metodologia kanban

A metodologia Kanban no desenvolvimento de software

Equipe TOTVS | DEVELOPERS | 31 dezembro, 2019

Em uma equipe de desenvolvimento de software, a metodologia Kanban pode ser muito útil para trazer mais transparência, produtividade e agilidade aos processos. Esse método incentiva o aprimoramento contínuo e as entregas frequentes. Por ser transparente, também propicia o trabalho em equipe, uma vez que todos podem acompanhar as etapas do trabalho.

É simples de ser aplicado e evita a procrastinação. O principal fator para que essa metodologia dê certo é o treinamento dos colaboradores. Todos devem estar alinhados com os valores desse sistema e saber exatamente como ele funciona. Neste artigo, falamos mais sobre o Kanban aplicado à comunidade DEV. 

Metodologia Kanban

A metodologia ágil Kanban trata de um sistema de organização para execução de tarefas. Pode ser feito através de um software ou até mesmo à mão, alinhando as atividade em categorias como “a fazer”, “em produção” e “feito”. Para utilizar o método, é preciso levar alguns pontos em consideração:

Definição de colunas

Existem essas três colunas básicas citadas acima, porém, o kanban pode ser organizado conforme sua necessidade. Por isso, antes de mais nada, é preciso definir quais serão as colunas e o que elas representarão. Uma coluna que pode aparecer no setor de desenvolvimento é “ready to dev”, que corresponde às atividades que já estão prontas para serem desenvolvidas.

Limite de trabalho em progresso

Outro ponto importante nesse esquema é saber limitar o trabalho em progresso. Isso deve ser feito para evitar o atraso nas entregas e manter um bom fluxo de trabalho. O foco sempre deve ser em entregar as atividades com qualidade e evitar que sejam gerados gargalos entre as etapas.

Fluxo lean

O fluxo lean, ou “fluxo puxado”, é importante para evitar o desperdício. A metodologia funciona seguindo o sistema de produção puxada, ou seja, a produção só acontece quando um produto ou serviço é entregue. 

Kanban e metodologia ágil

Muitas pessoas usam o Kanban para parar de procrastinar e render mais no dia a dia. Na comunidade dev isso não é diferente, já que é preciso haver uma organização para que o work flow aconteça de maneira produtiva.

Metodologia lean Kanban

Essa lógica de pensamento é muito vista na filosofia lean, onde se evitam desperdícios. A junção desses conceitos pode ser chamada de metodologia lean Kanban, onde o fluxo de trabalho segue por etapas de forma enxuta. No desenvolvimento de softwares, o Kanban é aplicado para controlar o trabalho em progresso.

Para isso, pode-se até usar quadros físicos com cartões para ser possível visualizar melhor todo o trabalho em progresso e suas etapas. No entanto, se não houver limite de trabalho em progresso, não podemos definir como um sistema Kanban.

Por quem pode ser usada?

A metodologia Kanban pode ser utilizado por todos os segmentos, como indústria, varejo, saúde, além de todos os setores de uma empresa. Na comunidade dev, pode ser usado pelas equipes de suporte, setor de manutenção e aprimoramento de produtos, criação, entre outros. Pode, inclusive, ser usado individualmente, basta querer e seguir o conceito. 

Como os desenvolvedores podem se beneficiar do conceito

Além de evitar a procrastinação no trabalho, os desenvolvedores têm muito a ganhar utilizando essa metodologia. Entenda os principais pontos positivos desse método para o setor.

Economia de tempo

O método ágil Kanban prioriza um processo de execução de atividades. Por isso, o desenvolvedor pode se concentrar em uma etapa de cada vez. Isso ajuda a não perder o foco com atividades que não agregam valor ou não estão dentro do fluxo. Com isso, você ganha uma economia de tempo.

Aprimoramento contínuo

Outro benefício dessa metodologia ágil para a equipe de desenvolvimento é o feedback durante o processo de desenvolvimento do software. Desse modo, evita-se o retrabalho de um produto que demorou muito tempo para ser feito. O cliente também fica mais satisfeito com o resultado final.

Flexibilidade

A equipe de desenvolvimento tem mais flexibilidade com a metodologia Kanban, porque as prioridades podem ser alteradas conforme necessidade do time ou do cliente. O foco realmente é na entrega contínua de tarefas. 

Conheça a comunidade TOTVS Developers

Para saber mais sobre as metodologias ágeis e outros assuntos da comunidade dev, conheça o TOTVS Developers. Trata-se de uma comunidade engajada, que discute tendências da área em diferentes meios. Faça parte você também!

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *