indicadores-de-vendas

Indicadores de vendas para monitorar no seu negócio

Equipe TOTVS | GESTÃO DE NEGÓCIOS | 13 Maio, 2020

Os indicadores de vendas servem para avaliar o progresso das atividades, a incidência de falhas e quais ações podem ser tomadas para solucioná-las. Portanto, é uma forma de alinhar os objetivos da empresa com suas estratégias de vendas.

Porém, para tornar essa tarefa mais simples e precisa, o gestor pode contar com o auxílio da tecnologia. Veja a seguir a importância de monitorar indicadores e como a utilização de um aplicativo pode ajudar o negócio a crescer.

Por que indicadores de vendas são importantes?

É essencial que os gestores busquem saber o máximo de informações possível sobre a empresa. Isso inclui a análise e monitoramento de KPI de vendas. Veja os principais objetivos buscados com essa tática:

Previsão de vendas

A constante verificação de indicadores de desempenho de vendas contribui para descobrir se os resultados obtidos estão de acordo com o que foi planejado pela empresa. A partir disso, é possível determinar quais modificações precisam ser implementadas para que as metas sejam de fato alcançadas.

Desempenho da equipe

Também podem ser implementados indicadores que permitam a avaliação da equipe de vendas para identificar o nível de produtividade de cada e como melhorar esse desempenho. A análise de indicadores também permite avaliar a necessidade de treinamentos e da revisão dos processos da companhia.

Quais indicadores de vendas monitorar?

Cada negócio possui suas particularidades, porém alguns pontos valem a atenção mais aprofundada do gestor. Algumas métricas são essenciais para serem monitoradas, portanto reunimos alguns dos principais indicadores de vendas:

Ticket médio

Um dos indicadores mais importantes é o ticket médio. Com ele, é possível entender a dinâmica de vendas sob o ponto de vista tanto do vendedor quanto do cliente. Assim, o gestor terá uma visão mais ampla sobre as vendas e sobre o que precisa ser melhorado.

A partir desses dados, é possível verificar quais vendedores tiveram maior desempenho, além de oferecer uma visão sobre como melhorar o atendimento ao cliente.

Conversão

Já no caso da taxa de conversão, é analisada a quantidade de oportunidade de vendas que o colaborador teve e quais delas foram de fato aproveitadas. Para calcular esse índice em lojas físicas, basta multiplicar por 100 o número de consumidores que finalizaram a compra e dividir o resultado pelo total de consumidores que entraram na loja.

Tempo de venda

Também é possível medir o tempo médio que uma venda leva para ser concluída. Isso pode ajudar a avaliar o desempenho da empresa em relação à atração de clientes e o sucesso em oferecer o que ele deseja.

Na maior parte dos casos, o ideal é que o ciclo de venda seja rápido para que haja uma quantidade maior de vendas. Entretanto, esse índice pode variar conforme o tipo de produto vendido e como a empresa funciona também.

Motivação dos vendedores

Uma forma ideal para avaliar a gestão de uma empresa é o quanto sua equipe está motivada. Esse fator é crucial para que o colaborador seja mais produtivo e tenha mais qualidade em seu trabalho. Afinal, um vendedor desmotivado dificilmente terá um bom desempenho.

Esse tipo de avaliação pode ser feita tanto pelos gestores quanto pelos próprios colaboradores, identificando oportunidades de melhoria na gestão e entendo como melhorar esse aspecto.

Nova call to action

Vantagens de uma solução de indicadores de vendas

O gerenciamento de dados é muito importante na análise de indicadores, já que facilita a interpretação dos números. É uma forma de captar esses dados de forma simples e automatizada, contribuindo para que seja possível atingir as metas estabelecidas. Veja as vantagens dessa tecnologia:

Otimização de processos

Essa solução torna muito mais simples e fácil a gestão das metas e o controle dos números de vendas. Além disso, monitora o crescimento da empresa automaticamente. Isso ajuda no planejamento de desenvolvimento da companhia.

Gestão baseada em dados

Outro benefício é poder contar com uma gestão baseada em dados, que nada mais é do que uma base confiável para a tomada de decisões assertivas. A partir dessa base dados é possível desenvolver uma estratégia eficiente.

Flexibilidade

Também é possível obter mais flexibilidade com a integração de sistemas, que centraliza as informações de diversos setores em um único lugar. É possível, por exemplo, fazer a integração com um sistema de gestão ERP e monitorar os resultados com mais eficiência.

Aumente suas vendas com a TOTVS!

O sistema de gestão da TOTVS é uma solução completa para que o seu negócio cresça cada vez mais. Saiba mais sobre como essa tecnologia pode impactar positivamente o desenvolvimento da sua companhia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *