dados

Outra dica para oferecer um bom atendimento é manter um banco de dados dos clientes. Nesse caso, o ideal é implementar um sistema de gestão que possa armazenar esses dados de maneira segura e também analisar essas informações para que sejam usadas a favor da empresa.

Assim, é possível utilizar a técnica de Business Intelligence para administrar um grande volume de dados e transformá-lo em informações úteis e aplicáveis na solução empresarial.

Valorize o relacionamento com o cliente

Assim como você oferece vantagens e descontos para atrair novos clientes, é importante para a gestão de relacionamento que esse tipo de benefícios também seja ofertado aos mais antigos. Valorizar a relação que você já possui com sua clientela também é uma forma de mantê-la fiel à empresa.

Caso não encontrem vantagens na sua companhia, é bem provável que procurem a concorrência para se sentirem mais valorizados e conseguirem esse atendimento. Em determinadas situações, pode ser um desconto, um sorteio ou mesmo uma forma diferente de pagamento.

Invista em comunicação personalizada

Outra forma de oferecer um bom atendimento é por meio de uma comunicação personalizada. Após conhecer os perfis dos seus clientes, você pode se comunicar com eles de acordo com suas características particulares.

Isso pode ser feito por meio de newsletters que podem ser enviadas para grupos diferentes de clientes, oferecendo as soluções que eles necessitam. Fazendo isso, há uma chance maior de eles aderirem à sua mensagem e se identificarem com o que você está tentando comunicar.

Tecnologia a favor do relacionamento com o cliente

Pudemos entender que um dos principais fatores que contribui para oferecer um bom atendimento é o relacionamento com o cliente. Isso pode ser aprimorado através da tecnologia, implementando um sistema de gestão que facilitará muitos processos na empresa.

Veja neste artigo outras vantagens que implementar um sistema como esse pode oferecer para que seu negócio se desenvolva mais e conquiste mais clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *