Os produtos TOTVS contam com integração via API. Entenda!

Os softwares desenvolvidos pelas empresas funcionam como caixas fechadas: é preciso que existam aberturas para integração com outros produtos ou serviços complementares. Esse acesso é dado pelas Interfaces de Programação de Aplicações, também conhecidas como APIs (sigla do inglês Application Programming Interface), que são os serviços disponibilizados para que produtos externos ou de terceiros consigam conectar-se aos provedores dos sistemas.

Para facilitar esse contato dos sistemas de gestão com as soluções complementares disponibilizadas por parceiros e desenvolvedores, a TOTVS liberou, ao longo dos últimos anos, a integração via API nas principais linhas de produto. Conversamos com Elvis Brito, Gerente de Engenharia Framework da TOTVS, que explicou tudo sobre essa facilidade. Confira!

O processo de desenvolvimento das APIs TOTVS

Há pouco tempo, alguns dos principais questionamentos dos desenvolvedores que tentavam fazer as integrações com os produtos da TOTVS eram relacionados à dificuldade para entender as APIs: não havia uma documentação centralizada, nem um padrão de exposição dos serviços. Isso transformava um processo simples em um grande desafio. “Como os programadores externos não conseguiam fazer as integrações, eles diziam que não existia a API na TOTVS”, explica Elvis Brito.

Para modificar esse cenário, a TOTVS investiu em mudanças, trazendo padronizações e mais benefícios, a fim de facilitar a integração com parceiros. O primeiro passo foi catalogar os serviços disponibilizados para os clientes e criar o site API reference TOTVS com o índice completo para facilitar a visualização.

Em seguida, foram elaborados critérios de como os analistas da TOTVS deveriam repassar as informações das APIs criadas para os clientes: a partir de então, seria necessário o preenchimento de documentações em formatação predeterminada, com disponibilização no GitHub, um repositório público muito conhecido por quem já trabalha com desenvolvimento colaborativo.

Com essa padronização, as APIs da TOTVS passaram a ser fornecidas no estilo REST e com conteúdo no formato JSON. “Decidimos por este modelo por ser amplamente aceito pela comunidade de desenvolvedores e mais fácil de entender”, destaca o Gerente de Engenharia Framework.

Todas essas mudanças fizeram a diferença para o dia a dia dos clientes. Novas integrações podem ser realizadas, com informações e dados sendo fornecidos em tempo real e, principalmente, sem a necessidade de utilizar métodos menos seguros para acessar o que você precisa nos produtos TOTVS.

As APIs dos produtos TOTVS

Os sistemas de gestão Protheus, Datasul e RM saíram na frente e, atualmente, contam com o maior número de interfaces liberadas no site API reference TOTVS. Porém, o projeto de integração é de construção contínua e, em breve, novas APIs estarão disponíveis para todos os produtos TOTVS.

Estamos criando uma cultura interna nos desenvolvedores de produto para que, ao disponibilizarem um novo serviço, também lancem a API. Não é uma tarefa extra, é algo que precisa fazer parte do próprio requisito de desenvolvimento de uma nova funcionalidade”, ressalta Elvis Brito.

As startups que compõem o iDEXO, braço de inovação da TOTVS, são hoje as que mais demandam pedidos de novas interfaces. Mas os clientes e parceiros também têm canais abertos para enviarem chamados e tickets direto na área de produto, solicitando especificamente o que mais precisam.

Comunidades focadas no desenvolvedor

Para tornar mais fácil a comunicação com desenvolvedores, clientes e parceiros, a TOTVS criou um conjunto de canais para divulgação de iniciativas, como a liberação de novas APIs. “Em vez de começar do zero e sair na tentativa-erro, é mais seguro visitar o nosso canal e fazer sugestões de quais serviços ele precisa”, salienta Elvis Brito. Conheça um pouco mais sobre cada um dos portais e projetos!

TOTVS Developers

O portal TOTVS Developers é a central de informações que reúne todos os canais de contato entre a empresa, os analistas internos e os desenvolvedores externos. “Caso tenha qualquer ideia para complementar as nossas soluções, a primeira coisa que precisa ser feita é visitar esse canal e olhar quais são os mecanismos disponibilizados para acelerar esse desenvolvimento”, conta o Gerente de Engenharia Framework.

API reference TOTVS

Essa é a biblioteca de APIs disponibilizados pela TOTVS para que você possa utilizar na sua solução complementar. No site, também estão publicadas as documentações de como funcionam cada uma dessas interfaces, bem como uma área de Try Out, ou seja, para conhecer e testar cada um dos códigos.

Canais de suporte

Precisou de alguma ajuda com a sua integração? Basta entrar em contato por meio de um dos canais de suporte disponíveis: o e-mail, a Central de Relacionamento TOTVS, ou o chat do Slack. Além disso, no GitHub, está disponibilizado todo o repositório de projetos de APIs, que podem ser consultados a qualquer momento.

O ideal é sempre buscar por alternativas com os analistas ou com a própria comunidade. “Utilize a abordagem padronizada para integrar com a TOTVS, sem acessar os bancos de dados ou em outras formas não-convencionais de integrações”, enfatiza Elvis Brito.

Relacionamento com a comunidade

Para estar cada vez mais próxima de todos os desenvolvedores, a TOTVS criou diferentes iniciativas de relacionamento com a comunidade. Você pode acompanhar todas as novidades sobre produtos e APIs, além de debates sobre tecnologia nos mais diferentes formatos.

O Beer for Devs é o happy hour dos desenvolvedores: o programa no YouTube tem o formato de roda de conversa, em que os TOTVERS e convidados conversam sobre inovações e, é claro, apreciam algumas cervejas. É possível assistir todas as edições pelo canal e se inscrever para participar presencialmente de uma próxima gravação.

Outra oportunidade para bater um papo com developers são os Meetups, realizados presencialmente em diversas regiões do Brasil. Na Internet, ainda estão disponíveis o blog no Medium, em que você acompanha os artigos produzidos pela equipe sobre os produtos e o dia a dia dos developers TOTVS. Prefere conteúdos em áudio? Então é só acessar o podcast no Spotify!

Facilitando o dia a dia dos desenvolvedores, clientes e parceiros, a TOTVS segue com um roadmap completo de lançamento de novas interfaces. O objetivo é estreitar relacionamentos para, cada vez mais, apoiar o nosso público na integração via API das melhores soluções complementares, aplicativos e plataformas. Sempre que precisar, você pode contar com a TOTVS como aliada para o seu negócio.

Quer saber mais sobre todas as APIs da TOTVS? Entre no TOTVS Developers e acompanhe todas as novidades que preparamos para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *