Qual o impacto da crise econômica nas empresas?

Equipe TOTVS | 22 maio, 2023

Você já sabe que o impacto da crise econômica nas empresas afeta diretamente todos os setores e tamanhos. A crise econômica se caracteriza por uma queda na atividade econômica, na demanda por bens e serviços, na lucratividade e nos investimentos. 

Além disso, ela provoca um aumento do desemprego, da inflação e da instabilidade social nas empresas que a enfrentam e precisam se adaptar rapidamente às mudanças no cenário e buscar formas de reduzir custos, aumentar a eficiência, inovar e se diferenciar da concorrência.

Neste artigo, explicaremos qual o impacto da crise econômica nas empresas, bem como o impacto econômico e como as empresas brasileiras podem sobreviver diante de uma crise econômica. Por isso, acompanhe o nosso artigo e confira!

erp cloud

Afinal, o que é uma crise econômica?

Trata-se do período pela qual determinada economia sofre retração de suas atividades  ou  forte desaceleração, afetando negativamente o nível de produção, consumo, investimento e emprego.

Ela é medida pelo Produto Interno Bruto (PIB) do país, que mostra a soma dos produtos e serviços produzidos pelas empresas.

Além disso, pode ser causada por diversos fatores, como choques externos, instabilidade política, desequilíbrios fiscais, problemas no sistema financeiro, entre outros.

Qual o impacto da crise econômica nas empresas?

O impacto da crise econômica nas empresas depende de vários aspectos, como:

  • setor de atuação;
  • tamanho;
  • estrutura de custos;
  • grau de endividamento;
  • capacidade de adaptação.

No entanto, as empresas enfrentam dificuldades para manter suas receitas e lucratividade em um cenário de queda na demanda, aumento da concorrência, redução do crédito e elevação dos juros.

Confira a seguir os principais impactos da crise econômica:

Inflação

Você sabia que o valor do IPCA está em 0,71%, segundo os dados divulgados pelo Instituto Brasileito de Geografia e Estatística (IBGE), referente ao mês de março de 2023? Além disso, a inflação acumulada nos últimos 12 meses está em 4,65%. O aumento só não foi maior porque ocorreu a alta da gasolina.

Com esses dados, dá para ter ideia que a inflação é um dos maiores impactos de uma crise econômica. Ela é o aumento dos preços dos bens e serviços de maneira generalizada. Alguns índices de inflação são: 

  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Ela reduz o poder de compra da população e afeta negativamente o planejamento financeiro das empresas. Além disso, a inflação pode gerar incertezas e expectativas negativas sobre o futuro da economia, prejudicando ainda mais o crescimento.

Queda na lucratividade

A queda na lucratividade das empresas é a relação entre o lucro líquido e a receita total do período determinado. Ela pode ser provocada por uma redução nas vendas, um aumento nos custos ou uma combinação dos dois. 

A queda na lucratividade pode comprometer a capacidade das empresas de investir, inovar e expandir suas atividades. Por isso, é importante verificar o indicador de lucratividade periodicamente e analisar as necessidades e estratégias da organização.

Aumento do endividamento

O aumento do endividamento das empresas é a relação entre o valor das dívidas e o valor dos ativos. Ele pode ser resultado de uma maior necessidade de financiamento para cobrir os custos operacionais ou de uma menor geração de caixa para pagar os compromissos financeiros.

O aumento do endividamento pode limitar a solvência e a liquidez das empresas, aumentando o risco de inadimplência e insolvência.

Desemprego

O desemprego é um impacto da crise econômica nas empresas e é a situação em que as pessoas que estão aptas e dispostas a trabalhar não encontram uma ocupação remunerada. Ele afeta tanto os trabalhadores quanto as empresas.

Segundo informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) divulgada pelo Instituto Brasiliero de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação do desemprego no Brasil atingiu 8,4% em janeiro. Isso significa estabilidade se comparado ao ano anterior.

No entanto, os trabalhadores desempregados sofrem com a perda de renda, a diminuição da qualidade de vida e a baixa autoestima. As empresas sofrem com a redução da oferta de mão de obra qualificada, a queda na produtividade e a perda de clientes.

Falência

É a situação em que as empresas não conseguem mais honrar suas obrigações financeiras com seus credores. Ela pode ser decorrente de uma gestão inadequada, de uma má alocação de recursos ou de uma conjuntura adversa. 

A falência implica na extinção da empresa e na perda de patrimônio para os sócios, os funcionários e os fornecedores.

As principais crises econômicas que afetaram o Brasil

O Brasil é um país que já enfrentou diversas crises econômicas ao longo de sua história, algumas de origem interna e outras de origem externa. 

Essas crises tiveram impactos sociais, políticos e culturais, além de afetar o desempenho e o desenvolvimento da economia nacional.

As quatro principais crises econômicas que afetaram o Brasil são: a crise de 1929, a crise de 2008, a crise de 2014 e a pandemia de coronavírus.

Confira cada uma delas e o como causaram o impacto da crise econômica nas empresas.

Crise de 1929

A crise de 1929, também chamada de A Grande Depressão, foi uma das maiores crises econômicas da história mundial. Ela teve início com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque e foi uma das maiores crises econômicas da história dos Estados Unidos.

A crise se espalhou pelo mundo e afetou vários países, especialmente os que dependiam da exportação de produtos primários, como o Brasil. Na época, ele era um grande exportador de café, que representava aproximadamente 70% das receitas do país. 

Com a queda da demanda e dos preços do café no mercado internacional, o Brasil sofreu uma forte retração econômica, que levou à queda da renda, do emprego e do consumo interno. 

Além disso, o governo brasileiro tentou sustentar os preços do café por meio da política de valorização, que consistia em comprar e queimar os estoques excedentes do produto. Essa política gerou um grande endividamento externo e interno, além de desperdiçar recursos que poderiam ser investidos em outros setores da economia. 

O impacto da crise de 1929 no Brasil foi um marco na história econômica do Brasil, pois evidenciou a necessidade de diversificar a pauta exportadora e de promover a industrialização do país.

Crise de 2008

A crise de 2008 foi outra crise econômica global, que também teve origem nos Estados Unidos. Ela afetou o sistema financeiro e bancário americano e se propagou para outros países por meio dos mercados financeiros globais. 

O impacto da crise de 2008 no Brasil ocasionou uma redução do crédito, do comércio e da confiança dos agentes econômicos, o que levou a uma recessão mundial. 

No Brasil, a crise teve um impacto inicialmente moderado, pois o país tinha uma situação fiscal e monetária relativamente equilibrada, além de um mercado interno robusto. No entanto, a partir de 2009, a crise se aprofundou no Brasil, afetando principalmente as exportações e os investimentos. 

O governo brasileiro adotou medidas para impedir, minimizar e combater os efeitos da crise, como a redução dos impostos, o aumento dos gastos públicos e a expansão do crédito. 

Essas medidas ajudaram a amenizar o impacto da crise no curto prazo, mas também contribuíram para o aumento do déficit público e da inflação no médio prazo.

Crise de 2014

A crise de 2014, também chamada de a grande recessão brasileira, foi uma crise econômica interna, que teve como principais causas os desequilíbrios fiscais e econômicos acumulados nos anos anteriores.

Ou seja, a queda dos preços das commodities no mercado internacional e a instabilidade política decorrente das denúncias de corrupção envolvendo o governo e as principais empresas estatais. 

A crise se manifestou por meio de uma forte recessão econômica, que durou três anos consecutivos (2014-2016), com quedas expressivas do PIB, do consumo e do investimento.

Além disso, também gerou um aumento significativo do desemprego, da pobreza e da desigualdade social no país, bem como provocou uma deterioração das contas públicas, com déficits primários sucessivos e aumento da dívida pública. 

Pandemia de coronavírus

A pandemia de coronavírus foi uma das mais recentes e graves crises que afetaram o Brasil que começou em 2020 e ainda não acabou. Essa crise teve um forte impacto na economia brasileira, gerando recessão, desemprego, queda na renda e aumento da pobreza.

Além disso, a pandemia expôs as fragilidades do sistema de saúde, da educação e da proteção social do país.

Como sua empresa pode se preparar para momentos de crise financeira?

Essa é uma pergunta que muitos empreendedores fazem diante de cenários incertos e desafiadores e do impacto da crise econômica nas empresas. Assim, algumas dicas podem ajudar a minimizar os impactos negativos e até mesmo aproveitar as oportunidades que surgem. 

Confira algumas delas:

  • diminua os custos da operação: analise todos os gastos da sua empresa e identifique quais são essenciais e quais podem ser reduzidos ou eliminados;
  • busque iniciativas para economizar recursos: além de cortar custos, você pode buscar formas de usar os recursos de forma mais eficiente e sustentável;
  • reduza o estoque: ajustar o seu estoque à demanda do mercado e evitar compras desnecessárias ou excessivas. Pois, ter um estoque muito alto pode representar um risco financeiro;
  • negocie com fornecedores: em momentos de crise, é importante manter um bom relacionamento com os seus fornecedores e buscar condições mais favoráveis de pagamento, entrega e qualidade;
  • adapte-se ao novo cenário: estar atento às tendências e às novidades do seu segmento e adaptar o seu produto ou serviço à nova realidade;
  • esteja presente no digital: é possível usá-lo para divulgar a sua marca, atrair e fidelizar clientes, vender seus produtos ou serviços, e se comunicar com o seu público;
  • avalie a possibilidade de obtenção de crédito: se você precisar de um capital extra para manter ou expandir o seu negócio, você pode recorrer a fontes de crédito disponíveis no mercado, de acordo com a capacidade de pagamento.

Essas são algumas dicas de como sua empresa pode se preparar para momentos de crise financeira. 

Lembre-se que a crise também pode ser uma oportunidade de inovar, se diferenciar e se fortalecer no mercado. 

Aumente sua eficiência e produtividade com os ERPs da TOTVS!

Já deu para perceber como o impacto da crise econômica nas empresas pode afetar vários setores, não é mesmo? Por isso, é importante ter um software de gestão que possa padronizar toda a gestão administrativa do seu negócio.

Os sistemas de gestão da TOTVS fazem isso e muito mais para você. Com eles, você tem um software que sempre está atualizado e de acordo com a legislação fiscal.

Além disso, os sistemas da TOTVS, facilitam o financeiro do seu negócio, como planos de contas, fluxo de caixa, contas a pagar e contas a receber.

Também é possível gerenciar o estoque e consultas, além de realizar gestão de inventário e as movimentações do estoque dos seus produtos.

Tenha um sistema que possa cuidar de todas as rotinas financeiras e administrativas da sua empresa. Conheça os sistemas de gestão da TOTVS!

Nova call to action

Conclusão

Neste artigo, você entendeu que existem vários impactos que a crise econômica trouxe para as empresas. Por isso, é preciso estar atento aos sinais de recuperação da economia e às novas demandas dos consumidores para não ficar para trás.

Além disso, abordamos sobre as principais crises nas empresas que aconteceram, bem como as causas da crise econômica no Brasil.

Para auxiliar a sua empresa, estar sempre atualizado e com tudo organizado quando acontecer uma crise como as que mencionamos aqui, utilize um sistema de gestão como o da TOTVS.

Aproveite e continue aprendendo com o nosso artigo sobre dicas de redução de custos e aumento da produtividade.

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.