Novos mercados: como ampliar a atuação da sua empresa?

A estratégia de conquistar novos mercados é a principal base para empresas que buscam o crescimento e a consolidação da marca. Por meio dela, consegue-se atender a um público maior, aumentando as chances de ampliar o faturamento.

Porém, para que isso seja possível, é necessário apostar em planejamento, pesquisas e realizar alguns investimentos (em marketing, produtos e tecnologia, por exemplo) — aspectos que são fundamentais para colocar a empresa em rota de crescimento.

Neste artigo, explicaremos os motivos para investir nesses esforços, quais estratégias podem ser adotadas e o papel da tecnologia nesse processo. Continue conosco e saiba mais a seguir!

Novos mercados: por que investir esforços?

Apostar em novos mercados é uma forma de expandir a área de atuação e atrair um público ainda maior para o negócio. É por meio dessas estratégias que as empresas conseguem estimular e manter o crescimento, além de ampliar o market share.

Isso contribui para que a marca se consolide no mercado, conquistando mais reconhecimento e se colocando como uma opção a mais para que o público possa adquirir produtos e serviços de qualidade. Ademais, entre as outras razões para se investir na expansão, podemos citar:

  • o aumento do faturamento;
  • a possibilidade de ampliar a lucratividade;
  • a possibilidade de trabalhar com um mix de produtos mais variados;
  • o ganho de vantagem competitiva.

Quais são as estratégias indicadas para avaliar novas oportunidades?

A ampliação da atuação da empresa pode ser feita de diversas formas. Nos próximos tópicos, vamos apresentar as principais estratégias que podem ser adotadas para alcançar esse objetivo.

Criar um planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o documento que norteará todas as ações voltadas para o crescimento da empresa, aumentando as chances de que isso ocorra de forma saudável e sem prejudicar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.

Entre os aspectos que precisam ser contemplados nesse plano, estão:

  • a criação de metas claras e realistas para todas as equipes;
  • a definição de um cronograma para o atingimento das metas;
  • a criação de um planejamento a respeito das ações que devem ser adotadas a fim de conduzir aos resultados e objetivos esperados;
  • a implantação de um sistema de desenvolvimento e capacitação das equipes;
  • a identificação dos recursos necessários para a execução das ações;
  • a criação de um planejamento financeiro que suporte o crescimento.

Analisar a concorrência

Estudar a concorrência também é uma estratégia relevante para a conquista de novos mercados. É preciso entender como elas se posicionam, de que forma atraem o público, quais são as estratégias de precificação, entre outros pontos importantes.

Assim — por meio de um benchmarking —, é possível identificar as melhores práticas e saber o que é necessário fazer para alcançar resultados melhores.

Pesquisar novos mercados

Se a empresa já tem uma boa participação de mercado e fica difícil alcançar uma expansão além daquela que já se tem, é o momento de considerar abrir para novas possibilidades. Nesse caso, vale a pena buscar por outras localidades (que incluem mercados no exterior) que apresentem boas perspectivas.

Para isso, vale a pena realizar a pesquisa de mercado e identificar a aceitação do público para os produtos e serviços que se deseja oferecer. Além disso, também vale a pena considerar o ambiente digital, já que a internet derruba as barreiras geográficas.

Dessa forma, por meio de uma boa estratégia de marketing e um bom site, é possível alcançar boas margens de lucro, realizando investimentos mais enxutos.

Desenvolver novos produtos e serviços

Se a organização ainda não alcançou maturidade suficiente para expandir para novas praças, uma boa alternativa de conquistar novos mercados é por meio do oferecimento de novos produtos e serviços.

Com essa estratégia, aumenta-se o mix, alcançando um público maior, com um perfil mais variado. Assim, pode-se aumentar o faturamento e expandir o negócio sem que se tenha que conquistar novas regiões.

Contudo, para que essa estratégia seja bem-sucedida, deve-se garantir que a marca esteja consolidada na cabeça do público. É dessa forma que se obtém a confiança necessária para que as pessoas se arrisquem a investir nas novidades que são lançadas.

Tecnologia e novos mercados: qual é o impacto?

A tecnologia oferece o suporte necessário para que a empresa possa crescer, por meio da automação das tarefas. Isso faz com que as rotinas sejam executadas com mais eficiência, agilidade e precisão.

Além desse papel de ajudar a otimizar os fluxos de trabalho, a tecnologia também pode ser utilizada como o meio necessário para expandir as operações — é o caso de gestores que pretendem iniciar as operações online.

Como uma ferramenta de gestão de vendas pode ajudar?

Uma ferramenta voltada para a gestão de vendas e de gestão integrada — o CRM e o ERP, respectivamente —, contribuem para que a empresa consiga alcançar a abertura para novos mercados por meio das funcionalidades que proporcionam. Entre elas:

  • geolocalização;
  • georreferenciamento para os locais dos clientes;
  • avaliação de market share;
  • desenho de rotas.

MasterSales TOTVS

O MasterSales, CRM da TOTVS, consiste em uma solução inteligente, que oferece funcionalidades que contribuem para aumentar o market share da empresa — além de aumentar a produtividade da equipe de vendas e a retenção de clientes.

Trata-se de um sistema disponível em nuvem (modelo SaaS), flexível, que pode ser acessado de qualquer lugar, a qualquer momento, até mesmo por meio de smartphones e tablets — desde que se tenha acesso à internet.

Ele também permite realizar integração com diversos ERPs disponíveis no mercado. Assim, os gestores conseguem compreender qual é o posicionamento da organização e quais medidas devem ser adotadas para ampliar as receitas.

A conquista de novos mercados é uma ótima estratégia para empresas que buscam se consolidar e expandir suas operações. Dessa forma, é possível se estabelecer, conquistar um público maior e tornar a marca mais reconhecida — o que traz diversos outros benefícios para o negócio, como o aumento do faturamento e do market share.

O que achou deste post? Quer entender melhor como um CRM pode ajudar a sua empresa a alcançar o crescimento? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre o sistema e o assunto agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *