Transformando a área de engenharia

Equipe TOTVS | GESTÃO DE SERVIÇOS | 01 outubro, 2018

Em muitas organizações o processo de informatização e automatização se dá nas áreas fins da empresa e naquelas que de alguma forma venham a contribuir diretamente com os seus resultados. Departamentos como: Produção, Compras, Estoque, Faturamento, Financeiro e outros fazem parte das áreas comuns onde um ERP ajuda na definição de processo, na agilização de tarefas e na redução de custos e retrabalhos.

Mas existem departamentos que, apesar de serem fundamentais para a continuidade da empresa, acabam passando despercebidos nestes projetos de melhoria.  A área de engenharia é uma delas, mesmo sendo fundamental para o desenvolvimento de novos produtos e processos, na maioria das empresas este departamento se vale de planilhas eletrônicas, softwares de desenhos e muitos e-mails para documentar e organizar seus processos.

Atenta a este problema, a TOTVS possibilita com sua solução de PCP – Protheus, a empresa sistematizar os processos de engenharia quanto ao desenvolvimento de novos produtos, para isso foram implementados novos cadastros e processos. Algumas destas funções são descritas abaixo:

1 – Grupos: Permite definir os grupos de engenheiros da empresa para que haja uma maior definição das atribuições destes profissionais, por exemplo: Engenharia de produto, Engenharia de processo, Engenharia de qualidade e outros.

2 – Engenheiros: Ligação dos engenheiros aos usuários do ERP e aos grupos de atuação.

3 – Aprovadores: Atribuição de liberação ou não das etapas de engenharia.

4 – Liberações: Automatiza os processos de liberação ou não das etapas de engenharia levando em conta as atribuições de cada engenheiro e nível de aprovação que possuem, mantendo o histórico destas movimentações.

5 – Pré Estrutura: Cadastro da BOM (Bill Off Material) para desenvolvimento de novos produtos ou versões, para que passe pelas etapas de aprovação até ser liberado para fabricação.

Estes são alguns exemplos de como as soluções TOTVS podem auxiliar de forma completa a automação e padronização de todos os departamentos da empresa, garantindo a padronização de processos, a gestão das tarefas, redução de retrabalho e maior integração entre as áreas.

Unindo a Engenharia com o departamento de P&D, a TOTVS possui a solução TOTVS DPR que permite a integração entre a necessidade de novos itens ou versões com a engenharia de produtos e processos, passando por aprovações, produções teste, avaliação de qualidade e liberação para uma pré estrutura ou estrutura final.

Para as empresas que querem ir além, a solução TOTVS PROTHEUS ainda dispõe de uma suíte completa na gestão de capital humano, para cuidar dos treinamentos e acompanhamento da carreira destes profissionais.



 Call to action para baixar o infográfico de Lean Manufacturing

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *