índice de produtividade tecnológica

O índice de produtividade tecnológica e sua importância

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 06 dezembro, 2019

Quanto as soluções tecnológicas impactam um negócio? Foi com essa pergunta em mente que a TOTVS encomendou um estudo sobre o nível de produtividade tecnológica das indústrias de vários setores no Brasil. Descubra o que é IPT e como está o cenário da gestão de negócios no país.

O que é IPT

O IPT (Índice de Produtividade Tecnológica) foi criado a partir de um estudo encomendado pela TOTVS com a H2R Pesquisas Avançadas. O objetivo era identificar o grau de produtividade dos ambientes tecnológicos relacionado ao uso do ERP e de outros sistemas de gestão das indústrias brasileiras.

Análise e resultados

Foram entrevistados 800 profissionais responsáveis pelas áreas de TI de indústrias com faturamento acima de R$ 5 milhões por ano. Os setores de atuação abrangem os bens de consumo, bens duráveis, metal-mecânica/plástico, têxtil/vestuário, química/reciclagem, extrativismo/beneficiamento e papel/celulose.

Dois grandes indicadores de produtividade foram avaliados: Prontidão Atual e Performance. A Prontidão Atual corresponde ao nível de internalização do uso dos sistemas de gestão da empresa. Já no caso da Performance, indica o ganho de desempenho do negócio e da produção obtida com o uso dos sistemas de gestão (ERP).

O levantamento concluiu que, em uma escala de 0 a 1, as manufaturas instaladas no Brasil atingiram uma média de 0,52 pontos. Isso quer dizer que as empresas ainda têm a possibilidade de usar melhor a tecnologia para aumentar a performance e otimizar processos. Além de melhorar a gestão do negócio como um todo.

Panorama tecnológico atual

Com o estudo foi possível entender melhor o panorama tecnológico atual e como as indústrias utilizam as soluções complementares ao ERP, como BI, CRM, BPM e GED. Apenas 20% delas apresentam uma integração do e-commerce com o ERP, o que representa um gargalo se levarmos em conta a tendência acelerada de digitalização das transações. Veja a seguir os principais levantamentos.

Preparação para o uso dos sistemas de gestão

Um levantamento importante revelou também que falta uma preparação das equipes por parte da indústria para o uso dessa tecnologia. Como reflexo, só 5% dos entrevistados alcançaram o tripé essencial para o sucesso, que são: 

  • O uso da tecnologia conforme os objetivos da organização; 
  • Um time que defenda o uso do sistema,
  • Uma equipe capacitada para a utilização das soluções.

Impacto dos sistemas integrados

Em média, as empresas que não possuem sistemas de gestão em todas as áreas do negócio atingiram um nível abaixo da média no índice de produtividade. Já as que possuem ERP em todas as áreas e também na produção e manutenção ficaram acima da média. Isso mostra que investir no uso integrado da tecnologia é uma forma de reverter esse cenário. 

Impacto dos sistemas na performance do negócio

Outro dado interessante é o impacto dos sistemas nos processos de produção do negócio. Em média, 39% das indústrias percebem o aumento do controle entre vendas, produção e estoque. Já 38% notaram agilidade para a tomada de decisões. E outros 37% na agilidade de processos internos.

As companhias que lideram nos indicadores de produtividade tecnológica perceberam três vezes mais o impacto dos sistemas de gestão integrados no aumento da receita líquida. Isso demonstra que o uso efetivo da tecnologia gera uma percepção de aumento da produtividade e redução de custos do negócio.

Diagnóstico de maturidade tecnológica

O estudo mostrou que mesmo as empresas líderes no índice IPT não estão tão preparadas para investir nessas soluções. Quando questionadas sobre a adoção de novas tecnologias, as companhias demonstraram interesse em outras áreas, como soluções em nuvem e segurança cibernética.

Para que as empresas de todos os segmentos avaliem a maturidade da gestão do negócio, a TOTVS lançou um diagnóstico online gratuito. O diagnóstico de maturidade tecnológica tem como objetivo fornecer um relatório no qual as companhias entendam quais pontos precisam melhorar para acompanhar a transformação digital. 

Atualizações sobre soluções tecnológicas

Continue acompanhando o blog da TOTVS e se mantenha sempre atualizado sobre soluções que podem resolver problemas do seu negócio. Faça agora mesmo o diagnóstico sobre a maturidade tecnológica da sua empresa aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *