Gerenciador de rotas: como funciona, benefícios e como escolher o melhor para sua empresa

Equipe TOTVS | 24 maio, 2022

Você já deve imaginar a função de um gerenciador de rotas, mas já conhece todos os benefícios que esse tipo de ferramenta pode trazer para o seu negócio?

O gerenciador auxilia no planejamento estratégico das rotas de entrega, por isso é tão importante para as empresas. Mas as vantagens vão muito além da definição do melhor caminho.

Quer conhecer todos os benefícios dos softwares de gerenciamento de rotas? Então, continue a leitura deste artigo com a gente!

O que é um gerenciador de rotas?

O gerenciador de rotas nada mais é do que um sistema que ajuda a empresa a definir o melhor trajeto para a frota. 

Para isso, o planejador vai muito além da indicação sobre o caminho mais curto até o destino, analisando diversos fatores para se chegar à rota mais eficiente de acordo com cada demanda.

Com o uso desses softwares, é possível automatizar o processo, o que contribui para a otimização do transporte e para a redução dos custos logísticos. 

Além disso, a tecnologia da automação aplicada na gestão de rotas é uma grande aliada para empresas de grande porte, que precisam administrar uma frota maior.

Fazer isso de forma manual é muito mais complexo, exige tempo e ainda é um processo com maiores chances de erros. 

Por outro lado, o gerenciador auxilia na organização das entregas e no planejamento estratégico das rotas entre cidades, trazendo inúmeros benefícios para a empresa.

Como funciona um gerenciador de rotas?

Na prática, o gerenciador de rotas funciona de maneira bem simples: basta informar alguns dados sobre a entrega, como o endereço final, e a ferramenta gera automaticamente diversas opções de trajeto.

Para fazer isso, os sistemas contam com conjuntos de algoritmos específicos que possibilitam a automação de processos.

Hoje, existem diversos modelos de softwares que auxiliam na gestão de rotas, desde os mais básicos até os mais completos, com inteligência artificial, por exemplo.

Quanto mais completo o sistema, mais informações são fornecidas para o planejamento logístico. 

No momento de definir um caminho, algumas soluções permitem a inclusão de dados mais detalhados para uma gestão mais eficiente.

Informações como pausa para almoço, picos de congestionamento ou ainda as condições da estrada são apenas alguns dos muitos fatores avaliados pelos softwares. 

É possível, inclusive, fazer tudo isso de maneira individualizada, traçando rotas diferentes para cada veículo e para cada motorista de forma totalmente automatizada.

Quais são os benefícios de contar com um gerenciador de rotas?

O planejador de rotas se tornou uma ferramenta essencial no dia a dia dos gestores de frotas e é a solução ideal para quem deseja otimizar os serviços logísticos da empresa. 

Um bom software é capaz de aumentar a produtividade das entregas, agilizar processos e ainda trazer economia para o seu negócio.

Os benefícios não param por aí. Então, se você quer conhecer outras vantagens do gerenciador de rotas, é só seguir a leitura. 

Economia de tempo e de recursos

Uma das principais vantagens do planejador de rotas para entregas é a economia, tanto de tempo quanto de recursos.

Isso porque as ferramentas avaliam fatores como trânsito, trajetos mais rápidos, despesas com pedágios e até mesmo o valor gasto com combustível em cada caminho.

Dessa forma, é possível evitar horas perdidas em engarrafamentos, encontrando rotas alternativas muito mais rápidas e econômicas para os motoristas.

Além disso, o software para gerenciamento de rotas permite identificar as estradas com melhores condições estruturais. 

Com isso, o gestor consegue trabalhar outro ponto de economia: a manutenção dos veículos. 

Ao transitar por vias bem conservadas, evitam-se problemas mecânicos com os veículos e ainda é possível garantir uma viagem muito mais segura para o motorista.

Aprimoramento da gestão

Os softwares de gerenciamento de rotas têm o grande benefício de conectar todos os envolvidos no processo logístico, desde o gestor da frota aos motoristas, incluindo também a equipe de vendas.

Essa conectividade facilita a comunicação entre as áreas, otimizando a gestão logística. 

A possibilidade de reunir diversos dados de diferentes setores em uma mesma plataforma é uma das melhores maneiras de aprimorar os processos internos da empresa.

Isso porque a integração traz mais agilidade e precisão em cada etapa, o que reflete no desenvolvimento da empresa de uma maneira geral.

Com os sistemas logísticos bem definidos, é possível também focar em outros setores, buscando as melhores estratégias para o crescimento e, consequentemente, aumento nos lucros.

Melhor visibilidade e coordenação dos recursos logísticos

A roteirização de cargas viabiliza o acompanhamento de todas as etapas de entrega, facilitando o controle sobre a frota.

Independente da quantidade de veículos, o gestor consegue ter uma visão mais ampla sobre todo o processo. 

Com isso, é possível observar estratégias bem sucedidas e pontos que podem ser aprimorados para garantir mais eficiência e economia nas demandas logísticas.

Essa análise também contribui para o aprimoramento da coordenação dos recursos dentro deste setor, trazendo insights sobre pontos de economia e investimentos importantes para gerar melhores resultados.

Planejamento estratégico de rotas

A principal função do gerenciador de rotas é auxiliar no planejamento logístico, buscando as melhores estratégias para torná-lo mais eficiente. 

Para isso, o software analisa diversos fatores e apresenta diferentes alternativas para que você possa escolher a mais vantajosa de acordo com as suas demandas. 

Mesmo que o destino seja igual, nem sempre o trajeto que funcionou bem da primeira vez será o mais eficiente na próxima. 

Acidentes, obras e trânsito, por exemplo, podem atrapalhar o tempo de viagem e fazer com que uma rota alternativa seja a melhor opção.

O planejador de rotas avalia todos os fatores que podem influenciar na rota de maneira automática, entregando os resultados completos para você.

Além do planejamento, o software também fornece dados atualizados no momento do transporte, indicando para o motorista os melhores caminhos, caso haja algum impedimento no trajeto previamente determinado.

Possibilidade de integração com outros sistemas

Outra grande vantagem dos gerenciadores de rotas é a possibilidade de integração com outros sistemas, que podem complementar o planejamento logístico.

Um bom exemplo disso é a incorporação dos softwares para gerenciamento de rotas com ferramentas de relacionamento com o cliente, conhecidas como CRM

Essa associação permite, por exemplo, identificar os endereços de clientes e já definir, automaticamente, as melhores rotas de entrega para cada destino registrado no banco de dados da empresa.

Dessa forma, você consegue identificar o tempo e as despesas da viagem, assim como definir qual o centro de distribuição mais próximo, reduzindo custos logísticos e agilizando o trajeto.

Maior segurança nas entregas

Além de possibilitar a identificação das estradas com as melhores condições, reduzindo os riscos de acidentes, os softwares também mostram as rotas mais seguras em relação aos índices de criminalidade, por exemplo.

Infelizmente, ainda existem muitas regiões com registros frequentes de roubo de carga, por isso, contar com esse tipo de avaliação é fundamental.

Para se ter uma ideia, a NTC & Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística) apontou 14 mil ocorrências registradas só em 2020.

Segundo a pesquisa, isso gerou um prejuízo de R$1,2 bilhão. Fora o prejuízo financeiro, ainda é preciso gerenciar um retrabalho das entregas perdidas, o que pode atrapalhar a produtividade. 

Com o planejador de rotas, é possível encontrar caminhos alternativos e evitar as regiões consideradas mais perigosas.

Melhora na satisfação dos clientes

Você sabia que o atraso nas entregas está entre os principais motivos de reclamações dos consumidores?

Uma pesquisa do Procon mostrou que 31 mil registros de reclamação em 2020 foram relacionados ao atraso ou a não entrega do produto.

Por outro lado, cliente feliz é sinônimo de empresa feliz, e um bom planejamento logístico estratégico reflete diretamente na satisfação dos consumidores.

Afinal, com a otimização da frota, as entregas chegam muito mais rápido, sem perder a qualidade do serviço. 

Além disso, os sistemas atuais permitem que o cliente acompanhe o andamento do transporte, indicando a previsão de entrega dos produtos.

Para a empresa, a consequência é o estabelecimento de uma relação de confiança com o cliente, aumentando as chances de fidelização.

Aumento da produtividade

Por último, mas não menos importante, não poderíamos deixar de destacar a importância do gerenciamento de rotas para o aumento da produtividade na empresa.

O software otimiza o tempo das entregas e fornece dados que auxiliam na tomada de decisões

Com ele, é possível saber quantos veículos são necessários para atender à demanda do seu negócio, por exemplo.

Além disso, um bom planejamento reduz o tempo gasto no transporte e pode até aumentar a capacidade de entregas diárias para um mesmo veículo.

Outra consequência positiva de uma boa gestão logística é a possibilidade de expandir a empresa, já que você consegue traçar planejamentos eficientes para uma quantidade maior de entregas.

Que tipo de empresa precisa de um gerenciador de rotas?

Como as configurações dos softwares para gestão de rotas costumam ser totalmente personalizáveis, é possível adaptar a ferramenta para os mais diversos tipos de negócio.

Veja a seguir os principais tipos de organização que utilizam um planejador de rotas:

  • transportadoras;
  • empresas que entregam suas próprias mercadorias;
  • companhias que trabalham com entrega aberta – ou seja, com viagens que fazem diversas remessas no mesmo trajeto.

Vale destacar que os gerenciadores não são úteis apenas para empresas de grande porte. Os negócios menores também podem se beneficiar dos recursos de automação.

Enquanto empresas maiores podem usar o software para facilitar a gestão de uma quantidade maior de veículos e motoristas, estabelecimentos menores conseguem gerenciar o tempo e a produtividade nas entregas.

A relação entre motoristas experientes e os gerenciadores de rotas

Uma rota previamente planejada traz mais segurança aos motoristas, já que os softwares indicam os caminhos mais eficientes e reduzem os riscos de acidentes.

Contudo, muitos motoristas com mais experiência na estrada ainda relutam em aceitar as rotas planejadas por sistemas automatizados.

Neste momento, é importante fazer a conscientização dos condutores, apresentando todos os benefícios proporcionados pelo planejador de rotas para entregas.

Isso é fundamental para que a roteirização realmente gere efeitos positivos para a empresa e para os colaboradores. 

A dica é procurar oferecer workshops, palestras e treinamentos para que a equipe se familiarize com a tecnologia e entenda as vantagens de utilizá-la no dia a dia.

O que analisar ao escolher um gerenciador de rotas?

Para aproveitar todos os benefícios que apresentamos ao longo deste conteúdo, é importante buscar um gerenciador de rotas de qualidade.

No momento da escolha, existem alguns pontos que você não pode deixar de considerar. Veja quais são eles:

  • considere os seus objetivos com o uso de um roteirizador;
  • conheça as necessidades da empresa;
  • verifique as funcionalidades e os benefícios de cada plataforma;
  • avalie o custo-benefício de diferentes softwares.

Com esses fatores em mente, compare os sistemas disponíveis no mercado com atenção e defina a opção mais adequada de acordo com as suas demandas e objetivos.

Existe algum gerenciador de rotas grátis?

Sim, existem gerenciadores de rotas grátis, mas eles costumam ser bem limitados. 

As versões gratuitas podem atender a algumas demandas básicas, mas nem sempre oferecem informações mais detalhadas, como tempo de viagem ou rotas mais econômicas.

Além disso, é importante ficar atento, pois alguns gerenciadores gratuitos não são seguros. 

Uma boa alternativa é encontrar plataformas com um período de teste gratuito, como o TOTVS Roteirização e Entregas, para entender se a ferramenta oferece tudo o que você precisa. 

TOTVS Roteirização e Entregas

Com planos para empresas de todos os tamanhos, o software para gerenciamento de rotas da TOTVS é a ferramenta ideal para quem deseja unir praticidade, segurança e otimização em um só lugar.

O planejador garante mais eficiência e economia nas entregas, trazendo todos os benefícios de uma boa gestão logística para o seu negócio.

Conheça as principais funcionalidades da ferramenta:

  • geolocalização para criar uma base de endereços personalizada;
  • acompanhamento das viagens;
  • disponibilidade para todos os ERP do mercado;
  • contratação por assinatura, com cobrança de acordo com o seu volume de viagens.

O software disponibiliza um período de trial para que você possa experimentar os recursos de maneira gratuita antes de escolher o melhor plano para o seu negócio.

Garanta mais agilidade nas suas entregas com o planejador de rotas da TOTVS!

Nova call to action

Conclusão

Depois das informações compartilhadas neste conteúdo, ficou fácil visualizar todos os benefícios que um software gerenciador de rotas traz para as empresas, não é mesmo?

Independente do tamanho do seu negócio, estar com as demandas logísticas bem estruturadas é fundamental para evitar problemas nas entregas e prejuízos na receita.

Com um bom planejador de rotas, é possível organizar sua frota, aumentar a produtividade nas entregas e ainda garantir a satisfação do cliente.

Para garantir todas essas vantagens, não deixe de conhecer o TOTVS Roteirização e Entregas

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.