TEF: o que é e por que sua loja deve investir nesse sistema?

Se você possui um negócio, provavelmente já ouviu falar sobre Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) e seus benefícios.  Ela traz uma solução prática para o varejo, pois foi criada para integrar as vendas de um comércio, o que dispensa a exigência das inúmeras maquininhas de cartão. Por isso, conhecer o que é TEF é o …

Equipe TOTVS | 16 junho, 2023

Se você possui um negócio, provavelmente já ouviu falar sobre Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) e seus benefícios. 

Ela traz uma solução prática para o varejo, pois foi criada para integrar as vendas de um comércio, o que dispensa a exigência das inúmeras maquininhas de cartão.

Por isso, conhecer o que é TEF é o primeiro passo para otimizar o controle das vendas pelo registro automático de dados no sistema de gestão que a empresa utiliza.

Se você ainda não está familiarizado com esse sistema de pagamento, não se preocupe. 

Vamos começar a explorar esse sistema e ver como ele pode ajudar a sua empresa a prosperar?

Nova call to action

O que é TEF?

TEF ou Transferência Eletrônica de Fundos é um software que conecta o PDV à sua adquirente no momento de uma transação com cartão (débito, crédito ou voucher) de forma 100% segura e rápida. Ela também permite o pagamento via PIX e com carteiras digitais.

Esta alternativa é, assim, uma solução que dá mais liberdade aos clientes e gera economia para as lojas, especialmente em um momento em que as empresas devem se atentar à flexibilização das formas de pagamento.

Como é multi adquirente, o lojista pode, a partir dela, escolher passar as bandeiras com um adquirente diferente.

A tecnologia integra diferentes bandeiras de cartões em um único sistema, o que dispensa a aquisição ou a locação de várias máquinas.

Entendeu para que serve a TEF? Para deixar ainda mais claro, destacamos a seguir suas principais funções:

  • melhorar a experiência do cliente;
  • aceitar o pagamento de diferentes bandeiras de cartão (crédito e débito);
  • fazer a comunicação e solicitar a liberação da compra às operadoras de cartão;
  • armazenar todas as informações de pagamento, automaticamente, no sistema do varejo.

Quais os tipos de TEF?

Existem três principais tipos de Transferência Eletrônica de Fundos:

  • IP: utiliza a internet para conectar a maquininha de cartão ao servidor do banco. Além de alta velocidade e segurança, é mais fácil de instalar e manter. É a opção mais comum atualmente.
  • Discada: utiliza a linha telefônica para conectar a maquininha de cartão ao servidor do banco, o que demanda um modem para fazer a conexão. É uma opção mais lenta e menos segura em comparação com outros tipos de TEF.
  • Dedicada: usa uma linha dedicada exclusiva para a conexão entre a maquininha de cartão e o servidor do banco, o que traz mais segurança e velocidade. Essa opção é mais recomendada para empresas com grande volume de vendas.

Para entender melhor o pagamento TEF, você deve saber mais sobre seu funcionamento.

Como funciona uma solução TEF?

O sistema de pagamento funciona de maneira simples, mas é preciso conhecer alguns conceitos antes:

  • PDV ativo: sistema de vendas utilizado pelo estabelecimento para o recebimento das vendas efetuadas;
  • Equipamento PinPad: maquineta utilizada para capturar os dados do cartão no momento da transação, geralmente disponibilizada pela adquirente;
  • Adquirentes: empresas que se conectam às diversas bandeiras de cartão para dar a permissão para que o pagamento aconteça, negociar taxas e aprovar ou não os pagamentos.

Com esses termos em mente, confira o funcionamento da Transferência Eletrônica de Fundos:

  1. Deve ser feita a instalação de uma VPN no PDV da loja onde as vendas com cartão serão efetuadas.
  2. Na sequência, é preciso ativar o PinPad e integrar o pagamento TEF com o sistema de vendas.
  3. A partir de então, a empresa já está pronta para receber as transações. Sempre que este pagamento for utilizado, o sistema de gestão o alimentará automaticamente com os dados da transação.
  4. Em outras palavras, o PinPad passa para o sistema de Transferência Eletrônica de Fundos os dados do cartão, e ele leva todas essas informações para a sua adquirente, de maneira que ela possa confirmar as informações da transação.

Perceba que todo esse processo acontece automaticamente, a partir das integrações do PDV com o sistema de pagamento, o que torna a transação mais segura e ágil.

Com isso, é possível dispensar o uso de planilhas e quaisquer outros recursos manuais para o controle financeiro, bem como evitar que funcionários apliquem preços incorretos no modo manual.

Qual é a importância do sistema TEF para o varejo?

Todos nós vivemos na era da tecnologia e isso acarreta muitas transformações na forma de fazer negócios. Mas, principalmente, impacta no modo de vender e comprar.

E para quem atua no varejo, explorar tudo o que as tecnologias têm a oferecer vai trazer resultados melhores para a sua empresa.

A seguir, confira os principais benefícios de investir nessa solução para sua loja.

Oferece meios de pagamento flexíveis

Em primeiro lugar, uma das vantagens da TEF é que ela oferece meios de pagamentos flexíveis para abranger a maioria dos clientes.

E esse sistema permite com que seus clientes possam fazer o pagamento da maneira que preferirem.

Se optarem por cartão de crédito, por exemplo, eles ainda têm a opção de parcelar a compra. Com isso, o cliente se sente mais à vontade para comprar na sua loja.

Melhora a experiência do cliente

No varejo, há uma grande competição contra a concorrência que, na maioria das vezes, é bem grande.

E uma ótima maneira de se destacar em meio a tantas outras marcas é ter mais a atenção voltada para o comportamento dos seus próprios clientes.

A experiência de compra deles precisa ser a melhor possível. Então, você pode aproveitar essa transferência para possibilitar o pagamento de seus produtos ou serviços por meio de cartões (débito e crédito das mais variadas bandeiras).

No entanto, é possível ir além dos vários tipos de pagamento e pensar nos diversos canais de venda.

Se preocupar com a omnicanalidade deles, ou seja, com a integração desses ambientes, será fundamental para trazer uma experiência de maior qualidade para seus consumidores.

Afinal, você vai estar nos ambientes em que essa pessoa prefere comprar.

Aumenta a produtividade dos funcionários

Mais uma vantagem em adotar o pagamento TEF é poder otimizar o tempo de trabalho dos colaboradores.

Lembrando que, com esse sistema, todos os registros de preços e pagamentos são feitos automaticamente pelo software.

Ou seja, ninguém precisa preencher cada compra em uma planilha, por exemplo.

A automatização gera economia de tempo de trabalho e, consequentemente, aumento da produtividade.

Existem, ainda, outros tipos de tecnologias que ajudam o varejo, como falamos, o omnichannel, mas também a Big Data e a Internet das Coisas.

Vale sempre se debruçar sobre essas soluções e, assim, descobrir novas maneiras práticas e seguras de fazer negócios!

Os prós e contras do uso da TEF

Como vimos, a Transferência Eletrônica de Fundos é um sistema extremamente útil e vantajoso para as empresas. Por meio dele, as lojas podem:

  • ter um controle financeiro mais eficaz;
  • oferecer mais comodidade aos clientes;
  • reduzir o risco de erros e de fraudes de cartão;

No entanto, como toda boa solução, ela também apresenta alguns contras, como :

  • grande dependência da internet para funcionar;
  • operação de forma fixa, não sendo possível para delivery.

Por que sua empresa deve aderir ao pagamento TEF?

Se você ainda está em dúvida se a solução de Transferência Eletrônica de Fundos é uma boa para o seu negócio, reforçamos alguns pontos vantajosos que podem te ajudar a tomar essa decisão. Acompanhe a seguir:

  • Maior controle financeiro: a solução otimiza o controle de vendas, já que os dados são registrados diretamente no sistema de gestão da empresa.
  • Mais segurança e praticidade: o consumidor e o lojista se sentem mais seguros com compras pelo cartão, pois evita riscos de assalto ou perda de dinheiro.
  • Proteção contra fraudes: o valor do produto é introduzido diretamente pelo sistema, o que reduz margens para alterar preços nas vendas, sejam eles propositais ou não.
  • Operar mais de uma bandeira ou adquirente: a solução integra várias bandeiras de cartão em um mesmo sistema, o que também melhora a experiência de compra dos clientes.
  • Taxas mais atrativas: o PinPad aceita diversas bandeiras e adquirentes de cartão, e assim a empresa consegue economizar mais com aluguel e manutenção de múltiplas máquinas. Isso também contribui para conseguir melhores condições na negociação das taxas de transações.
  • Adaptação com o PDV: a Transferência Eletrônica de Fundos também pode ser atrelada ao sistema PDV. Além de atrair mais os clientes para o contato real com o produto, o lojista mostra que aceita o pagamento com cartões de diferentes bandeiras e aprimora o controle das operações da sua empresa.

4 pontos para avaliar ao escolher a melhor solução TEF

Você já viu por aqui que essa solução torna os processos de pagamentos mais ágeis.

Mas, claro, além da rapidez, existem outros fatores muito importantes para definir um software como verdadeiramente eficaz e seguro. Veja, abaixo, quais são esses outros quesitos.

1. Facilidade de uso

De nada adianta apostar na Transferência Eletrônica de Fundos se o software tiver funções ou, ainda, uma interface complicada.

Sendo assim, antes de fazer a contratação, veja como a ferramenta funciona e se, verdadeiramente, qualquer pessoa consegue manuseá-la de modo prático.

