Nichos de mercado: o que são, tipos, exemplos e como escolher

Com a competitividade se acirrando dia após dia, é muito importante se estabelecer entre os nichos de mercado com cuidado e atenção. Fazer a segmentação da sua área de atuação é algo decisivo para um empreendimento de sucesso. Atuar em um mercado de nicho significa oferecer soluções bem direcionadas para as dores dos seus clientes, …

Equipe TOTVS | 28 abril, 2022

Com a competitividade se acirrando dia após dia, é muito importante se estabelecer entre os nichos de mercado com cuidado e atenção. Fazer a segmentação da sua área de atuação é algo decisivo para um empreendimento de sucesso.

Atuar em um mercado de nicho significa oferecer soluções bem direcionadas para as dores dos seus clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas.

Afinal, o serviço ou produto deve ser conhecido pela excelência, uma vez que fica implícito que sua empresa é uma especialista no assunto.

E, sim, dependendo do nicho, o volume de vendas geralmente é um pouco menor, pois falamos de um negócio que atua em uma faixa segmentada.

No entanto, sabia que a margem de lucro tende a ser mais elevada?

São as surpresas que a atuação em diferentes nichos de mercado pode proporcionar.

Que tal aprender tudo sobre o assunto, indo além do conceito e entendendo os exemplos de nichos de mercado, os principais desafios e como triunfar em segmentos competitivos?

Te explicamos em nosso guia completo sobre o tema. Siga a leitura para entender mais!

O que são nichos de mercado?

Nichos de mercado são segmentos comerciais que possuem necessidades, preferências ou aspectos de identidade que os tornam diferentes e únicos em relação ao mercado como um todo.

Quando olhamos o cenário comercial, não é difícil encontrar diferentes setores de atuação. Falamos de setores como os de saúde, varejo, transportes, gastronomia, entre tantos outros.

Nesse sentido, o nicho é um recorte mais estreito de um segmento, que atende às necessidades específicas de um grupo menor.

É comum que os problemas desse público consumidor sejam desconhecidos e, por isso, não possuam soluções satisfatórias disponíveis no mercado amplo, criando os nichos.

Apesar de soar como um “desvio” da ordem natural das coisas, os nichos de mercado são verdadeiras oportunidades de negócio para os empreendedores.

Uma vez que você identifique seu nicho, as escolhas organizacionais, estratégicas e de branding devem ir na direção do mesmo.

Falamos de coisas simples, como sua logo ou o layout de seu e-commerce, até a comunicação com clientes e seu tom de voz nas redes sociais, por exemplo.

Posicionar-se diante de um nicho é uma aventura, pois pode colocar sua marca na posição de peixe grande em um lago pequeno — o que, é claro, tem suas vantagens e desvantagens!

Segmento de mercado e nicho de mercado: quais as diferenças?

Uma discussão que reacende as teorias sobre mercado e marketing é o que diferencia um segmento de um nicho de mercado. A verdade é que a definição é muito simples — e não, os termos não são sinônimos.

Vamos lá: um segmento de mercado é um grupo amplo de consumidores com características em comum.

Por exemplo, existe o segmento de “calçados masculinos“, certo? Sapatos, tênis, botas e todo tipo de calçado focado neste público.

Já quando falamos de nichos de mercado, falamos de um recorte deste segmento — um mercado menor, com necessidades específicas e diferenciadas.

É possível falar que o nicho é um segmento de um segmento de mercado, conseguiu entender?

Então, partindo do princípio de que “calçados masculinos” é um segmento, “chuteiras de futebol de campo” ou “tênis de basquete” são nichos dentro desse segmento!

Por que é importante definir o seu nicho de mercado?

Antes de sair procurando os nichos de mercado em alta, recomendamos que você dê um passo atrás para entender a importância de definir o lugar do seu negócio no tabuleiro que é o mercado atual.

Afinal, por que é tão importante entender se o seu negócio se enquadra em um nicho?

Primeiro, é uma forma de simplificar a gestão da operação, especialmente no quesito estratégico.

Ao saber, por exemplo, se você atua em um nicho de mercado com pouca concorrência, é possível definir uma abordagem de vendas menos agressiva.

Ou ainda, se falamos de nichos de mercado pouco explorados, essa visão pode mudar sua estratégia de marketing, que visa educar o mercado de consumidores e atrair aqueles que ainda não conhecem seu negócio.

Inclusive, o passo de entender qual o seu nicho deveria ser feito antes mesmo de consolidar a empresa. Ao procurar um mercado para atuar, você normalmente se depara com dois cenários:

  • Entrar em um mercado amplo, com vários concorrentes fortes, no qual você possa vender produtos para diferentes públicos;
  • Encontrar um nicho que ofereça o terreno para que você cresça e se torne uma autoridade, oferecendo produtos ideais para necessidades específicas.

E, sim, sabemos que para muitos empreendedores pode ser contraintuitivo restringir sua base de clientes para atender a uma pequena fração do mercado.

Mas se você estiver oferecendo os mesmos produtos ou serviços que todos os outros — e sem nenhum fator de diferenciação —, será difícil causar impacto.

E essa não é uma conclusão que apenas negócios iniciantes precisam tirar, mas também aqueles com anos de atuação.

Quando você se concentra em clientes específicos e realmente ouve o que eles querem e precisam, você poderá posicionar sua empresa como a referência para esse nicho de mercado.

Assim, é mais fácil conhecer seu público, entender suas dores e desenvolver soluções que as resolvam completamente.

Tipos de nicho de mercado

Os nichos de mercado podem ser divididos em classes diferentes, como as que citaremos a seguir:

  • Segmentação geográfica: é considerada a localização da empresa, país, estado e cidade. Na segmentação geográfica, é preciso fazer um levantamento dos concorrentes presentes na região antes de mais nada;
  • Segmentação demográfica: considera-se a idade, sexo, religião, renda ou formação educacional do público, no intuito de definir hábitos e o poder de compra da pessoa. Um exemplo são as marcas de absorventes;
  • Segmentação psicográfica: tópicos como estilo de vida, ideais pessoais e personalidade do público-alvo são levados em consideração na segmentação de consumidores. Marcas totalmente dedicadas a profissionais de bodybuilding se encaixam nessa classe.
  • Segmentação comportamental: aqui, são trazidos hábitos de consumo e respostas aos produtos na conta de divisão do público. As marcas com produtos vegetarianos ou veganos são exemplos.

Exemplos de nichos de mercado

É claro que compreender questões demográficas e psicográficas de seu nicho de mercado não garante o sucesso da sua empresa.

Para isso, você precisa se conectar com seus clientes em um nível mais profundo, construindo uma conexão com sua comunidade de modo que cada relação seja lucrativa.

Dito isso, saiba: quanto mais específico for a proposta do seu negócio, maior a probabilidade de se diferenciar dos concorrentes.

E novamente, vale frisar: é um comportamento que traz vantagens e desvantagens.

Mas saiba que há uma forma de construir um negócio de grande valor em qualquer lugar. Que tal conferir alguns exemplos de nichos de mercado? Confira:

Pets

O mercado de pets não é novo, mas cada vez mais vem se tornando um nicho que movimenta mais dinheiro — e cujas necessidades específicas vão aumentando.

Falamos desde alimentos próprios para uma raça ou condição, a brinquedos, roupas e camas para os animaizinhos — que vão desde modelos simples até aqueles mais luxuosos.

Além disso, existe um amplo mercado de serviços ligado ao nicho pet: veterinários, banho e tosa, creches, adestramento, entre outros.

O foco destas marcas é se conectar com os clientes por meio do amor pelos seus pets.

Vale dizer que existem micro nichos dentro do próprio nicho pet.

É o caso de produtos próprios para as raças de cachorro pug, labradores ou buldogues — e também para outras espécies de animais, como peixes ou aves.

Fitness

A maioria das pessoas acredita que poderia estar em melhor forma, tornando o nicho fitness um mercado em constante expansão – independentemente da experiência ou nível de paixão pela prática esportiva.

Existem desde bodybuilders a praticantes de uma caminhada ocasional em fins de tarde.

Com a pandemia, outro braço desse nicho se desenvolveu: praticantes de atividades físicas em sua própria casa.

É um nicho que se desenvolveu muito influenciado por vários fatores, como o acesso à informação, que alertou as pessoas para a importância do cuidado com sua saúde.

Viagem e Turismo

Sim, a indústria do turismo em si é um segmento enorme — mas que possui vários nichos e micro nichos que podem ser explorados.

Ainda mais em um cenário de amenização dos impactos da pandemia de Covid-19.

Há várias oportunidades a se capitalizar: viagens de baixo ou altíssimo custo, experiências rápidas ou demoradas, destinos conhecidos ou super escondidos.

Há muitas oportunidades para empreendedores que desejam se ramificar no setor para causar um impacto real.

Consumidores conscientes

A sustentabilidade é um tema de enorme relevância.

Muitos consumidores estão procurando reduzir seu impacto no meio ambiente e viver de forma mais consciente.

Produtos e serviços que se encaixam nessa mentalidade incluem tudo, desde maquiagem produzida sem crueldade até produtos feitos com métodos e matérias-primas orgânicas, que não prejudiquem o meio ambiente.

Pode até ser semelhante ao nicho do veganismo, mas são apenas nichos que se conversam.

Afinal, por exemplo, uma pessoa vegana pode ainda consumir um produto que, na visão de alguém ambientalmente consciente, seja danoso.

Gamers

O nicho de mercado de gamers vem em constante ascensão nos últimos anos.

Apesar de ser tradicionalmente dominado por um público masculino e jovem, já há uma considerável presença de mulheres e pessoas de meia-idade no nicho.

Entre suas peculiaridades, há o fato de conter vários micronichos, como pessoas que jogam apenas em seus smartphones ou que preferem um tipo específico de jogo (como The Sims, que foca na construção estrutural e interna de casas).

Pessoas em home office

Antes, era um nicho extremamente fechado. Mas hoje, é uma rica oportunidade para negócios de todos os tipos — influenciado pela pandemia.

Desde equipamentos para otimizar o trabalho em casa até soluções digitais que ajudem em vários aspectos, como na organização e produtividade, são bem-vindos neste nicho!

Quais são os nichos de mercado em alta em 2022?

nichos de mercado em alta 2022

Ficou interessado e quer abrir um negócio para aproveitar as oportunidades que não param de surgir? Bom, uma ideia é se encaixar nos novos nichos de mercado!

Planejar-se para entrar em uma área de negócios nova é, por si só, um movimento estratégico que você toma antes mesmo de começar a operacionalizar o negócio.

É também uma decisão acertada, já que buscar as ideias de nichos de mercado pouco explorados pode garantir uma rampagem mais eficiente da organização —  o que é crucial para quem busca estabilização do fluxo de caixa em curto prazo, por exemplo.

No entanto, vai do seu tipo de negócio, produto ou serviço. Muitas vezes, sua solução se encaixa em um nicho mais competitivo, mas se difere de todas as outras já estabelecidas.

E, então, que tal conferir alguns exemplos de nichos de mercado em alta em 2022? Separamos alguns exemplos, veja só: 

Gaming

Sim, voltando a mencionar esse nicho pois é um terreno fértil para inovações, novos produtos e serviços, bem como para estabelecer um negócio lucrativo.

Para você ter noção, de acordo com a Statista, esse mercado deve atingir o valor de US$ 170 bilhões ainda em 2022 — com potencial de ultrapassar a casa dos US$ 239 bilhões em 2026.

Sobre os usuários, estima-se que, até 2026, o mundo tenha mais de 3,1 bilhões de jogadores.

Nesse ponto, talvez você se pergunte: ok, mas com números tão grandes, o mundo do gaming é realmente um nicho?

Podemos afirmar que sim, especialmente porque as necessidades dos seus usuários não se assemelham a quase nenhum outro mercado relacionado ao entretenimento.

Além disso, há diversas culturas — ou micronichos — dentro do gaming que vale a pena explorar.

É um mercado que não apenas contabiliza os jogos em si (que precisam de desenvolvimento, marketing, servidores etc.), mas periféricos (teclados, mouse, fones, etc) e tudo que envolve o ambiente gamer.

Finanças

Caso você tenha experiência ou formação na área, um dos melhores nichos de mercado na internet é o de finanças, especialmente agora.

Neste momento, muitas pessoas buscam uma forma de fazer seu dinheiro render mais, expandindo seu leque de opções para além da poupança — que há anos acompanha o brasileiro médio.

Há várias opções a se explorar, como consultorias ou serviços online que ajudem pessoas e empresas a melhor controlar seu dinheiro — bem como apontar onde investi-lo conforme seus objetivos.

  • Renda fixa ou variável?
  • Fundos de investimento são uma boa?
  • E criptomoedas, vale a pena explorar?

São questões que o seu novo negócio pode se ocupar em responder!

Alimentos saudáveis

Outra opção, que envolve uma diferente expertise, é o nicho de alimentos saudáveis.

De acordo com dados do Google Trends, desde 2020 esse é um tema que os consumidores têm cada vez mais buscado. Aqui uma tela do aumento do número de pesquisas registrado pela ferramenta nos últimos 5 anos:

nichos de mercado alimentos saudáveis

O fator econômico também pesa: com a inflação que vem martelando o consumidor brasileiro nos últimos anos, a carne e alimentos do tipo ficaram mais caros.

Logo, a busca por uma alimentação mais saudável vem da necessidade e também da vontade de mudar sua dieta.

Esse nicho tem muito potencial e é bem diversificado: você pode explorá-lo de diferentes maneiras, seja com delivery de refeições ou mesmo criar um clube de assinaturas de ingredientes orgânicos.

Roupa personalizada

Quer ver um nicho de mercado pouco explorado e com enorme potencial? O mercado de roupas personalizadas!

Buscamos os dados de pesquisa do termo no Google Trends desde 2004 (quando o Google começou a contabilizar) até hoje. Consegue ver o crescimento?

nichos de mercado roupa personalizada

Certamente há oportunidades a se explorar aí: roupas personalizadas para eventos de amigos ou corporativos, para times de futebol amadores, entre vários outros.

Desafios na descoberta dos nichos de mercado

Se você já conferiu os tipos de nicho de mercado, mas ainda não sabe por onde começar a fazer sua segmentação, é importante reconhecer seus interesses e habilidades diferenciadas.

Dessa, forma, pense em fatores como:

  • Seu conhecimento sobre as dificuldades enfrentadas pelo nicho que você deseja atuar;
  • Intensidade da demanda exigida pelo nicho, e se sua solução dá conta de atender às exigências.

A chave aqui é estar consciente das falhas que o mercado está cometendo e entender se os consumidores dos atuais players estão dispostos a investir em outras soluções ou empresas que atendam pontos hoje não atendidos.

Como escolher um nicho de mercado?

Como já citamos, trabalhar com algo que você gosta e possui real interesse é fundamental para o sucesso do seu empreendimento, seja ele um serviço, uma loja física ou até mesmo um varejo online.

Tendo isso em mente, o próximo passo é buscar pelos produtos e desenvolver soluções que você mesmo gostaria de comprar, procurando também por fornecedores. Mas, além disso, quais outras dicas você deve seguir? Confira!

Pense fora da caixa

Já deu para perceber que os melhores nichos de mercado são aquelas fatias de mercado a que poucos prestam atenção.

Ou seja, criar uma ideia de negócio que se encaixe nessas preferências ou necessidades tão específicas não é fácil.

Aqui, é essencial pensar fora da caixa! Seja ousado, faça testes, pesquise a fundo no mercado.

Pode até parecer que, nos últimos anos, com a infinidade de novos negócios que surgiram, não há mais espaço para a inovação.

Mas a verdade é que, cada vez mais, novas demandas surgem — e muitas vezes elas só estão esperando uma solução eficaz.

Busque uma solução para um problema

Vale dizer que de nada adianta entrar um nicho se o seu produto ou serviço não for eficiente.

Lembre-se de que é preciso sanar uma dor, resolver um problema e oferecer uma solução que agregue valor ao consumidor final.

Analise a demanda do mercado

Com a ajuda de ferramentas de pesquisa, entenda qual a principal demanda do mercado que você pretende explorar.

Assim, é possível validar a ideia de negócio e entrar com a certeza de que você terá algum fluxo de caixa.

Fique de olho nas tendências

Por meio das ferramentas Google Keyword Planner e Google Trends, é possível saber os termos mais procurados no buscador e o que está em alta entre o público.

A partir dessas tendências, o nicho de negócio que tem alinhamento com seu perfil pode ser definido.

Se houver mais de um, faça uma lista de prós e contras, classificando pontos como rentabilidade daquele tipo de produto ou serviço e seu domínio do assunto — isso é determinante.

Você deve atuar em algo que conhece profundamente ou ter ao seu lado, junto com você no negócio, quem conheça.

Outras ferramentas para acompanhar tendências de nichos de mercado

Sabia que é possível potencializar sua pesquisa sobre nichos de mercado com algumas ferramentas facilmente acessíveis e que podem ser encontradas na internet?

Separamos uma lista, veja só:

Google Maps

O Google Maps pode lhe dar uma ideia mais geográfica do local onde você pode abrir seu negócio. Por exemplo, posicionando-o estrategicamente para aproveitar alguma condição específica.

Digamos que você queira abrir uma casa especializada em drinques, com uma proposta diferenciada e refinada, abri-la próxima de uma área mais nobre da cidade pode fazer toda diferença.

SEMrush

Pouco antes mencionamos o Google Keyword Planner, lembra? O SEMrush é uma ferramenta semelhante, porém, mais especializada na análise de palavras-chave nos mecanismos de buscas.

A ferramenta é realmente completa e é possível mapear vários aspectos por trás de um site, palavra-chave ou tendência de mercado.

Ela é paga, mas dá a possibilidade de acesso a alguns recursos de forma gratuita.

Autocompletar do Google 

nichos de mercado autocompletar do google

Você pode aproveitar o mecanismo de autocompletar do Google para identificar possíveis nichos de atuação.

Veja um exemplo:

Quora

O Quora é um fórum online em que pessoas fazem perguntas esperando por respostas. Ou seja, são dores que podem ser mapeadas para estruturar seu negócio!

Se você está pensando em abrir um negócio nichado como uma empresa que lança edições especiais de filmes clássicos, que tal buscar no Quora a opinião de pessoas sobre esse produto?

Com certeza você vai obter insights valiosos.

MOZ

O MOZ é muitas coisas, mas especialmente uma comunidade voltada para o enriquecimento do SEO de seu site.

Ele possui e oferece várias ferramentas (gratuitas e pagas) para melhorar suas análises e monitoramento.

É uma das melhores opções do mercado!

Buzzsumo

O Buzzsumo é uma ferramenta que possibilita acompanhar o desempenho da sua marca na internet.

Possui uma versão trial gratuita que dura 14 dias, mas já serve para que você tenha uma noção das ferramentas.

Ele possibilita, por exemplo, mapear os conteúdos mais compartilhados e que estão se tornando tendência no mercado.

Redes sociais

Ficar de olho nas redes sociais é também uma forma de pesquisar novos nichos de mercado.

Afinal, são nesses ambientes online em que discussões nascem, demandas são compartilhadas e negócios podem triunfar.

Grupos no Facebook

Hoje, os grupos no Facebook são quase um ecossistema à parte da própria rede social.

Por isso, são espaços excelentes para buscar ideias e entender as demandas das pessoas.

Ahrefs

Para monitorar o SEO do seu negócio, com auxílio de ferramentas muito avançadas, uma boa opção é o Ahrefs.

Ela oferece um mergulho em todas as métricas por trás de uma palavra-chave.

Estude a concorrência

Por mais que você decida explorar um nicho de mercado com pouca concorrência, há sempre competidores (diretos ou indiretos) que valem ser monitorados.

Assim, antes mesmo de consolidar sua operação, busque estudar a concorrência e sua forma de conseguir clientes.

Faça uma análise SWOT para compreender seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças que oferece.

Busque nichos com os quais você se identifique

Uma máxima que vale a pena seguir é: “trabalhe com aquilo que você gosta“.

É uma questão não apenas de carreira, mas uma escolha que pode impactar a sua vida.

Procure investir e se dedicar a nichos que você se identifica, gosta e tem afinidade.

Conheça profundamente o seu nicho

Indo no embalo da dica anterior, mesmo que você tenha identificação com o nicho de mercado escolhido, é preciso conhecê-lo em maior nível de profundidade.

Por isso, estude o mercado de maneira estratégica, avaliando pesquisas, números, estatísticas, entre outras métricas.

Defina o público-alvo e se especialize no produto ou serviço prestado

Isso é indicado pois não adianta oferecer inúmeras soluções e produtos que não atendam à expectativa de qualidade dos clientes.

Lembre-se: quanto mais específico for o nicho, maiores são as chances de criar algo único e de valor. E isso pode determinar o sucesso do seu negócio.

Na segmentação do seu público-alvo, preze por pontos como:

  • Tamanho do público;
  • Poder de compra,
  • Seus interesses (já não faz mais sentido avaliar gênero, faixa etária e classe social. Hoje em dia, independente disso, os interesses do público é que vão determinar o que ele consome).

Combinando essas informações com as segmentações que listamos anteriormente, por meio de localização, comportamento e personalidade, sua empreitada tem tudo para dar certo.

Faça testes

Por fim, procure não mergulhar direto na operação do seu negócio, lançando produtos ou serviços no mercado.

Siga metodologias como o design thinking e outras, que pregam a necessidade de testar as suas soluções, validando-as antes de lançá-las oficialmente.

Perguntas que você deve se fazer ao definir o seu nicho de mercado

Uma atividade enriquecedora que deve acompanhar seu processo de definição do nicho do seu negócio é o brainstorming.

Ou seja, a discussão livre de ideias, críticas, perguntas, bem como a composição de cenários hipotéticos que ajudem a definir seu plano de negócios.

Nesse sentido, é muito válido fazer algumas perguntas para entender se você realmente deve entrar no nicho em si, como:

  • Você realmente se interessa por tal nicho?
  • Você possui conhecimento técnico, teórico ou acadêmico sobre o nicho?
  • É um mercado com demanda considerável e há potencial de crescimento no futuro?
  • Além do público do seu nicho, há outro que pode se beneficiar da sua solução?
  • Você já sabe as dores, desejos e necessidades do seu cliente ideal, sua persona?
  • Como a sua solução de negócio pode ajudar as pessoas desse nicho e por que elas o escolheriam?

Como se tornar autoridade e ter sucesso no seu nicho de mercado?

A primeira coisa a se entender aqui é que você está lidando com um público-alvo extremamente específico.

Logo, tudo em sua marca deve ser pensado para ele, assim como mencionamos no começo deste guia: do layout do seu site, ao design do produto e o tom de voz da sua marca em posts de redes sociais.

Outro ponto é trabalhar seu branding para criar uma imagem positiva da marca.

Aproveitar o potencial da internet é também uma forma de potencializar sua autoridade, por meio de campanhas de marketing segmentadas.

Além disso, otimizar seus processos internos, integrando setores e automatizando atividades, é uma excelente maneira de prestar ótimos serviços desde o dia um!

colaboradores estudam nichos de mercado de empresa

Acerte na escolha do seu nicho de mercado

Munido de todas as nossas dicas, você já tem conhecimento necessário para entender não apenas o que é e o que influencia os nichos de mercado, mas como escolher o seu!

E lembre-se: esse é um processo válido tanto para empresas que sequer saíram do papel como para aquelas que já estão no mercado.

Atuar em um mercado nichado pode ser uma excelente oportunidade para sua empresa se destacar, conquistar um público fiel e se desenvolver.

Sistemas de gestão da TOTVS

E para ajudar em toda jornada de crescimento do seu negócio, conte com os sistemas de gestão da TOTVS!

A TOTVS é a maior empresa tech do Brasil e consegue atender a todos os tipos de negócio com a mesma qualidade, mesmo os nichados.

Com os sistemas de gestão da TOTVS, você tem em mãos funcionalidades que colocam a administração do seu negócio em outro patamar.

Automatize tarefas, integre seu backoffice e torne sua atuação mais estratégica — enquanto um dos nossos sistemas lida com a carga operacional da gestão, do atendimento à contabilidade.

Que tal conhecer mais? Confira os diferenciais dos sistemas de gestão da TOTVS!

Conclusão

Ao longo deste conteúdo, mostramos como os empreendedores podem encontrar seus nichos de mercado, falando sobre o seu conceito, os tipos de segmentação, as dificuldades que devem ser superadas e, claro, dicas que ajudam nesse processo.

A TOTVS é uma empresa que acredita no Brasil que faz, e está há mais de três décadas atuando como parceira de empresas de diversos setores e dos mais variados portes.

Nós levamos a automação para rotinas diárias por meio de sistemas que mudam a forma de se trabalhar e alcançar objetivos.

Referência em tecnologia e inovação, e com mais de 30 mil clientes espalhados por pelo Brasil e América Latina, a TOTVS entende de diversos nichos de mercado e conta com soluções para todos eles.

Desde os que fazem parte da cadeia de supply chain até nichos presentes em segmentos de prestação de serviços.

Se você gostou deste artigo e quer se aprofundar ainda mais em dicas para otimizar a sua gestão de vendas e negócios, confira agora o que é pipeline de vendas e como criar um.

Assine a nossa newsletter e continue acompanhando o blog para estar por dentro de todas as novidades.

Nova call to action

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Comentários deste post

  1. Dicas Mágicas diz:

    Artigo muito bem feito, conteúdo de valor. Parabéns!

  2. Alan Amorim diz:

    Olá! Agradeço o elogio em nome da equipe. Se gostou dessas informações, te convido a acompanhar o blog :)

  3. Patricia diz:

    Muito bom seu conteúdo! Parabéns pelo seu site! Obrigada por compartilhar!

  4. Alan Amorim diz:

    Olá, Patrícia. Que belo comentário! Agradeço suas palavras, a ideia é sempre compartilhar conhecimento! Continue a nos acompanhar, diariamente postamos muito conteúdo interessante.

  5. Camila Da Silva diz:

    Sou a Camila da Silva, e quero parabenizar você pelo seu artigo escrito, muito bom vou acompanhar o seus artigos.

  6. Alan Amorim diz:

    Olá, Camila. Agradeço em nome de todo o time! Fazemos o possível para trazer conteúdos que realmente façam a diferença. E poxa, obrigado por nos acompanhar! Vai encontrar muita informação! Prometo!

  7. Paulo Cezar da Silva diz:

    QUERO FAZER PARTE DESSE MUNDO VIRTUAL.....ACHEI MUITO INTERESSANTE...

  8. alan diz:

    Bacana, Paulo Cezar. Creio que o nosso blog possa ajudá-lo bastante :)

Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.