Como economizar combustível? Confira as 13 melhores dicas!

Equipe TOTVS | 12 dezembro, 2023

Saber como economizar combustível é um conhecimento que vale ouro na gestão de frotas. Essa prática reduz os custos operacionais e traz mais eficiência para a empresa, deixando-a mais competitiva. 

Porém, essa economia não é uma preocupação somente para os empresários, pelo contrário. Considerando quase 20 anos, o litro da gasolina corrigido pelo IPCA esteve altíssimo em 2006 (R$ 6,25), mas em novembro de 2021 chegou a R$ 6,94.

Diante desse cenário, as pessoas se perguntam: como economizar combustível na cidade, no trânsito e na estrada? Questões como a rotação ideal para economizar combustível se tornaram mais comuns.

Por isso, preparamos um texto para ensinar 13 ações simples que podem otimizar seu transporte rodoviário de cargas.

Qual marcha economiza mais gasolina? O que fazer para reduzir o consumo de combustível? Aparelho para economizar combustível funciona?

Vamos resolver todas essas dúvidas, vem com a gente!

Como economizar combustível na sua frota?

Você sabia que o custo com combustível representa quase 24% do custo operacional por quilômetro e meio (uma milha)? Esse dado aparece no estudo americano da Trucking Research em 2019.

Isso já nos dá uma ideia da importância de aprender como economizar combustível, certo? Então, vamos lá!

1. Aplique boas práticas na direção

A forma como você dirige pode afetar significativamente sua economia de combustível. Você sabe o que faz o veículo consumir mais combustível? Veja:

  • frenagem brusca;
  • excesso de velocidade;
  • uso inadequado de marchas;
  • uso excessivo da embreagem;
  • aceleração com o veículo parado no farol.

Pensando em como economizar combustível, você deve capacitar seus motoristas com boas práticas de direção. E como dirigir corretamente para economizar combustível?

Observar o trânsito para saber frear e acelerar no momento certo, manter uma velocidade constante durante o trajeto, trocar as marchas de forma suave. Tudo isso ajuda na economia.

Caso esteja preocupado com os limites de velocidade, é possível evitar o excesso com um sistema de monitoramento. 

2. Não aqueça o motor antes de sair

Sabe aquela prática antiga de aquecer o motor antes de sair? Ela já não é necessária, pois os propulsores trabalham com injeção eletrônica. 

Mesmo no frio, o sistema atual consegue fazer o carro andar. Essa prática de aquecer o motor é um gasto desnecessário, porque pode desgastar as peças do veículo e diminuir sua vida útil.

3. Atente-se à qualidade do combustível

Você acabou de ver como dirigir corretamente para economizar combustível. No entanto, isso não será eficaz se o diesel, a gasolina ou o álcool não tiverem qualidade.

Pense nos postos de abastecimento como seus aliados não só para encontrar bons preços, mas para contar com combustível de qualidade.

Os gastos com consumo e manutenção aumentam consideravelmente em caso de combustível adulterado ou de baixa qualidade. 

Portanto, marque os postos de melhor custo-benefício para abastecer sua frota.

4. Não abasteça em excesso

Andar com tanque cheio economiza combustível? Depende. 

O que faz o veículo consumir mais combustível? Abastecer em excesso, pois adiciona mais peso ao seu veículo, o que exige mais dele para entrar em movimento. Esse é o primeiro ponto para se considerar.

Se o seu tanque estiver acima da capacidade, o combustível provavelmente se expandirá durante a direção, o que pode causar um transbordamento.

Porém, se o tanque estiver próximo de sua capacidade total, o combustível evapora menos, o que pode diminuir o consumo. Por isso, respeite o limite da trava do seu tanque.

5. Faça a manutenção dos veículos

como economizar combustivel: manutenção dos veículos

A manutenção regular da sua frota é uma medida fundamental na hora de aprender como economizar combustível. Isso envolve pneus, alinhamento, velas, filtros, motor e mais.