Isso já economiza tempos muito grandes de adaptação, treinamento complexo de funcionários e, claro, possíveis equívocos.

2. Segurança

Também não dá para falar sobre vendas sem mencionar a segurança de dados. Tanto as informações da sua empresa quanto as do cliente precisam ficar concentradas em um sistema protegido.

A boa notícia é que existe um software de Transferência Eletrônica de Fundos que armazena os dados na nuvem, o que é bem mais seguro do que guardar as informações no sistema de seus computadores.

Além disso, esse tipo de plataforma também costuma usar a criptografia de dados.

Assim, já é possível ficar mais tranquilo.

3. Portal de vendas online

Também avalie se o sistema de TEF roda bem em e-commerces, caso você faça vendas pela internet, claro.

Aliás, se ainda não age dessa forma, vale a pena repensar. Comprar sem precisar sair de casa é mais uma das vantagens que fazem a diferença para muitos clientes.

4. Boas referências

Outra dica importante é avaliar se a empresa que oferece o software possui boas referências.

Confira o que os clientes que já usam ou usaram a solução dizem, geralmente essas informações encontram-se no próprio site ou nas redes sociais da empresa.

Conferir a tradição e a reputação da instituição em vista pode te livrar de possíveis problemas lá na frente, como custo-benefício ruim ou, até mesmo, fragilidade de proteção no sistema.

FAQ do TEF: 

O uso do TEF é obrigatório no varejo?

A obrigatoriedade varia de acordo com as leis dos estados brasileiros.

No Rio Grande do Sul, conforme Instrução Normativa RE nº 16/2023, a Transferência Eletrônica de Fundos passou a ser obrigatória para estabelecimentos comerciais e varejistas que faturaram mais de R$360 mil em 2022. 

Em Pernambuco, conforme Decreto nº 46.087/2018, os lojistas também devem adotar estar de acordo com a Transação Eletrônica de Fundos.

Por isso, é sempre muito importante conferir quais e como são as legislações vigentes dentro da sua região.

Qual é a diferença entre TEF e POS?

A sigla POS (Point of Sale ou, simplesmente Ponto de Venda) nada mais é do que a maquininha de cartão, sendo ela portátil ou não. Ela não consegue aceitar várias bandeiras de cartão em uma só maquininha e não registra os pagamentos no computador do caixa.

Já a Transferência Eletrônica de Fundos, como vimos, é o sistema instalado no caixa do varejo que integra o PinPad (máquina para a leitura do cartão) com o sistema de pagamentos da loja.

Qual a diferença entre TEF e TED?

A Transferência Eletrônica de Fundos é um sistema de transferência de valores utilizado para pagamentos eletrônicos em lojas físicas ou virtuais

A TED (Transferência Eletrônica Disponível) é um sistema bancário de transferência de valores entre contas bancárias diferentes utilizado para transferências eletrônicas de valores entre pessoas físicas ou jurídicas. 

Qual a relação entre TEF e NFC-e?

A Transferência Eletrônica de Fundos permite a integração entre a emissão da NFC-e (Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica) e a realização das transações financeiras.

A NFC-e é um documento fiscal que registra a venda do produto ou serviço, e é emitida e armazenada digitalmente.

Para emitir a NFC-e, o sistema de gestão se comunica com o provedor autorizado pela Secretaria de Fazenda do Estado. Este sistema emissor da NFC precisa se integrar à Transferência Eletrônica de Fundos. 

Ou seja, primeiro ocorre a venda pelo ERP e, depois, a autorização do pagamento TEF e, na sequência, a transmissão da NFC-e para a Sefaz com os dados autorizados pela Transferência (inclusive com o número do comprovante de pagamento).

TOTVS Pagamento TEF

Quem procura por uma empresa que oferece software para TEF (Transação Eletrônica de Fundos), sem dúvidas, pode contar com a TOTVS. 

O TOTVS Pagamento TEF permite a integração de todos os meios de pagamento com o processo de gestão do seu PDV e aceita diversas bandeiras de cartão.

Seu funcionamento depende apenas de um computador e o PinPad. Depois disso, a sincronização com o Pagamento TEF já foi realizada.

Confira agora mesmo mais detalhes do TOTVS Pagamento TEF!

Nova call to action

Conclusão

Vender produtos ou serviços que representam grandes soluções ainda não é o suficiente para se ter sucesso.

Uma empresa bem vista também precisa de sistemas que, constantemente, melhoram a experiência dos clientes.

Pensando nisso, vale muito investir na TEF, pois ela integra diversos meios de pagamento em uma só máquina, inclusive cartões de diversas bandeiras.

Além disso, é fácil de usar, traz segurança para as vendas e muitos outros benefícios.

Está em busca de outras melhorias para atrair e fidelizar mais consumidores? 

Confira tudo sobre Customer Success!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.