Cartão private label vale a pena? Veja suas vantagens para o varejo

O cartão private label é uma maneira de trazer mais exclusividade para uma loja, oferecendo ofertas e condições especiais para os consumidores que optam por usá-lo. Cerca de 70% dos brasileiros que fazem uso de cartões de crédito possuem três ou mais deles, de acordo com um levantamento feito pela Serasa. Ou seja, estamos falando …

Equipe TOTVS | 02 agosto, 2023

O cartão private label é uma maneira de trazer mais exclusividade para uma loja, oferecendo ofertas e condições especiais para os consumidores que optam por usá-lo.

Cerca de 70% dos brasileiros que fazem uso de cartões de crédito possuem três ou mais deles, de acordo com um levantamento feito pela Serasa. Ou seja, estamos falando de um público que não tem problema com essa modalidade de pagamento — muito pelo contrário.

No entanto, muitos clientes perdem a oportunidade de fazer esse tipo de compra e, ao mesmo tempo, muitos empreendedores perdem a chance de oferecer esse serviço.

Mas como essa solução realmente funciona dentro do negócio? O que esperar de um cartão private label? É realmente uma facilidade ou vai se tornar dor de cabeça para minha empresa? Vamos responder a todas essas perguntas a seguir. Boa leitura!

Nova call to action

O que é private label?

Antes mesmo de falar sobre cartão, vamos entender o que é private label.

Private label é um termo em inglês que quer dizer marca própria. Basicamente, é um formato de negócio em que uma empresa terceiriza a criação de um produto com seu nome

O private label se aplica a vários setores e segmentos. No varejo supermercadista, por exemplo, encontramos nas prateleiras diversos produtos distintos com o nome do próprio supermercado a um valor mais acessível.

Outro bom exemplo são os produtos exclusivos do setor têxtil. Mesmo sem contar com um parque fabril, lojas de roupas têm a possibilidade de produzir peças da própria marca e colocá-las no mercado.

O que é um cartão private label?

O cartão private label é um cartão que uma loja ou rede varejista oferece aos seus clientes para ser usado apenas no próprio estabelecimento. Por isso, eles não têm vínculo com bandeiras tradicionais de crédito.

Nascido nos anos 2000, esse tipo de cartão de crédito surgiu como uma substituição aos sistemas de crediário. Ele também foi criado para facilitar a compra e atender principalmente ao público de baixa renda.

Costuma ser muito usado no setor varejista, porém, pode e deve ser adaptado em qualquer área, já que tem muitas vantagens. Seu grande objetivo é criar um vínculo maior com o público específico da loja.

Como funciona o cartão private label?

O cartão private label é uma solução totalmente customizada. A marca pode escolher o cartão que melhor se encaixa ao perfil de seus clientes e oferecer as vantagens mais adequadas para eles.

Para isso, é preciso que essa modalidade seja emitida por uma empresa de financiamento comercial. Somente a partir disso, o cartão será concedido pelos lojistas aos seus clientes. 

Ou seja, apesar de ser marca própria, depende de uma instituição financeira por trás.

Com o cartão em mãos, o cliente pode usá-lo para fazer compras no próprio estabelecimento. Assim, ele terá condições exclusivas de pagamento e até mesmo descontos especiais na hora da compra.

Qual a diferença entre o cartão private label e o white label?

Além do private label, existe o cartão white label. Mas o que difere um do outro?

A diferença é que o cartão white label — que também leva o nome de co-branded ou cartão híbrido — possui uma bandeira. Isso faz com que, diferentemente do private, ele possa ser usado em outros estabelecimentos, além da loja responsável.

Em resumo, esse tipo de cartão é feito em parceria: uma loja física que quer promover o seu cartão junto com uma determinada bandeira.

Outra diferença é que o cartão híbrido permite a integração a plataformas white label de banking digital. Já o private label tem operações financeiras limitadas.

No entanto, essas questões nem sempre se tornam problemas, pois quem faz esse cartão entende que é para usar apenas na loja e esse é também seu objetivo.

Por outro lado, o que os une é que os dois levam o nome da empresa que os disponibiliza. Além disso, ambos vão se destacar por oferecer condições especiais ao consumidor, certo?

Por que oferecer o cartão private label no varejo?

O cartão private label tem muitas vantagens para o comércio, por isso, é uma excelente escolha para qualquer lojista. Entre elas, podemos destacar:

  1. Fortalece a autoridade da marca;
  2. Apresenta menos burocracia;
  3. Atrai mais clientes;
  4. Eleva o faturamento;
  5. Aumenta as taxas de fidelização;
  6. Agiliza o pagamento;
  7. Reduz a inadimplência;
  8. Auxilia no controle financeiro.

A seguir, vamos falar sobre cada um desses benefícios!

Fortalece a autoridade da marca

O cartão private label é uma forma de mostrar ao consumidor que a sua loja vai além das vendas. Ele tem bastante poder de criar laços mais fortes com o público e, assim, representar com orgulho a marca.

Muitas vezes, a impressão que oferecer um cartão próprio de uma loja ou marca passa é de autoridade. Afinal, a loja está tão consolidada a ponto de desenvolver esse tipo de serviço. Faz sentido?

Oferecer cartões com o selo da empresa também ajuda a diferenciar-se dos concorrentes. É uma forma de reafirmar os valores e mostrar que existe um relacionamento entre a loja e os consumidores.

Apresenta menos burocracia

A maioria das lojas que oferecem cartão private label oferecem na condição de “cartão pré-aprovado”. Ou seja, o cliente não precisa passar por um longo processo de aprovação, como é necessário quando usa cartões emitidos por bancos.

No geral, o cliente precisa apresentar apenas os seus documentos pessoais. Além disso, como o crédito é com a própria rede varejista, não é preciso fazer uma análise do histórico bancário do consumidor.

Isso faz com que os clientes vejam essa chance de obter crédito de uma maneira bem menos burocrática.

Atrai mais clientes

Um pouco atrelado à vantagem anterior, oferecer a solução de parcelar as compras com um cartão da loja pode atrair diversos novos clientes. Principalmente aqueles que têm dificuldades de acesso ao crédito.

Estamos falando de um país que conta com uma grande parcela de desbancarizados — segundo dados da Locomotiva, um em cada três brasileiros não têm conta em banco.

São mais de 45 milhões de brasileiros sem acesso aos serviços bancários. No entanto, isso não é sinônimo de descapitalização: eles movimentam, ainda assim, cerca de R$817 bilhões todos os anos.

Isso faz com que essa oportunidade seja vista de forma muito positiva para clientes e, assim, eles passem a se tornar consumidores da sua marca para ter um cartão de crédito também.

Eleva o faturamento

Melhores condições vão fazer com que seus compradores passem a consumir mais na sua loja do que em outros estabelecimentos da concorrência, justamente por terem essa facilidade.

E, com mais clientes, naturalmente, há mais compras. Ao fornecer um crédito especial — principalmente de parcelamento —, o volume de vendas também aumenta.

Mas, além disso, o ticket médio também pode aumentar. Dispor de um crédito próprio que não comprometa os limites do cartão de crédito convencional pode ajudar nisso.

Muitas vezes, o cliente pode entrar com o objetivo de comprar apenas uma peça, mas devido a ofertas disponíveis, por exemplo, por descontos progressivos no cartão, ele pode comprar mais de uma.

Aumenta as taxas de fidelização

Provavelmente essa vantagem já é bem óbvia, mas é importante frisar: o cartão private label ajuda a aumentar as taxas de fidelização dos clientes. O maior número de vendas e o maior número de consumidores fiéis estão associados.

Isso se dá porque oferecer cartões é como dizer aos clientes que eles fazem parte de um grupo especial. Ele se torna como uma espécie de cartão de membros, em que os consumidores são recompensados por suas ações em loja.

E, se as pessoas estão comprando mais no seu estabelecimento por essas vantagens, é normal que elas se tornem fiéis à sua marca. E fidelidade é um excelente caminho para conseguir construir, por exemplo, marketing boca a boca.

Agiliza o pagamento

Não só fazer o cartão é rápido como comprar nele também é. Com o private label, o processo de compra é mais rápido. O cartão liga os dados do cliente com a conta da loja e, assim, dispensa a necessidade de cartões bancários.

A agilidade na transação é muito importante para o cliente, pois, assim, ele não precisa se preocupar em andar com cartões de diferentes bancos. Ou ainda, ter que digitar os dados manualmente, quando for pagar com cartão convencional.

E também não precisa se deslocar até um banco para realizar a cobrança da fatura: isso é feito automaticamente todo final de mês pelo cartão private label.

Reduz a inadimplência

Outro benefício importante de se oferecer cartão private label é que ele favorece o controle da inadimplência. Mas como ele faz isso? Diferentemente do antigo crediário ou de cheques pré-datados, há uma maior flexibilidade nesse formato.

Além disso, ao utilizar essa solução, não existem cobranças indevidas dos bancos. Assim, as chances do cliente não pagar suas parcelas é muito menor.

Afinal, quando se tem um cartão próprio para loja, a ideia é oferecer incentivos e descontos exclusivos que facilitem o processo de pagar as contas, certo?

Auxilia no controle financeiro

Em último lugar, o cartão private label ajuda no controle financeiro de uma empresa. O motivo disso é que existe a possibilidade de adiar o pagamento de uma compra.

No lugar de simplesmente não pagar, ele vai fazer isso com juros. Ao mesmo tempo, o prazo também faz com que o cliente possa se planejar em casos de imprevisto, evitando endividamentos.

Ele também pode acompanhar as compras efetuadas e faturas pelo aplicativo ou portal do cliente. Tudo isso vai interferir diretamente nos valores a receber da sua loja.

Empresas brasileiras que disponibilizam esse tipo de crédito

Esse tipo de cartão tem dado tão certo que não é difícil encontrar muitas empresas varejistas que aderiram a essa modalidade.

Pensando em supermercado, podemos destacar o cartão private label Carrefour. Além desse, há também o do Pão de Açúcar, Assaí Atacadista, entre outros.

As marcas de roupas também são bastante conhecidas por fazerem isso. É o caso do cartão private label C&A, das Lojas Renner, Marisa e Riachuelo.

O cartão private label é uma boa solução para pequenas empresas?

Esse cartão é uma excelente solução para pequenas empresas que procuram aumentar sua carteira de clientes e melhorar suas taxas de fidelização.

Além disso, com ele, é possível ter maior controle sobre as finanças e evitar inadimplência, oferecendo maior flexibilidade de pagamento aos clientes.

Se você quiser ter perspectiva de crescimento, essa é uma boa estratégia para conquistá-la. Por isso, mesmo que sua empresa não seja uma grande rede de varejo, vale a pena investir nessa modalidade de crédito!

Como escolher a melhor empresa de cartão private label?

A escolha da melhor empresa de cartão private label vai depender do tamanho e das particularidades de cada negócio. Por isso, é importante entrar em contato com as companhias de cartão que oferecem serviços para pequenas empresas.

Para garantir o melhor serviço, é interessante que você avalie a reputação da empresa no mercado e busque por boas referências. Além disso, é recomendável conferir os serviços oferecidos, bem como as tarifas cobradas.

Impulsione as vendas do seu negócio com a TOTVS

As soluções TOTVS se destacam nos detalhes, por serem planejadas para melhor atender à sua empresa e, consequentemente, ao seu cliente.

Temos tecnologias completas para levar o seu varejo para o próximo patamar. Assim, você garante controle total, da retaguarda ao PDV, com foco em redução de custos e aumento de vendas!

Conheça agora mesmo nossos sistemas para o varejo, que atendem da loja online à física. Tudo integrado para uma experiência completa do cliente!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

O cartão private label é uma solução ideal para empresas que querem aumentar sua fidelização de clientes oferecendo vantagens e condições exclusivas para eles.

Além de fortalecer a autorizada da marca, ter essa solução vai elevar o faturamento e, ao mesmo tempo, diminuir a inadimplência que outros tipos de compras geram.

Para escolher uma boa empresa para isso, sempre pesquise sobre o histórico da empresa e quais são os diferenciais que ela oferece.

Para continuar aprendendo sobre varejo, vendas e pagamentos, leia também sobre gateway de pagamento!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.