Entenda tudo sobre a solução TOTVS para IoT em supermercados

Os números referentes ao setor de supermercados no Brasil apontam para uma retomada do desenvolvimento de oportunidades. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), são mais de 89 mil lojas em todo o país, que juntas conseguiram aumentar as vendas em 21,13% entre novembro e dezembro de 2018.

Para continuar mantendo bons resultados e apresentar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes, é preciso fazer um investimento contínuo em melhorias no atendimento aos seus clientes.

Com as mudanças no hábito de consumo, não basta apenas oferecer a eles os melhores preços: é necessário oferecer diferentes experiências no seu comércio.

Pensando em ajudar você nesse importante processo, a Bematech e a TOTVS desenvolveram juntas a Bema, uma plataforma de Internet das Coisas (IoT) e o bemaGo, uma solução específica para ajudar você a conhecer melhor sobre os clientes que visitam o seu estabelecimento.

Quer saber mais sobre as tecnologias IoT para supermercados? Então continue a leitura, pois conversamos com Marcos Biazi, diretor do canal da TOTVS especialista em supermercados, a BSCM; e com João Cadamuro Jr., diretor de tecnologia da Bematech, que explicaram mais detalhes dessas novidades!

Como a tecnologia tem transformado o varejo?

Um dos setores no mercado que mais tem se aproveitado das novas tecnologias para trazer melhorias para os seus ambientes de negócios é o varejo.

Um exemplo é o Walmart, que apenas em 2018 investiu US$11,7 bilhões em sistemas e equipamentos que facilitam o dia a dia dos funcionários e as operações dentro dos estabelecimentos.

Segundo a Global Consumer Insights Survey, aplicada pela PwC, os consumidores brasileiros estão cada vez mais satisfeitos com o uso de tecnologias no varejo de lojas físicas e as novas experiências que elas estão proporcionando.

O importante é usar essa vantagem de forma estratégica para se aproximar e conhecer cada vez mais os seus clientes.

À medida que os comércios aumentam de tamanho, é mais difícil manter o contato direto com o consumidor final. As tecnologias servem para você qualificar as pessoas que estão passando pelo lugar e utiliza essa inteligência de forma estratégica para melhorar e aumentar a venda”, reforça João Cadamuro Jr.

O que é o bemaGO?

Focada em atender à necessidade das empresas de conhecer melhor os seus clientes, a TOTVS e a Bematech desenvolveram o dispositivo inteligente bemaGo e a plataforma Bema, que utilizam a tecnologia de Internet das Coisas. O foco é coletar dados suficientes para que você consiga analisar o seu negócio e tomar decisões mais eficazes.

O bemaGo conta com uma câmera que, ao ser instalada no seu supermercado, ajuda o sistema a fazer tanto a contagem de pessoas que passaram pelo estabelecimento quanto qualificar o público que está entrando, por idade e sexo, por exemplo. “Com o perfil das visitas que o gestor recebeu, ele consegue medir o resultado da campanha e aprimorar o trabalho feito”, completa João Cadamuro Jr.

Todos os dados coletados são reunidos pela plataforma aberta Bema, que funciona por meio de Interfaces de Programação de Aplicações (APIs), e pode ser integrada a outros softwares de gestão e inteligência comercial utilizados pela sua empresa, entregando informações mais completas e trazendo vantagens competitivas para o supermercado.

Os indicadores ficam disponíveis em um sistema em nuvem e podem ser acessados, inclusive, por um aplicativo de celular.

Você não precisa se preocupar: a implantação desse produto é simples, assim como as demais soluções complementares da TOTVS. “Tudo o que o gestor precisa para fazer o sistema funcionar está dentro de uma caixa”, conta Marcos Biazi.

Como o bemaGO pode ajudar os supermercados?

Os dados fornecidos pelo bemaGo são valiosos e estratégicos para o seu negócio. Você pode obter informações sobre:

  • os horários em que os consumidores mais frequentam o seu supermercado;
  • quais áreas e gôndolas têm uma maior circulação de pessoas;
  • qual faixa etária de público frequenta o estabelecimento em diferentes faixas de horário;
  • dentre muitas outras combinações de dados.

Você olha tudo o que foi vendido na loja durante o dia e consegue fazer uma correlação: se está com os produtos adequados para essa faixa etária, se são mais homens ou mulheres que consumiram, se é preciso mais produtos para atender à demanda, se o consumidor compra coisas para ele ou para a família”, explica o diretor de tecnologia da Bematech.

Com todos esses dados em mãos, você consegue realizar promoções nos melhores horários e já direcionadas para o público certo, reorganizar seus corredores e suas prateleiras para atender melhor às necessidades dos seus clientes e, caso necessário, pensar em novas estratégias para atrair mais compradores.

A solução faz identificação de pessoas?

É preciso destacar que, devido à Lei 13.709/18 de Proteção de Dados, as tecnologias de IoT não permitem fazer a identificação individual dos clientes na sua empresa, ou seja, você não saberá de detalhes pessoais do consumidor que entrou na loja.

Isso é tecnologicamente possível de se fazer, mas a nossa solução respeita a limitação legal e o desejo dos clientes de não ter suas informações expostas”, alerta João Cadamuro Jr.

Vale destacar que isso não limita os benefícios da ferramenta, tendo em vista que você continua conseguindo extrair dados que podem trazer insights significativos, que serão utilizados de forma estratégica para o seu negócio.

Para fazer um aplicativo de desconto, por exemplo, é necessário ter base de conhecimento sobre o seu cliente. O bemaGo pode ajudar nisso”, completa Biazi.

Não é preciso pensar que novas tecnologias são inacessíveis para você e o seu negócio: é possível encontrar soluções, como a tecnologia IoT para supermercados da TOTVS e da Bematech — o bemaGo. Você terá acesso a novas informações sobre o perfil dos seus clientes e poderá melhorar os processos dentro do seu estabelecimento.

A TOTVS é especialista em atender ao segmento de varejo e oferece os melhores produtos e aplicações de acordo com as suas necessidades. Seguindo um roadmap de desenvolvimento, novas ferramentas serão lançadas em breve e facilitarão ainda mais o dia a dia dos gestores e das equipes.

Ficou interessado em conhecer essa e outras soluções exclusivas para o setor de varejo? Entre em nosso site e saiba mais sobre os produtos TOTVS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *