Transporte de animais: entenda a legislação e as dicas para otimizar o processo

Equipe TOTVS | 08 março, 2023

O transporte de animais não é uma novidade para empresas que trabalham no ramo da pecuária e até mesmo no mercado pet.

Dentro da logística, essa é uma atividade bastante comum, porém, extremamente complexa.

O tipo do veículo, a espécie dos animais e outras características vão impactar na forma de fazer o transporte e, eventualmente, gerar muitos desafios.

Também é preciso considerar a legislação, afinal, há leis específicas quanto às formas adequadas de transportar animais.

Tanto para pets quanto animais de grande porte, há algumas diretrizes que precisam ser seguidas para segurança e eficiência do transporte.

No transporte pecuário, é preciso ter cuidados antes, durante e depois da viagem, por isso vamos abordar esses detalhes.

Acompanhe a leitura e entenda tudo sobre o transporte de animais em diferentes tipos de frotas. Boa leitura.

Como funciona o transporte de animais?

O transporte de animais é uma tarefa bem complexa da logística, exigindo habilidade especializada e certa experiência.

Para pessoas físicas, é preciso respeitar algumas leis. Para as empresas, as burocracias são ainda maiores.

Essa demanda funciona por meio da montagem de uma equipe com experiência, que deve colaborar para transportar os seres vivos com segurança e eficiência. 

Isso inclui adquirir permissões e vacinas adequadas, organizar rigidamente os tempos de transporte coreografados e garantir a saúde, segurança e conforto dos animais durante todo o processo de transporte. 

Cada detalhe do transporte de animais é adaptado de forma única de acordo com as necessidades de cada nicho de mercado e espécie transportada. 

O resultado final é um tipo único de quebra-cabeça que nos permite experimentar em primeira mão o quão verdadeiramente fascinante pode ser o transporte de seres vivos.

Atualmente, há empresas de logísticas especializadas em fazer esse transporte de carga viva, como é chamado tecnicamente. Essas transportadoras executam a atividade de forma legalizada e profissional.

Porém, temos que considerar que cada tipo de animal vai demandar preparações diferentes, como veremos a seguir.

Nova call to action

Transporte de pets

Para transporte de cachorro de grande porte em carro de passeio, é preciso ter um cinto especial para prender o cão com segurança.

Para gatos e cães pequenos, é preciso o uso de caixas especiais, por serem animais mais ágeis e por vezes ariscos, que se soltos podem distrair e atrapalhar o condutor.

Para empresas logísticas que fazem o transporte profissional de pets, o veículo deve ser preparado para acomodar os animais com segurança, seguindo as normas da legislação.

Transporte de outros animais

Os animais da pecuária demandam outro tipo de transporte e, diferente dos pets, eles não enjoam, portanto podem comer em trânsito.

Além disso, os caminhões possuem estruturas semelhantes a baías para que cada animal seja acomodado individualmente.

Isso é importante para que haja também formas do animal se hidratar durante a viagem, pois a tendência é perder muito líquido pela urina e suor.

Então, para viagens longas é fundamental garantir o máximo bem-estar do gado.

Veículos usados

Falando especificamente do transporte de gado, utilizam-se caminhões com carroceria, e esta deve ser aberta.

Esses são chamados de carroceria boiadeira e são usados no transporte de bois e cavalos.

Para animais menores, como no transporte de frangos, é utilizada a carroceria gaiola.

No caso de pets, é comum vermos vans e utilitários adaptados para transportar os animais de forma mais confortável e segura.

Geralmente, são utilizadas por pet shops e pet daycares, e nesse caso o veículo precisa ter uma boa ventilação e pontos para prender os cães.

Lembrando que os gatos devem ir nas caixas transportadoras.

Transporte interestadual

Para viajar de um estado para o outro é preciso seguir as legislações de ambos os estados, tanto o de partida quanto o de destino.

Para pets em carros, deve-se seguir as mesmas regras, já para o transporte pecuário é preciso também obter documentações específicas.

Transporte internacional

Para transportes internacionais vamos considerar viagens de avião, que em tese correspondem ao maior volume de viagens para fora do país.

Para levar um pet em viagens internacionais é preciso apresentar um atestado assinado por um veterinário, bem como o cartão de vacinas para comprovar que está tudo em dia.

Os pets podem viajar sozinhos no porão do avião em caixas transportadoras especiais, desde que atendam aos requisitos de peso máximo.

As companhias aéreas têm equipes especializadas para isso, e é importante que você faça a reserva desse serviço, pois os voos tem limite de carga viva que podem transportar.

Transporte de outros animais no âmbito internacional, tendem a ser feitos por meio de navios especializados em carregar carga viva.

Isso acontece muito em exportação de gado ou envio de animais resgatados que vão retornar ao seu habitat natural.

O que diz o CTB sobre transporte de animais?

Sobre o transporte de animais no modal rodoviário, é importante entendermos as legislações que incidem sobre esse tipo de processo.

Quem regula isso é o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Na lei, é permitido trafegar com animais em carro de passeio seguindo as regras de segurança.

Para animais da pecuária, a regulamentação segue o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) bem como normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Dentre as exigências do órgão estão:

  • Veículo adaptado para abrigar os animais com segurança e conforto, com espaço para que os animais fiquem em posição natural (em pé);
  • O espaço onde estão armazenados deve ter visibilidade parcial dos animais, além de permitir circulação do ar;
  • A temperatura deve ser controlada para caso de caminhões baú, para que os animais tenham o menor estresse possível;
  • O piso da embarcação deve ser adequado com atrito suficiente para que os animais não caiam e sofram menos impactos nas curvas.

Entenda quando não é indicado o transporte de animais

Há situações no qual é preciso evitar o transporte de animais em qualquer modal, salvo viagens de emergência ao veterinário, por exemplo.

Alguns dos casos em que não se recomenda o transporte de animais são:

1. Animal idoso

Animais em idade avançada podem sofrer um alto estresse durante o transporte, o que pode reduzir e muito sua expectativa de vida.

Principalmente viagens longas, que não são recomendadas para animais em idade avançada.

É comum que veterinários façam atendimento no local para que não seja necessário o deslocamento desses animais.

2. Problemas de saúde

Caso o animal já tenha uma condição de saúde debilitante, como disfunções renais, problemas cardíacos, neurológicos e afins, não é recomendado o transporte.

Em caso de necessidade, como uma mudança de casa, por exemplo, é ideal consultar um veterinário antes para definir os protocolos que garantam conforto e segurança.

3. Fêmeas gestantes

Em muitos casos as companhias de transportes proíbem o embarque de animais gestantes, pois pode trazer grandes riscos aos filhotes e à mãe.

Quais documentos são necessários para o transporte de animais?

Conforme mencionado, além de legislações sobre o transporte, há documentações que são necessárias para o transporte de animais.

Em viagens de ônibus intermunicipais e interestaduais, os animais precisam estar em caixa de transporte adequada.

Cada empresa de ônibus pode ter seus critérios quanto ao transporte, mas em geral exigem o atestado de saúde fornecido pelo veterinário.

O documento tem validade de 5 dias, podendo ser necessário conseguir um novo para viagem de volta.

Para viagens com o veículo próprio, é necessário a mesma documentação e seguir as regras do CTB que já citamos.

Outros documentos são o CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos expedidos pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários.

Para viagens internacionais, são documentações importantes.

Realizando o transporte de animais de maneira segura

Compreender a legislação é importante, segui-la mais ainda. 

Além disso, há boas práticas a serem aplicadas que trarão mais segurança e conforto para os animais.

Manter o animal sempre bem preso é fundamental por várias razões já citadas, mas principalmente para garantir a integridade dele.

Evite também deixar que os animais coloquem a cabeça para fora, pois além de ser uma infração, representa grande perigo.

No transporte pecuário, as carrocerias apesar de serem abertas, possuem barras para que cavalos, bois e afins não fiquem com o corpo projetado para fora do veículo.

Por fim, a temperatura do veículo é muito importante, ainda mais para animais que são mais sensíveis ao calor como algumas raças de bovinos adaptadas a climas mais frios.

Animais debilitados

Em caso de animais debilitados é preciso criar uma situação para que o transporte seja o mais rápido possível.

Antes de sair, certifique-se que o destino já esteja pronto para receber o bicho, com caminhos desobstruídos e água potável disponível.

Geralmente são transportes feitos em caráter de emergência.

Motorista

Para o condutor, é recomendável não interagir com os animais durante o trajeto para que não cause distrações.

Número de animais permitidos

O Projeto de Lei 207/21 regulamenta o transporte de animais de pequeno porte (até 10 kg) nos modais aquaviários, aéreos e terrestres, e dá direito aos proprietários de terem até 2 animais por viagem.

Conforme já mencionamos, existe um limite de capacidade dos veículos e é preciso avisar as empresas de transporte com antecedência.

Vale lembrar que esse projeto de lei ainda está em tramitação, portanto ainda vale as regras das empresas.

Para a pecuária, o número não pode exceder as capacidades do veículo e precisa atender as normas citadas que garantem segurança e conforto dos animais.

Quais são os principais desafios do transporte de animais?

Os maiores desafios logísticos enfrentados no transporte de animais é a ocorrência de mortes. 

Principalmente em grandes distâncias, um estresse muito grande é gerado nos bichos. Diante disso, se há um falecimento, podem ocorrer inúmeros problemas sanitários para quem faz o transporte.

No caso de transporte pecuário, os animais são transportados em pé e, quando passam muito tempo nessa posição, existe a tendência natural de se deitarem para descansar.

Nessa posição, aumentam os riscos de morte dos animais.

Por isso, a logística para transporte de animais precisa considerar muitos fatores em um planejamento para garantir a integridade do animal e o sucesso da operação.

Como a tecnologia pode ajudar no transporte de animais?

Se sua empresa faz transportes de animais de pequeno e grande porte, é preciso levar em consideração tudo o que foi falado.

Mas, em resumo, encurtar o tempo da viagem é a melhor opção.

Com o planejamento de rotas da TOTVS, você tem a tecnologia ao seu lado para otimizar as rotas, reduzir custos e garantir bem estar dos animais transportados.

Temos planos de todos os tamanhos, prontos para atender um pequeno pet day care que precisa pegar os pets em domicílio, até uma indústria pecuária que transporta gado em grande volume.

Nossa tecnologia de ponta permite um planejamento mais assertivo, encurtando tempo de viagem e deixando os transportes mais eficientes.

E não é só isso, nossa solução pode fazer muito mais pela logística da sua empresa. Saiba mais.

Conclusão

O transporte de animais é uma atividade que eventualmente nos deparamos na nossa vida pessoal e também na profissional, por isso é importante entender tudo que permeia.

Após entender as legislações, documentações e cuidados, você já tem o que precisa para fazer deslocamentos mais seguros e eficientes.

Aplicar a tecnologia de planejamento de rotas da TOTVS a esses transportes deixa a operação mais assertiva, trazendo bem estar aos animais e reduzindo custos na sua logística.

Fique por dentro dos nossos próximos conteúdos para conhecer novas dicas, assine nossa newsletter.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.