Modelo por assinatura: você está por dentro dessa tendência?

Os negócios baseados em um modelo por assinatura sempre estiveram presentes em nosso dia a dia — você provavelmente já assinou um jornal, uma revista ou um canal de televisão. Porém, nos últimos anos, surgiram centenas de novas empresas que apostam nessa opção para vender os seus produtos e serviços e estão mudando a forma de consumo de seus clientes.

Com esse cenário, é possível dizer que o modelo por assinatura já é uma tendência: segundo a Gartner, 80% das empresas estarão inseridas nesse contexto até 2020. Preparamos este conteúdo para que você entenda de vez o que significa esse modelo, quais são as vantagens e os impactos para as empresas e os consumidores. Continue a leitura!

O que é o modelo por assinatura?

No modelo por assinatura, a empresa pode ofertar os seus produtos e serviços divididos em planos para o cliente, que escolherá o melhor de acordo com as suas necessidades. O pagamento é realizado de forma recorrente por um período determinado em contrato — geralmente mensal ou anual — e o serviço fica disponível na Internet e em aplicativos ou, em caso de produtos, o consumidor recebe tudo no endereço de preferência.

Existem diferentes tipos de serviços e produtos por assinatura oferecidos pelas empresas. Alguns deles são:

  • Softwares na nuvem: o assinante paga, mensalmente, para ter acesso a um sistema que fica disponível em nuvem e pode ser acessado a qualquer momento, de qualquer lugar, desde que haja conexão com a Internet disponível;
  • “All You Can Eat”: o cliente pode consumir tudo o que deseja por um preço fixo. Esse modelo já era muito comum em restaurantes, mas agora também migrou para o mundo virtual. Um exemplo são as empresas de serviços streaming, em que é possível consumir músicas, vídeos, filmes e séries à vontade durante o período da assinatura;
  • Clube de Assinatura: nesse modelo, o cliente recebe mensalmente uma caixa com um conjunto de produtos, de acordo com o nicho escolhido. Atualmente, é possível encontrar empresas que fornecem desde lâminas de barbear até vinhos nesse tipo de negócio;
  • Aluguel por Assinatura: essa novidade permite que você alugue um produto por determinado período pagando uma mensalidade, que já inclui todos os gastos que você teria com ele. Um exemplo são os aluguéis de carro, em que o assinante não precisa se preocupar com impostos, registro de documentação, seguro e manutenção.

Quais são as vantagens desse modelo de negócios?

Para as empresas

Uma das vantagens é a receita recorrente, ou seja, a sua empresa terá uma venda baseada no pagamento realizado durante um período de tempo predeterminado com o cliente. Essa renovação periódica permite que a organização consiga ter uma melhor previsibilidade financeira e, consequentemente, possa fazer novos investimentos estratégicos.

É possível destacar também a maior facilidade para conseguir fidelizar os clientes. Já que a recontratação dos serviços é feita com frequência, o contato com o consumidor torna-se maior e, com isso, é possível identificar as melhores oportunidades de vendas. A partir disso, a sua empresa pode elaborar ações que promovam o engajamento tanto para manter a assinatura quanto para a migração para planos mais completos do que os já contratados.

Outro benefício é a possibilidade de atingir públicos de diferentes perfis, tendo em vista que o modelo por assinatura permite a criação de pacotes dos mais básicos até os mais completos, com preços que cabem nos mais diversos orçamentos. Isso permite que você não fique preso a apenas um nicho econômico e social.

Para as empresas que vendem produtos pelo modelo por assinatura, uma vantagem é a facilidade para o controle de estoque e demanda dada pela previsibilidade de quantas vendas foram realizadas e devem ser entregues no próximo mês, evitando ficar com mercadorias paradas e perder dinheiro. Nas prestadoras de serviços, é possível prever o dimensionamento de servidores para aumentar o espaço para novos usuários.

Para o consumidor

Na perspectiva do cliente, a principal vantagem na aquisição de um produto ou serviço por assinatura é a praticidade que esse modelo de negócios leva para o dia a dia. Você não precisa mais comprar todas as suas músicas favoritas, uma a uma: basta acessar um aplicativo e ouvir milhões de canções, podcasts e, até mesmo, conhecer novos artistas de diversos estilos e de várias partes do mundo.

A mobilidade é um outro ganho, pois a maioria dos serviços oferecidos depende apenas de uma conexão com a Internet para funcionar. Para os gestores de empresas, por exemplo, esse é um excelente fator, pois eles podem ter acesso aos resultados da empresa por meio de um sistema de gestão que funciona de qualquer lugar, a qualquer hora que precisarem, sem nem mesmo ter que deslocar até a empresa para isso.

O custo-benefício dos produtos e serviços oferecidos por assinatura costuma ser o melhor encontrado. Com o mercado em crescimento, é possível pesquisar sobre quais são as empresas que oferecem os pacotes perfeitos para atender às necessidades e ao preço que você pode pagar.

Quais são as aplicações bem-sucedidas desse modelo?

Netflix

Quando falamos de serviços streaming por assinatura, a Netflix é um dos grandes destaques do momento. Apenas no primeiro trimestre de 2018, a empresa conseguiu mais de 7,4 milhões de novos assinantes. A plataforma permite que, a partir da subscrição de um plano, o consumidor tenha acesso a milhares de filmes, séries e documentários — alguns produzidos pela própria empresa.

Adobe

Alguns dos maiores softwares de produção de conteúdo audiovisual foram desenvolvidos pela Adobe e o acesso ao Creative Cloud, plataforma de aplicativos e serviços integrados, é liberado após a assinatura de um dos pacotes oferecidos. Há opções para empresas, para estudantes e professores, para quem está focado em fotografia e, até mesmo, planos individuais.

Microsoft

A empresa americana Microsoft, que vendia apenas produtos licenciados, está utilizando o modelo por assinatura para continuar alcançando cada vez mais usuários. Existem pacotes do Office 365 tanto para uso doméstico quanto empresarial, com preços e produtos definidos de acordo com o número de aplicativos e serviços que você precisa.

Brastemp

Você pode estranhar esse exemplo, mas a Brastemp também já oferece um serviço de assinatura, tanto para residências quanto para empresas. É possível escolher um plano de purificadores de água que melhor atenda à sua demanda e, em todos os pacotes, já estão incluídas a instalação, a manutenção corretiva e a manutenção preventiva a cada 6 meses.

Qual é o impacto no comportamento de compra?

O comportamento do consumidor em toda a jornada de compra está mudando há algum tempo e o crescimento do modelo por assinatura é um dos reflexos dessa alteração. Isso porque os clientes querem mais praticidade, seja para acessar os serviços que precisam com mais agilidade ou para ter os seus produtos favoritos nas mãos sem precisar sair de casa.

Em uma pesquisa da consultoria McKinsey, 46% dos respondentes afirmaram que subscreveram em, ao menos, um serviço de streaming em 2017 e que 15% também procuraram por e-commerces para a assinatura de bens de consumo. Esses são apenas alguns dados que comprovam que essa é uma tendência — e que não deve desacelerar a procura pelos próximos anos.

Se você e a sua empresa estão em busca de soluções mais econômicas e práticas, considerar a contratação de um modelo por assinatura pode ser a melhor opção para o momento. É preciso analisar se os planos oferecidos atendem ao que a sua organização mais precisa e fazer a contratação que melhor se encaixa com os recursos financeiros disponíveis.

Gostou deste artigo e quer conhecer mais sobre outras soluções para o seu negócio? Então assine a nossa newsletter e receba, no seu e-mail, outros conteúdos incríveis que preparamos para você!

Comentários

  1. Gostaria de receber mais informações e conteúdos sobre ERP em Nuvem e Softwares Sobre Serviços.

    1. Olá Edmilson, tudo bem?
      Se inscreva aqui em nosso blog mesmo para receber os conteúdos gratuitos que preparamos. Toda semana temos novidades para oferecer. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *