O que é Assinatura Eletrônica: o guia completo sobre a solução

Equipe TOTVS | 01 agosto, 2023

Você já se perguntou o que é uma assinatura eletrônica? Esse recurso permite autenticar e aprovar documentos com validade jurídica. A partir dos meios digitais, é possível confirmar a identidade do signatário e obter consentimento em diversas questões.

Por sua confiabilidade e praticidade, cada vez mais, vemos a assinatura digital e a assinatura eletrônica ocupando o lugar da assinatura manual. 

Na sua empresa, o uso dessa inovação já é realidade? É provável que sim, pois existem variações desse recurso que são muito utilizados, como biometria, reconhecimento de IP e token.

Para entender de vez para que serve a assinatura eletrônica e como utilizá-la em seu negócio, preparamos um guia completo sobre a ferramenta. 

Vamos explicar o conceito, o funcionamento, as regras da lei de assinatura eletrônica, os benefícios e muito mais!

Acompanhe!

Nova call to action

O que é assinatura eletrônica?

A assinatura eletrônica de documentos ou e-signature é um recurso utilizado no acesso, validação e compartilhamento de informações em formato digital.

Antes de mergulhar fundo no assunto, vale dar um passo atrás e analisar um pouco sobre o que é a assinatura.

Uma assinatura serve justamente para autenticar um documento e atestar a veracidade de seu conteúdo e a conformidade de ambas as partes (física ou jurídica) sobre o que está descrito nele.

Em outras palavras, ela atesta que um documento é verídico e crível para as partes envolvidas.

Voltando ao tema, podemos definir a assinatura feita em ambiente digital de maneira semelhante, mas sem o ato manual de escrever com a sua caligrafia.

Ela está presente em redes sociais, serviços online de bancos, e-commerces e em muitas outras plataformas.

Sabe quando você está prestes a baixar algum e-book e marca o checkbox do formulário de concordância com os termos? Essa ação é um tipo de e-signature.

Entendeu o que é uma assinatura eletrônica? É importante saber, ainda que brevemente, como ela surgiu.

Sua origem remonta à publicação da Medida Provisória no  2.200-2/2001, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). 

Esse órgão representa o sistema de certificação digital do país e realiza a emissão de certificados digitais, utilizados na identificação virtual de cidadãos. Foi ele que deu subsídio para a existência da Lei da Assinatura Eletrônica (ou digital, como é mais conhecida a Lei nº 14.603/2020). 

Vamos entender agora como funciona a assinatura eletrônica!

Como funciona a assinatura eletrônica?

Não existe um processo mais simples do que escrever a sua assinatura em um papel, certo? Bom, acredite: a modalidade eletrônica é ainda mais prática, pois é feita de modo online. 

Abaixo, um passo a passo simplificado de como funciona a ferramenta:

  1. Normalmente, utiliza-se uma plataforma de assinatura eletrônica, que viabiliza a organização dos documentos e a configuração dos campos para coleta de assinaturas.
  2. A maioria das plataformas permite que o autor faça o envio diretamente de sua interface, com uma ação simples acionada por um botão de envio. Assim, o documento vai diretamente para a caixa de entrada dos signatários.
  3. Uma vez que o signatário recebe o e-mail, basta clicar em um link para entrar e assinar de forma on-line. Ou seja, não é necessário fazer downloads.

A identificação dos signatários é um fator que a própria plataforma determina de acordo com sua mecânica de funcionamento.

Algumas soluções permitem que até mesmo o e-mail do signatário seja utilizado como elemento comprobatório de sua identidade.

Assim, quando a pessoa assina esse documento hipotético do exemplo acima, a plataforma mapeia toda a trilha digital — nesse caso, por meio do reconhecimento do IP.

No entanto, o elemento comprobatório poderia ser qualquer outro, como leitura biométrica ou senha.

E toda essa troca de informações é protegida por uma chave criptográfica.

Assim, apenas o pessoal autorizado (como o profissional que for auditar o documento) pode decodificar as informações e lê-las na íntegra, descobrindo esses elementos comprobatórios que mencionamos, bem como o Carimbo de Tempo e todos os outros dados referentes.

Vale pontuar que o mesmo processo é exatamente o mesmo quando se utiliza a assinatura eletrônica para empresas, ok?

E uma questão sempre pertinente é saber se a assinatura digital tem validade jurídica.

A assinatura digital tem validade jurídica?

Sim, pois a assinatura digital, que é aquela realizada por meio de um certificado digital, apresenta o maior nível de confiabilidade entre os tipos de assinatura eletrônica. 

Isso quer dizer que as assinaturas eletrônicas simples e avançadas não possuem nenhuma validade jurídica? Não, não é o caso.

Esses tipos, por mais que sejam simples, ainda conservam alguns metadados que podem ser utilizados para comprovar a autenticidade do documento, bem como sua integridade.

A questão que é sempre levantada é que, se você realmente precisa certificar-se da validade jurídica de algum documento que deve ser assinado eletronicamente, é mais seguro obter um certificado digital.

Isso fica mais claro quando você entende a lei sobre a assinatura eletrônica, que traz os diferentes tipos dessa ferramenta.

Entenda o que diz a lei sobre a assinatura eletrônica

A regulamentação da assinatura eletrônica no Brasil foi consolidada apenas em 2020, com a publicação da Lei nº 14.063 (Lei da Assinatura Digital).

Entre outras coisas, a legislação define, por exemplo, o que é assinatura eletrônica em seu Art. 3º, inciso II:

“dados em formato eletrônico que se ligam ou estão logicamente associados a outros dados em formato eletrônico e que são utilizados pelo signatário para assinar, observados os níveis de assinaturas apropriados para os atos previstos nesta Lei […]”

Além disso, a lei também define o que são os diferentes tipos de assinatura eletrônica em seu Art. 4º: as assinaturas simples, avançada e qualificada.

A seguir, veremos com mais detalhes todas as modalidades.

Quais as vantagens em adotar essa solução?

Agora que você compreendeu melhor como funciona a assinatura eletrônica, deve estar pensando nos benefícios que ela oferece para as organizações.

Confira suas vantagens a seguir.

Mais rapidez e segurança

Coletar assinaturas em formato físico pode demorar muito tempo, desde a impressão dos documentos até a localização das partes e o retorno da papelada.

Uma assinatura online pode ser feita em questão de minutos em qualquer dispositivo com conexão à internet, o que agiliza processos internos.

Um extenso estudo da LunarPen, de 2020, trouxe alguns dados que comprovam isso:

A redução de tempo para obter assinaturas teve o incrível salto de 5 dias para apenas 37 minutos com a e-signature.

Ademais, as empresas apontaram um aumento de 85% em produtividade por conta da troca.

Além da rapidez, destaca-se a segurança digital, pois as assinaturas eletrônicas contam com recursos que diminuem as chances de acesso indevido, alteração e fraude.

Uma delas são as auditorias especializadas, que verificam a possibilidade de mudanças durante todo o histórico da documentação.

Redução de custos

Ao falarmos sobre como realizar assinatura eletrônica, já comentamos sobre não ser necessária a impressão de papéis, o que economiza recursos como tinta, energia e transporte do despachante.

Foi algo que o estudo já citado da LunarPen comprovou:

O uso de e-signature proporcionou uma redução de custos de até 79% — em relação às compras de papel, administração da papelada, logística de contratos e cartas registradas etc.

Da mesma forma, eliminando tais burocracias, os seus colaboradores podem focar em outras atividades e aumentar a produtividade interna.

Integração e gestão da informação

Se você está pensando em como criar assinatura eletrônica, saiba que outro diferencial do recurso é sua integração.

Considerando que um documento pode ser importante para mais de um setor da empresa, a integração pode ser feita dentro do sistema ERP da organização, ao qual todos os responsáveis contam com acesso simplificado.

Com um sistema de assinatura eletrônica eficaz, contratos de compra e venda podem ser emitidos automaticamente, assim como autorizações de armazenamento, transporte, geração de boletos e notas fiscais.

O departamento de recursos humanos também pode enviar e receber arquivos assinados pelos colaboradores.

Essa integração também otimiza a gestão da informação, algo primordial para o sucesso de um negócio. 

Ao contar com uma solução completa, o colaborador consegue assinar eletronicamente qualquer documento, organizá-los de maneira compreensiva e dar prosseguimento aos processos.

Desse modo, você pode fazer o upload de documentos, assiná-los e enviá-los para todos os stakeholders de maneira centralizada.

É algo interessante para a gestão de contratos, certo?

Menos burocracia

Idas e vindas do documento, revisão do texto, assinatura pelas partes interessadas, reconhecimento de firma.

Dê “adeus” a todo esse processo complexo.

A assinatura eletrônica acaba justamente com esse “vai e vem” do documento, permitindo que ele seja compartilhado por meio de uma interface digital — e claro, que seja assinado eletronicamente.

Além de desburocratizar o procedimento, vale pontuar que muitas soluções jogam a favor da mobilidade nas empresas.

Isso porque elas podem ser incorporadas tanto em seu desktop, no escritório, como nos dispositivos móveis de seus funcionários e gestores.

Desse modo, simplifica todo processo de assinatura.

É um ganho em questão de tempo, dinheiro e praticidade, o que traz benefícios a todos os envolvidos.

Sustentabilidade

Por fim, outro benefício muito importante ao investir em uma plataforma de assinatura eletrônica é seu impacto positivo na sustentabilidade do negócio.

Afinal, há uma considerável redução no uso de papel para impressão de documentos.

Isso significa que você vai parar de imprimi-los? Certamente que não, mas lembra que mencionamos o quão intenso é o “vai e vem” de documentos que precisam ser assinados?

Então, a assinatura em ambiente digital pode auxiliar neste ponto, reduzindo a necessidade da troca das cópias físicas. No fim das contas, falamos de uma redução considerável do papel utilizado.

E aqui, vale ressaltar, não falamos apenas das folhas A4 utilizadas em sua impressora, mas dos envelopes timbrados, pastas de arquivamento e todos os insumos utilizados na conservação e vida útil da cópia em papel.

Se todas essas vantagens pareceram interessantes, que tal saber como adotar uma plataforma de assinatura para sua empresa?

Como adotar uma plataforma de assinatura para sua empresa?

A plataforma de assinatura eletrônica é uma ferramenta que automatiza e monitora o fluxo de distribuição, assinatura e armazenamento de todos os documentos a ela submetidos.

Ela é capaz de programar a ordem das assinaturas, enviar notificações para o próximo signatário e executar outras ações para automatizar este processo.

E como adotar uma plataforma para sua empresa? Fique atento aos seguintes pontos:

  1. Conheça os planos disponíveis em cada plataforma, pois os gratuitos costumam ser limitados para as necessidades empresariais;
  2. Entenda as necessidades da sua empresa, uma vez que é comum lidar com um volume considerável de documentos;
  3. Avalie a segurança da plataforma, que deve permitir o uso de assinaturas eletrônicas e digitais, além de adotar outros recursos de conformidade e antifraude;
  4. Confira se a solução é intuitiva, pois nada adianta ter dificuldades para assinar documentos online pelo celular ou pelo notebook;
  5. Verifique a disponibilidade e as funcionalidades do sistema, como acesso a suporte remoto, recursos completos (agenda, notificações, personalização de e-mail etc.);
  6. Analise a possibilidade de integração de ferramentas via API de forma aberta ou sem custo adicional a sistemas.

Com isso em mente, você não cometerá erros ao escolher uma boa plataforma. Pelo contrário, poderá aproveitá-la em diversas áreas.

Quais áreas podem se beneficiar com o uso dessa tecnologia

A assinatura digital em contratos, acordos e outros documentos empresariais tornou-se uma prática comum nas organizações.

Os benefícios que o recurso traz para a rotina de trabalho justificam sua ampla adoção em diferentes áreas da empresa. Veja!

Setor de compras

A gestão de compras é um setor estratégico para as empresas, especialmente aquelas pertencentes ao setor varejista. 

Para estas, ela é fundamental para atender às demandas do consumidor e otimizar o fluxo de caixa com a negociação mais vantajosa com fornecedores. 

A agilidade é um fator decisivo para fechar qualquer compra, certo? Quanto mais rápido o negócio com o fornecedor, mais rápido o produto é disponibilizado para o cliente final.

A função da assinatura digital e assinatura eletrônica neste contexto é exatamente conferir agilidade aos processos do setor de compras.

Setor de vendas

Assim como acontece com o ciclo de compras, o processo de vendas também pode ser encurtado com o uso das assinaturas em formato eletrônico.

Com a transformação digital, a maioria dos documentos (propostas, compromissos e contratos de vendas) passaram a ser digitalizados e armazenados em ambiente digital. Assim, eles podem ser indexados, pesquisados e encaminhados rapidamente.

Para que o processo de negociação e assinatura sejam igualmente rápidos, o uso das assinaturas de formato eletrônico é fundamental. 

Confira como a ferramenta é utilizada pela Tradimaq em diversos setores, inclusive no comercial!: 

Recursos Humanos

Acordos confidenciais, licenças e contratos de trabalho são documentos rotineiros da área de Recursos Humanos. E como lidar com todos eles após a adoção do trabalho remoto?

Com as assinaturas feitas em ambiente digital para validá-los!

Essas assinaturas contribuem para agilizar os processos de gestão de pessoal e evitar demoras que poderiam acontecer caso o funcionário não estivesse na empresa.

Por ser um setor que lida com muitas burocracias, pensar nas soluções da transformação digital para automatizar processos é muito importante para a produtividade.

Área da saúde

Na área da saúde, hospitais, consultórios, clínicas, laboratórios e profissionais liberais lidam a todo o momento com informações sensíveis de pacientes.

Para obedecer à legislação brasileira, em especial a Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais, as organizações e os profissionais devem se valer de recursos que garantam a segurança das informações na troca de documentos.

Com o aumento da telemedicina, essa troca de dados pelo ambiente digital se tornou ainda mais frequente. 

Para lidar com laudos, receitas e prescrições com segurança, é possível utilizar a plataforma de assinatura eletrônica para validá-los e enviá-los aos destinatários. 

Dessa forma, conseguem evitar falsificações dos documentos, o que contribui diretamente para a manutenção da saúde dos pacientes.

Setor imobiliário

A transformação digital no setor imobiliário trouxe diversas soluções para seus profissionais, como a visualização remota de imóveis com fotos 360º e análises baseadas em realidade aumentada e virtual.

No entanto, sabe-se que o fechamento desses negócios depende da troca de diversos documentos, como o contrato de promessa de compra e venda e o contrato de financiamento.

Para que tudo isso possa ocorrer com rapidez e segurança, as partes podem utilizar as plataformas de assinatura digital e eletrônica para assinar todas as vias eletronicamente.

Setor jurídico

Por fim, o setor jurídico é uma área que utiliza as assinaturas eletrônicas em diversas situações. Afinal, escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas lidam com centenas de documentos diariamente. 

Antes de mais nada, vale explicar que o setor foi um dos primeiros que passou a utilizar o recurso com certificado digital no peticionamento por meio do PJ-e (Processo Judicial Eletrônico), o sistema do Poder Judiciário.