Manter seu veículo em boas condições evita o excesso de consumo. Diante disso, é preciso elaborar um cronograma de manutenção preventiva da frota, conforme manda o manual.

Confira algumas dicas de manutenção:

  • limpe o filtro de ar do motor com regularidade, respeitando o prazo de troca indicado no manual;
  • confira o manual do veículo com regularidade para fazer a revisão das peças no momento apropriado, com especial atenção às velas de ignição;
  • faça o alinhamento da direção a cada 10 mil quilômetros para evitar as rodas desalinhadas, que elevam o atrito do carro e, consequentemente, o consumo.

6. Não dirija com o tanque na reserva

Andar com tanque cheio economiza combustível? Nós acabamos de ver que o excesso faz mal. O outro extremo, que é o tanque na reserva, também não é uma opção.

O baixo nível de combustível no tanque provoca maior vaporização, ou seja, ocorre um desperdício de combustível. 

Além disso, partículas e sujeiras depositadas no fundo do tanque podem ser sugadas para o filtro. Isso pode ocasionar um entupimento que sobrecarregará a bomba, ou fazer com que a sujeira chegue às galerias e ao motor. 

Nada de dirigir com o tanque na reserva, ok?

7. Tenha atenção ao peso das cargas

Operar acima da capacidade do veículo pode representar um gasto muito maior, além de ser uma prática perigosa e ilegal.

Como apontamos, um caminhão com excesso de peso precisará de um trabalho maior para entrar em movimento, o que aumenta o gasto com diesel.

Além disso, provoca um desgaste prematuro do motor, dos eixos e dos pneus, o que pode ocasionar novos gastos com manutenção corretiva.

Portanto, mesmo que você queira aumentar o número de entregas e saber como economizar combustível na estrada, cuidado com a cubagem

8. Evite dirigir com as janelas abertas

Como economizar combustível com ar condicionado ligado? Em primeiro lugar, se o ar estiver ligado, não dirija com as janelas abertas. 

E se o ar não estiver ligado, também fique atento às janelas, mesmo em dias de calor. 

É uma questão puramente física. Quanto maior a corrente de ar entrando no veículo, maior a resistência aerodinâmica e maior o consumo de combustível. 

Tente manter as janelas mais fechadas sempre que puder, especialmente se estiver acima dos 60 km/h. 

9. Ligue o ar-condicionado apenas quando necessário

como economizar combustivel: ar-condicionado apenas quando necessário

São inúmeros os testes feitos analisando o impacto do uso de ar-condicionado no consumo de combustível dos carros e eles variam bastante. 

Além disso, não há tantas referências aplicáveis a caminhões. Então, como economizar combustível com ar condicionado ligado?

Há estimativas que apontam uma economia de 3% sem o uso de ar-condicionado, o que não vale o sofrimento do motorista em dias de calor.

A dica geral neste caso é saber usar o ar-condicionado. Veja dois exemplos a seguir:

  • Como economizar combustível na cidade em dias mais frescos? Como a velocidade é mais baixa, não há necessidade de usar o ar-condicionado.
  • Como economizar combustível na estrada em dias muito quentes? Feche as janelas e use o ar quando estiver acima dos 60 km/h. 

10. Tenha cuidado ao instalar acessórios nos veículos

O que fazer para reduzir o consumo de combustível? Outra dica importante é ter cuidado ao instalar acessórios nos veículos, pois eles podem aumentar o gasto.

Isso porque eles aumentam o peso do caminhão e mudam suas características originais, o que, em alguns casos, aumentam a resistência contra o ar e prejudicam a aerodinâmica.

Como pontuamos, esses são fatores que aumentam o consumo final de diesel.

11. Troque as marchas sempre na rotação correta

Outra dica para aprender como dirigir corretamente para economizar combustível diz respeito às marchas.

Existe uma rotação ideal para economizar combustível? Você sabe qual marcha economiza mais gasolina?

Em geral, quanto mais baixa a rotação do motor, menos combustível é consumido. Portanto, evite manter as rotações do motor elevadas.

Se o motorista está em quinta marcha e em velocidade constante, sem forçar o veículo, ótimo. É a rotação ideal para economizar combustível.

É preciso estar sempre atento para trocar de marcha no momento ideal. Isso evita perda de velocidade e acelerações desnecessárias.

12. Atente-se às condições dos pneus

como economizar combustivel: condições dos pneus

A pressão dos pneus, o alinhamento e o balanceamento são fatores de impacto no gasto de gasolina, álcool ou diesel. 

Como economizar combustível pensando nesses fatores? Confira:

  • mantenha os pneus com uma pressão adequada para evitar o excesso de consumo;
  • verifique a calibragem dos pneus semanalmente ou conforme a necessidade da frota;
  • faça o alinhamento correto para evitar o desgaste dos pneus e verifique o balanceamento para evitar trepidações ao dirigir. 

Quer entender melhor essas dicas sobre como economizar combustível?

Pneus murchos estão em maior contato com o solo, o que aumenta o atrito e exige mais energia do motor para manter o veículo em movimento. 

Pneus muito cheios geram desgaste irregular e reduzem seu tempo de vida. 

Por isso, consulte o manual do proprietário para fazer a calibragem correta de cada eixo. E atente-se, claro, à carga. A pressão pode variar conforme o peso.

O alinhamento e o balanceamento também previnem o maior atrito dos pneus no solo e não deixam que o veículo perca desempenho.

13. Faça o planejamento das rotas

Por fim, nossa última dica sobre como economizar combustível é o planejamento de rotas, que pode ser realizado com precisão por um sistema de roteirização de entregas.

Toda vez que seu motorista para na estrada devido a uma via em obras, é preciso muito combustível para colocar o veículo em movimento. Um engarrafamento, então, é um pesadelo. 

Por isso, é importante monitorar e conhecer as condições de trânsito nas rotas para traçar os melhores caminhos e informá-los ao motorista. 

Existem aplicativos, como Waze e Google Maps, que auxiliam bastante na hora de verificar acidentes e perigos na via. 

Mas somente um sistema de roteirização consegue traçar os caminhos de acordo com as demandas empresariais, que exigem uma análise mais precisa sobre pedágios e outras questões.

Como economizar combustível: dúvidas frequentes

Existem questões muito comuns que abordam como economizar combustível. O que é mito e o que é verdade?

Você viu, por exemplo, como economizar combustível no trânsito com boas práticas de direção. Viu, também, que não existe uma rotação ideal para economizar combustível que se aplica a todos os veículos.

Agora é hora de ir além. Como economizar combustível na subida? Andar com o carro em ponto morto economiza combustível? Kit economia de combustível funciona?

Andar com tanque cheio economiza combustível?

Como falamos, o tanque próximo de sua capacidade total evita a evaporação do combustível. Por outro lado, quanto maior o espaço no compartimento do tanque, maior a evaporação e o consumo.   

Porém, lembre-se de ficar atento ao excesso, que pode causar transbordamento.

Andar com o veículo em ponto morto economiza combustível?

Não. Esse é um mito atual, mas que já foi verdade em épocas em que não havia o sistema de injeção eletrônica nos veículos, mas carburador. 

Atualmente, com a injeção, isso não faz mais sentido. Inclusive, andar com o veículo em ponto morto é uma prática perigosa e imprudente.

Qual a velocidade para economizar combustível?

Depende de vários fatores, como o tipo de carro, o tipo de estrada, as condições do trânsito, o clima e até o seu estilo de direção. 

No entanto, é possível poupar quando o veículo se mantém entre 40 e 70 km/h de forma constante, engatando na quinta marcha e enquanto dirige sobre um terreno plano.

Procure também ficar atento à rotação do motor e trocar as marchas no momento certo. Pois, não há uma rotação ideal para todos os veículos. 

Qual a marcha que gasta mais combustível?

Qual a marcha que gasta mais combustível?

Em geral, a primeira marcha deve ser usada apenas para sair com o carro parado ou em situações de baixa tração. A segunda marcha deve ser usada até cerca de 20 km/h, a terceira até cerca de 40 km/h, a quarta até cerca de 60 km/h e a quinta até cerca de 80 km/h.

Por isso, é possível economizar combustível ao adaptar a marcha às condições da via. Assim, em subidas, use uma marcha mais baixa para dar mais força ao motor e evitar que ele perca velocidade. Em descidas, use uma marcha mais alta para aproveitar o freio-motor e evitar o desgaste dos freios.

Como economizar combustível na subida?

Para aprender como economizar combustível na subida, é simples: utilize a marcha adequada. 

Quando o motorista utiliza uma marcha mais alta do que o necessário, o veículo pode perder potência e precisar reduzir a marcha na subida. Com isso, precisará acelerar mais, o que aumenta o consumo.

Portanto, se for um aclive mais acentuado, antecipe-se e reduza a marcha para manter a rotação dentro da faixa verde. 

Como economizar combustível em carro automático?

Uma das dicas mais importantes para economizar combustível em carro automático é acelerar de forma progressiva, ou seja, sem pisar fundo no pedal do acelerador. 

Isso porque, quando você acelera bruscamente, o câmbio automático tende a demorar mais para fazer as trocas de marcha, o que faz com que o motor trabalhe em rotações mais altas e consuma mais combustível.

É possível também utilizar o start-stop que é um sistema que desliga o motor automaticamente quando o carro está parado, como em um semáforo ou em um congestionamento, e religa quando o motorista pisa no freio ou no acelerador. 

Esse sistema ajuda a economizar combustível ao evitar que o motor fique funcionando desnecessariamente quando o carro não está se movendo.

​​Como economizar combustível no trânsito?

Evite acelerar e frear bruscamente para não desperdiçar combustível e desgastar os componentes do veículo. Além disso, use o ar-condicionado com moderação e prefira ligá-lo em baixa velocidade. Se possível, abra as janelas para ventilar o interior do carro antes de acionar o ar-condicionado.

Vale ressaltar também que deixar a manutenção do seu carro em dia auxilia na eficiência do motor e economiza combustível, já que todas as suas peças estão funcionando adequadamente.

Existe algum aparelho para economizar combustível?

Não. 

Economizar combustível com vapor de gasolina é um mito, assim como economizar combustível com hidrogênio.

Kit economia de combustível funciona? Até o momento, não temos nenhum aparelho para economizar combustível que se mostrou eficaz.

Ou seja, kit de hidrogênio, vapor de gasolina, potencializadores de combustível, acendedor de cigarros e OBD2, Eco Chip, Powermag, nada disso é eficiente para economizar combustível.

Para ter economia, siga as dicas que demos sobre economizar combustível e fazer o planejamento de rotas.

TOTVS Planejamento de Rotas

O TOTVS Planejamento de Rotas é o sistema da maior empresa de tecnologia do Brasil capaz de reduzir custos em diversos aspectos.

Com essa solução, o empresário pode otimizar sua gestão de entregas com mapas completos de todo o trajeto, o que melhora a experiência de entrega e fideliza os clientes.

Confira este breve vídeo com a demonstração da solução:

Você só precisa de um computador com acesso a internet para acessar o TOTVS Planejamento de Rotas e utilizar todas as suas funcionalidades.

Com geolocalização, roteirização e a visualização das viagens, o gestor consegue otimizar sua logística e aprimorar toda a sua atividade.

Conheça o melhor sistema para rotas! Experimente grátis o TOTVS Planejamento de Rotas!

Nova call to action

Conclusão

Saber como economizar combustível é uma das atividades mais importantes para a gestão de frotas.

Boas práticas, como manutenção preventiva, abastecimento em locais confiáveis e na medida certa, bem como o planejamento de rotas por meio de um sistema, contribuem para um melhor aproveitamento do veículo.

Com isso, o gestor é capaz de reduzir um custo significativo em suas operações.

Conte com a TOTVS para otimizar sua atividade empresarial e continue acompanhando nosso blog para outras dicas!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.