A tecnologia BIM 4D causou um grande impacto na forma como as construções são planejadas, executadas e gerenciadas. Com ela é possível antecipar problemas na obra por meio do modelo 3D do projeto. Veja mais sobre como funciona essa tecnologia e quais as vantagens em utilizá-la.
O que é BIM 4D?
A sigla BIM significa Building Information Modeling, ou seja, trata-se de um processo que ajuda a construir uma versão 3D no projeto para se obter mais detalhes sobre sua construção. No modelo BIM 4D, é possível trabalhar com o modelo 3D junto ao cronograma do projeto.
Deste modo, os dados gerados se aproximam o máximo possível da versão real do empreendimento. Isso dá mais controle para que o gestor possa monitorar o andamento da obra, tendo o planejamento para usar como referência.
O BIM 4D permite também que mais dados sejam implementados durante o andamento do projeto, o que o torna ainda mais detalhado. Além disso, possibilita que o planejamento seja otimizado e facilita o gerenciamento da obra no canteiro.
A importância da utilização da tecnologia BIM 4D
O planejamento da obra envolve a definição do fluxo de atividades que serão realizadas para que o projeto seja finalizado com sucesso. Para que isso seja feito, é preciso utilizar métodos que auxiliem na execução de cada tarefa e relacionem sua interdependência.
Ao contar com a quarta dimensão do BIM, você ganha a possibilidade de analisar e monitorar as etapas da construção de perto. Assim, os profissionais podem coordenar a equipe e estruturar as tarefas envolvidas no processo de construção. Por isso, esta é considerada uma das grandes inovações na construção civil.
Trata-se também de uma forma eficiente para evitar retrabalhos devido a falhas, já que a tecnologia tem a capacidade de antecipar situações como essa. Por isso, contar com essa ferramenta pode significar ter mais sucesso na execução dos projetos, entregando-os dentro do cronograma planejado.
Diferenciais do BIM 4D
Você já sabe o que é BIM e como essa tecnologia funciona, portanto, agora é preciso entender mais sobre as vantagens de contar com as ferramentas do BIM 4D. Veja:
Visualização detalhada do projeto
Um dos grandes diferenciais do BIM 4D é a possibilidade de visualizar os detalhes do projeto antes de iniciar sua execução. Esse software de engenharia integra os dados relacionados ao escopo do empreendimento. Assim, é possível ter mais precisão no cumprimento de cada etapa.
Também é possível contar com a simulação dos mais variados cenários, o que permite o ajuste do planejamento conforme necessário. Tudo isso faz com que o gestor saiba antecipadamente se algo impactará o orçamento da obra ou o cronograma de entrega.
Redução de custos da obra
Outra das vantagens do BIM 4D é a possibilidade de obter uma redução de custos no projeto, já que a tecnologia permite testar soluções, prever ataques e dimensionar as equipes. Os índices de erros e falhas diminuem consideravelmente e as decisões estratégicas passam a ser mais assertivas.
Todos esses fatores reunidos fazem com que os custos sejam reduzidos, otimizam os recursos e alocam adequadamente as equipes. Ademais, a qualidade dos serviços aumenta e não há risco em entregar o projeto com atrasos.
Equipes integradas
Equipes de diferentes setores da obra podem atuar juntas em um mesmo projeto com o apoio dos encarregados do planejamento, orçamento, engenharia, entre outras áreas importantes. Ao serem treinados, os profissionais da equipe podem exercer mais integração e entregar mais produtividade.
A integração das equipes faz com que os modelos não sejam feitos sem uma ordem ou de maneira aleatória. Isso porque possuem diversos dados qualificados que o sistema de gestão demanda. Posteriormente, essas informações poderão se transformar em gráficos e cronogramas.
Tecnologia TOTVS na sua gestão de construção
Neste artigo, foi possível observar todas as vantagens que o BIM 4D pode oferecer para que seu projeto seja feito de forma mais eficiente e entregue conforme o cronograma. A tecnologia pode ser uma grande aliada na gestão de obras de modo geral.
Um exemplo disso é o sistema de gestão de obras da TOTVS, que dispõe de funcionalidades que ajudam o gestor a ter um maior controle sobre as atividades da obra e sua equipe. Leia nosso outro artigo sobre a importância de uma boa gestão de obras e veja como a tecnologia pode ajudar!
Deixe aqui seu comentário