Atualmente, além dos documentos para acionar a Justiça, o setor ainda trabalha com contratos e pareceres próprios da atividade empresarial.

Já pensou se estes profissionais utilizassem a assinatura física em todas as situações? O fluxo de trabalho não seria eficiente, e as idas ao cartório seriam diárias.

Com a assinatura digital de contratos e documentos, advogados, clientes e parceiros conseguem otimizar essas trocas de informação. Vale pontuar, por fim, que a assinatura feita com certificado digital substitui o reconhecimento de firma.

Ou seja, grande parte do trabalho jurídico pode ocorrer no ambiente virtual, o que traz maior eficiência e dinamismo à área.

Quais os tipos de assinaturas eletrônicas?

Existem diferentes tipos de assinaturas eletrônicas conforme a legislação brasileira: a simples, a avançada e a qualificada.

As duas primeiras são consideradas mais simples e não necessitam de uma intervenção tecnológica regularizada pelo ICP-Brasil. Não é o caso da última.

Que tal conhecer mais sobre cada tipo de assinatura eletrônica, bem como as diferenças entre elas? Confira!

Assinatura eletrônica simples

Recomenda-se o uso da assinatura eletrônica simples em documentações que marquem transações que exijam um “tom menor” de responsabilidade.

Ou seja, em que não é necessário associar uma identidade à assinatura, apenas o consentimento/validação. É o caso de relatórios corporativos, matrículas, agendamentos clínicos etc.

O motivo é que a ela não carece de tantos recursos tecnológicos para reforçar a auditoria dos dados.

Esse é um ponto negativo da assinatura simples?

Na verdade não, já que existem diferentes casos em que ela pode ser utilizada — e é algo que você e seu time jurídico podem decidir.

Com certeza, essa assinatura tem utilidade. O único porém é que seu mecanismo de certificação é um pouco mais rústico, vinculando dados como geolocalização, por exemplo.

Assinatura eletrônica avançada

A assinatura eletrônica avançada é um passo além, utilizada em casos em que é necessário vincular a identidade de uma pessoa (física ou jurídica) à assinatura feita.

É aqui que entram os recursos tecnológicos que atestam a identidade dos signatários.

Nos últimos meses, um modelo em específico passou a ser bastante utilizado: a assinatura do governo federal feita pelo Assinador ITI, que é um tipo de assinatura avançada.

Mas você provavelmente já cruzou com esse tipo de assinatura em um local: bancos!

Eles costumam utilizar a biometria como uma assinatura eletrônica avançada padrão.

É um tipo de assinatura bastante popular em empresas e demais entidades privadas. 

Uma de suas principais características é que os recursos de certificação não precisam ser os mesmos da ICP-Brasil (muito embora costumem ser bastante semelhantes).

A assinatura avançada é comumente empregada em documentos e contratos mais específicos. É o caso de direitos autorais, atualização ou modificação de contratos ou mesmo como chave de acesso a documentos.

Assinatura eletrônica qualificada

Popularmente, é conhecida como “assinatura digital”, a assinatura eletrônica qualificada é considerada como o formato mais confiável, seguro e com maior valor jurídico.

O motivo é simples: a assinatura qualificada carrega consigo um certificado digital no padrão ICP-Brail.

Esse certificado digital é composto de duas chaves: uma pública (que pode ser divulgada a terceiros) e uma privada (exclusiva do titular do documento).

Por isso, deve ser utilizada por empresas (exceto MEIs) para assinar emissões de notas fiscais eletrônicas, por exemplo. É necessária também em documentos que indiquem transferências de bens e imóveis.

Ou seja, documentos que realmente exijam um nível maior de segurança e autenticidade.

Como fazer a assinatura eletrônica?

Se você quer saber como fazer assinaturas eletrônicas simples ou avançadas, o melhor caminho é optar por uma plataforma ou sistema de gestão que integre uma solução de assinaturas online.

Basta procurar o melhor fornecedor, assinar o serviço, acessá-lo e criar sua conta com os dados da sua empresa e dos colaboradores (que também terão assinaturas eletrônicas, normalmente vinculadas aos seus e-mails corporativos).

No caso de querer ir um pouco além, você pode comprar um certificado digital com uma Autoridade Certificadora e integrá-lo na mesma plataforma!

É possível, também, aprender como fazer assinatura eletrônica no celular!

Há algumas formas de realizar o ato. No iPhone, a função nativa “Arquivos” permite a assinatura em algumas situações.

Mas há plataformas de assinatura em ambiente digital que possuem aplicativos exatamente para esses momentos. É o caso da ferramenta da TOTVS, com o aplicativo Minha Assinatura Eletrônica.

Qual a diferença entre assinatura digital e eletrônica?

A diferença entre assinatura digital e eletrônica diz respeito basicamente ao nível de segurança que cada uma proporciona na hora da validação de documentos online.

Como já abordamos anteriormente, as assinaturas eletrônicas simples e avançadas utilizam como formas de verificação impressão digital, token, SMS, login e senha, e certificados emitidos fora da estrutura da ICP-Brasil.

Este padrão pode ser implementado em operações bancárias, relatórios gerenciais, contratação de serviços, contratos de compra e venda ou aluguel de imóveis, planos de saúde e documentos jurídicos.

Já a assinatura digital (ou assinatura qualificada) exige o uso de certificados digitais emitidos pelas Autoridades Certificadoras vinculadas à ICP-Brasil. 

Esses recursos cumprem a função de identidade virtual para uma pessoa. É um elemento digital completamente seguro, protegido por uma forte criptografia.

Eles se apresentam, principalmente, nos modelos A1 e A3, que podem ser importados para a sua plataforma de assinatura eletrônica, caso ela permita tal integração.

Conhecendo essa diferença, você pode estar se perguntando se existe uma melhor opção, certo?

Não existe, pois tudo depende do seu objetivo com a assinatura. 

Se você precisa de máxima segurança, como em um contrato de compra de imóvel, a assinatura digital (por conta do certificado digital) é melhor. 

Mas nem todos os documentos e transações exigem o máximo nível de validade jurídica e responsabilidade. Nesses casos, a assinatura simples ou avançada pode resolver.

As respostas para as principais dúvidas sobre o assunto

Antes de encerrar o conteúdo, que tal aprender um pouco mais sobre o assunto? Separamos algumas das principais dúvidas sobre assinatura em formato eletrônico, que garimpamos na internet e que leitores e clientes nos enviam, para simplificar o seu entendimento. Confira!

1. A assinatura eletrônica é segura?

Sim, a assinatura eletrônica para empresas e estabelecimentos é totalmente segura e apresenta o mesmo nível de validade jurídica que a assinatura manuscrita. Além disso, a solução tecnológica foi consolidada em lei, o que garante a sua legalidade. O importante aqui é buscar por uma plataforma de assinatura que seja confiável e que esteja em conformidade com a lei!

2. Como saber se tenho uma assinatura eletrônica?

A assinatura em formato eletrônico para empresas é, comumente, adquirida de maneira terceirizada. Ou seja, como um serviço em uma plataforma que lhe dá os recursos necessários para realizar as assinaturas de maneira eletrônica. Para saber se a sua empresa tem, basta saber se contratou o serviço de alguma fornecedora especializada.

3. O que fazer se a assinatura eletrônica estiver bloqueada?

No caso da assinatura eletrônica para empresas e para o uso comercial, não há como ela ser bloqueada. Essa é uma dúvida comum de quem usa o recurso em seus aplicativos bancários — o nome é o mesmo, mas neste caso, se trata de uma chave para autorizar pagamentos e transações.

4. Posso fazer a integração de APIs para assinatura eletrônica?

Sim, a sua empresa pode fazer essa integração para que a sua assinatura digital (com certificado) seja utilizada na assinatura de documentos. A API é uma aplicação que permite que você integre um programa ou serviço a outro programa ou serviço. O ideal é buscar por uma plataforma que permita a integração via API no próprio aplicativo.

5. Quais documentos aceitam assinatura eletrônica?

O recurso pode ser utilizado em ata de reunião, matrícula escolar, documentos jurídicos, relatórios corporativos, contratos compra e venda, contratos de empréstimos, contratos de prestação de serviços, contratos de plano de saúde e odontológico, assinatura de serviços essenciais como internet, água etc.

6. Quando utilizar a assinatura eletrônica

A assinatura eletrônica simples pode ser utilizada em acordos e contratos “com ente público de menor impacto e que não envolvam informações protegidas por grau de sigilo” (art. 5º da Lei 14.063). A assinatura eletrônica avançada pode ser utilizada nesse mesmo cenário acima e também “no registro de atos perante as juntas comerciais”, conforme legislação.

7. Quem pode usar a solução?

Qualquer empresa, independentemente do tamanho ou segmento, pode utilizar uma plataforma de assinatura digital/eletrônica e usar com qualquer documento, agregando valor a sua gestão de contratos. Uma pessoa física também pode utilizá-la em suas rotinas pessoais e profissionais.

8. É possível assinar digitalmente pelo celular?

Sim. Para quem utiliza iPhone, existe uma função nativa “Arquivos” que permite a assinatura em algumas situações. Porém, é possível (e mais fácil) assinar digitalmente pelo celular com plataformas de assinatura que possuem aplicativos com esta finalidade, como o aplicativo Minha Assinatura Eletrônica da TOTVS.

Porque escolher o TOTVS Assinatura Eletrônica

Se você quer implementar a assinatura em formato eletrônico nos seus processos, conheça agora o TOTVS Assinatura Eletrônica e comece a contar com novas possibilidades e vantagens.

O TOTVS Assinatura Eletrônica é a plataforma para assinatura eletrônica de contratos e documentos da maior empresa de tecnologia do Brasil, sempre antenada às necessidades e tendências exigidas pelo mercado para oferecer soluções personalizadas.

Ao utilizá-la, você usufrui de diversos benefícios, como:

  • Garantia de 100% de validade jurídica na assinatura dos documentos empresariais;
  • Alto nível de segurança devido ao padrão de criptografia SHA256, uma das mais fortes do mercado;
  • Proteção de armazenamento dos documentos na TOTVS Cloud, o que garante a sua integridade;
  • Assinatura de qualquer documento, independentemente se foi ou não gerado no ecossistema TOTVS;
  • Gestão e centralização de todo o processo de assinatura online, inclusive com uso de certificados digitais A1 e A3;
  • Usabilidade, rapidez, praticidade e mobilidade, pois é possível acessar a plataforma do computador ou do dispositivo móvel.

E o melhor: você pode experimentar a ferramenta sem pagar nada por 30 dias!

Que tal entender mais sobre a solução e conferir quais os diferenciais e benefícios do TOTVS Assinatura Eletrônica? Confira já!

Infográfico TOTVS Assinatura Eletrônica

Conclusão

Neste conteúdo, falamos sobre o que é e como a assinatura eletrônica está revolucionando a forma de validar contratos e documentos.

Abordamos as suas diferenças com a assinatura digital e comentamos a respeito dos benefícios que traz para as organizações, facilitando e potencializando a gestão.

Assinaturas eletrônicas estão presentes em instituições de ensino, imobiliárias, administradoras de condomínio, construtoras, incorporadoras, órgãos públicos, e-commerces, bancos, seguradoras e muitas outras companhias. 

E uma de suas funções mais importantes é exatamente validar os contratos empresariais.

A propósito, você sabe o que é um contrato eletrônico e como fazer?

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.