planejamento-e-controle-da-producao

Como fazer o planejamento e controle da produção?

Equipe TOTVS | GESTÃO INDUSTRIAL | 19 Maio, 2020

Para se destacar em um mercado competitivo é preciso adotar ferramentas que otimizem os processos da empresa. Entretanto, para que a estratégia dê certo, é necessário que haja um planejamento e controle da produção. Por esse motivo, neste artigo, vamos falar sobre como funciona, os benefícios e as formas de aplicar essa estratégia no seu negócio.

O que é planejamento e controle da produção?

O PCP (Planejamento e Controle de Produção) é um dos processos que fazem parte do gerenciamento das atividades produtivas da organização. Tem por finalidade antecipar, controlar e otimizar o uso dos recursos disponíveis, além de aprimorar o desempenho da linha de produção.

Trata-se de um mecanismo de integração de setores em torno de um objetivo comum: a otimização do uso dos recursos da empresa. Com isso, sua utilização correta facilita o processo de gestão das atividades desempenhadas em cada linha, favorecendo tomadas de decisão mais acertadas.

Qual a importância do PCP na manufatura?

É essencial implementar medidas que garantam a otimização dos processos produtivos na manufatura. Isso significa adotar uma produção enxuta, para fazer mais com menos, reduzindo desperdícios. Mas, para isso, é preciso que haja organização e controle de processos.

Benefícios do planejamento e controle da produção na indústria

O planejamento da produção é muito importante, pois, sem ele, a organização tende a ser menos competitiva e perde espaço no mercado para a concorrência. Além disso, esse processo proporciona grandes vantagens para o negócio.

Economia de tempo

Uma produção baseada no lean manufacturing aplica os recursos com eficiência, evitando ao máximo desperdícios — inclusive o de tempo. Com mais controle sobre o tempo de início e fim de cada atividade, há um alinhamento entre as etapas de produção. Deste modo, é possível identificar possíveis gargalos que afetam as atividades dos colaboradores, detendo o desperdício de mão de obra.

Evita o desperdício de materiais

Também há a eliminação do desperdício de materiais em toda a cadeia produtiva. Isso porque um planejamento eficiente proporciona mais controle para o estoque sobre o nível dos materiais. Evita-se, assim, o excesso e até mesmo a falta de itens.

Prazo de entrega

Por fim, o planejamento de produção permite também que as linhas atuem em um ritmo adequado. Assim, o índice de falhas é menor, já que as atividades são feitas com cuidado e precisão, evitando o retrabalho e permitindo que os produtos sejam entregues dentro do prazo.

Como implementar o planejamento e controle da produção?

Após entender todas as vantagens em adotar um planejamento e controle de produção, confira algumas dicas de como implementá-lo em seu negócio.

Avaliação do cenário

Primeiramente, é preciso analisar mais atentamente o estado atual dos processos de planejamento e controle da produção, levantando demandas, problemas, acertos e aspectos que precisam ser melhorados. Ou seja, conhecer a fundo a situação atual da empresa é um passo crucial para implantar qualquer melhoria no planejamento.

Desenvolvimento do planejamento

Em seguida, é preciso ajustar o plano de negócios, tomando como referência uma análise do perfil do consumidor e suas necessidades principais. Com isso, pode ser desenvolvido um planejamento que envolva a realidade da empresa e as oportunidades do mercado no qual atua.

Plano de vendas

Esse é o ponto de partida da produção, pois indica, em termos de volume, quanto deve ser produzido e qual é o prazo de entrega. Consequentemente, o plano de vendas guia a elaboração do cronograma para a compra de materiais e as operações fabris.

Controle de estoque

O requerimento de materiais deve ser feito após ter as demandas que a produção deve atender. Aqui, é fundamental se atentar ao que é estritamente necessário, evitando compras em excesso apenas para conseguir o melhor preço. Uma produção lean busca atender apenas a real demanda do momento.

Implemente um sistema de gestão

O sistema de gestão industrial é uma das ferramentas de planejamento e controle de produção, pois promove o alinhamento entre os setores. Assim, os dados da empresa estarão todos integrados em um único lugar, permitindo que todos os setores envolvidos tenham acesso às informações.

Após entender mais sobre como fazer o controle da produção na indústria é possível verificar a importância do uso da tecnologia. O sistema de gestão integrada é uma das soluções tecnológicas que compõem o alicerce de uma produção lean.

O software de gestão industrial é uma solução completa e integrada que atende de ponta a ponta a sua manufatura. Entenda mais sobre essa tecnologia e descubra todas as vantagens que ela pode proporcionar para o seu negócio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *