Como anunciar no Google de forma estratégica e fazer seu negócio crescer?

Equipe TOTVS | 02 agosto, 2022

O Google Ads é um dos principais serviços de publicidade para toda loja ou estabelecimento que deseja ampliar sua visibilidade e seu número de clientes. Mas como anunciar no Google e ter bons resultados?

Fazer boas campanhas no Google Ads envolve um bom conhecimento de onde você quer chegar com elas.  

A partir daí, com a ferramenta, você consegue segmentar seu público, estabelecer orçamentos e criar um conteúdo específico para converter da melhor maneira.

Pensando no potencial de investir nessa ferramenta, criamos um conteúdo para ensinar como anunciar no Google. A seguir, vamos explicar como essa plataforma funciona e os principais passos para ter sucesso. Boa leitura!

Como funcionam os anúncios no Google?

Os anúncios do Google funcionam como uma ferramenta de publicidade online que permite exibir negócios, produtos ou serviços em forma de links patrocinados.

O Google Ads,  anteriormente chamado de Google Adwords, permite que o anúncio do Google apareça no topo dos resultados de pesquisas referentes ao que está sendo pesquisado e também em vídeos no Youtube.

Esse anúncio irá aparecer “no momento certo” para as pessoas adequadas, ou seja, para aqueles usuários que estão procurando aquilo que você oferece. 

A partir dessa vitrine, anunciantes da mesma categoria vão precisar competir entre si para serem vistos, em uma espécie de leilão. 

Para exemplificar um  tipo de anúncio que pode ser feito no Google, basta ir para a rede de pesquisa e colocar uma palavra associada. 

Vamos imaginar que um usuário esteja fazendo uma dieta e esteja procurando por alguma loja online que venda “vitamina b12”.

Ao digitar esse termo, a primeira coisa que vai aparecer nos resultados do Google serão os anúncios de lojas que pagaram para estar ali.

Como os anúncios no Google podem ajudar seu negócio?

O Google Ads pode ser uma das principais formas de aumentar a visibilidade do seu negócio. A seguir, vamos trazer alguns dos motivos que fazem valer a pena anunciar na plataforma.

Potencial de alcance gigantesco

O potencial de alcance do Google é enorme. Estamos falando do maior mecanismo de buscas do mundo. Não é à toa que a expressão “dar um Google” se tornou tão popular.

Segundo dados da StatCounter, até o fim de 2019, o Google era responsável por  92,71% das buscas realizadas em desktop e mobile. No Brasil, essa força era ainda maior, chegando a 97% das pesquisas realizadas.

Além disso, embora o Google não informe quantos usuários tem por dia, estima-se que são realizadas 5,5 bilhões de buscas diárias no Google. Ou seja, mais de 63.000 buscas realizadas por segundo.

Em suma, o Google se tornou a grande referência quando o assunto é tirar dúvidas. Portanto, se alguém está procurando por uma loja de sapatos, é muito provável que lá seja o principal lugar para encontrar. 

Dessa forma, escolhendo boas palavras-chaves, seu negócio vai amplificar sua visibilidade e reconhecimento de marca, ao mesmo tempo em que pode, ainda, aumentar seus canais de vendas.

omni by moddo

Grande controle e flexibilidade 

É você quem decide como vai gastar seu orçamento com um anúncio no Google Ads. Isso significa que o anunciante tem total controle, podendo determinar quanto será gasto por mês, por dia e por campanha.

Há também a liberdade de escolher se vai pagar por cliques, por mil impressões (CPM) ou apenas quando ocorrer alguma conversão específica, por exemplo.

Além disso, o Google permite mudanças e ajustes após a veiculação dos anúncios. Dessa forma, você não só pode modificar falhas, mas também aproveitar oportunidades valiosas.

É viável, por exemplo, aproveitar brechas de mercado como assuntos em alta que têm total relação com seu produto ou serviço. Assim, você consegue, de maneira rápida, mudar textos de anúncios para aproveitar essas buscas.

Facilidade de avaliar resultados

Em terceiro lugar, anunciar no Google também permite que você tenha informações importantes sobre a interação do público com a sua publicidade.

Essa ferramenta vai permitir acompanhar em tempo real o retorno das campanhas, permitindo mapear o que cada um dos anúncios tem trazido para a empresa. 

Essa mensuração de resultados é fundamental, afinal, você só vai saber se o investimento foi bem feito se metrificar o quanto ganhou com ele. Além disso, consegue ter insights para melhorar os próximos.

É possível identificar, por exemplo, quais anúncios recebem cliques e quais não estão tendo uma boa performance e, assim, concentrar maiores esforços financeiros onde o retorno está sendo maior. 

Como anunciar no Google? Confira o passo a passo

Agora que você entendeu o quão positiva essa publicidade pode ser para uma empresa, vamos explicar como anunciar no Google do zero. 

A seguir, iremos trazer o passo a passo para colocar um anúncio no ar. Acompanhe!

Crie e configure sua conta

O primeiro passo de como anunciar no Google é criar e configurar uma conta para a sua loja. Se você não tem, essa é a hora de criar um e-mail próprio para ela. 

Somente com um perfil você vai poder começar a divulgar seu empreendimento por meio do Ads. Feito isso, você também vai precisar configurar as primeiras informações sobre seu negócio. 

Preencha os dados referentes à sua conta de anúncios para que o Google entenda melhor seu negócio. A própria plataforma irá direcionar tudo isso.

Crie um objetivo para sua campanha

Depois das configurações, é a hora de estabelecer qual é objetivo que você quer alcançar com essa campanha. O Google oferece várias opções, como:

  • mais vendas: o foco dessa campanha é aumentar o volume de vendas do seu e-commerce ou loja física;
  • mais leads: a meta dessa opção é incentivar clientes a realizarem ações para gerar leads e outras conversões
  • tráfego do site: aqui o objetivo é fazer com que as pessoas certas acessem seu site, aumentando o número de visitas; 
  • consideração de marca: a meta é incentivar as pessoas a explorarem os produtos ou serviços que seu negócio oferece;
  • alcance e reconhecimento: a ideia aqui é alcançar um público-alvo amplo e promover reconhecimento;
  • promoção de aplicativo: o foco é gerar mais instalações, interações e pré-registros para seu app;
  • visita às lojas físicas: a meta é estimular visitas a lojas locais, incluindo restaurantes e concessionárias.

Em resumo, você deve se perguntar: por que estou criando essa campanha? Sua resposta irá guiar a melhor escolha. A partir da meta definida, você vai poder direcionar os próximos passos.

Defina onde seus anúncios serão exibidos

Com o objetivo estabelecido, o próximo passo de como anunciar no Google é escolher onde você vai querer exibir seus anúncios. 

Existem vários tipos de campanhas e elas variam de acordo com a meta definida, pois assim conseguem atingir o foco da melhor forma.

Alguma das formas com que seus anúncios podem ser exibidos são:

  • campanhas de pesquisa: é o tipo mais comum e aparece quando um usuário busca por uma palavra-chave no Google, sempre com um aviso de “anúncio” antes (assim como as demais);
  • campanhas de display:  esse formato inclui campanhas gráficas, como banners interativos que são exibidos em sites do Google, como YouTube e Gmail;
  • campanhas de vídeo: esse tipo de anúncio é aquele que aparece dentro de vídeos no Youtube, portanto, precisa ser nesse mesmo formato. Essas campanhas podem ser “anúncio in-stream pulável”, com duração mínima de cinco segundos;
  • campanhas do shopping: são os anúncios que aparecem na aba “Shopping” do buscador, com informações completas sobre produtos, a exemplo de foto, nome, preço e parcelamento. São ideias para varejistas que desejam ampliar a visibilidade e as vendas online de seus produtos.

Estabeleça um orçamento 

Além do perfil do seu público, você precisa definir qual será o seu orçamento para essa campanha. Durante a configuração, você deve estabelecer o valor médio que quer pagar por dia de acordo com o tempo que seu anúncio estiver no ar.

Embora esse não seja o valor exato que o Google Ads vai gastar, ele nunca vai poder passar o valor limite que você estipular. As principais formas de cobrança dessa ferramenta são:

  • custo por clique (CPC):  aqui o anunciante paga um determinado valor cada vez que o seu anúncio recebe um clique e gera conversão para a ação desejada;
  • custo por mil (CPM): o anunciante paga por lotes de mil exibições do anúncio veiculado, não importa o número de cliques dados no anúncio ou conversões;
  • custo por visualização (CPV): cobrança exclusiva dos anúncios de vídeo no YouTube, no qual o anunciante só paga caso o usuário assista mais de 30 segundos do vídeo – ou menos, se ele não for tão longo;
  • custo por aquisição (CPA): por fim, essa opção é disponível apenas para contas mais maduras, em que o anunciante só paga se houver uma conversão efetiva, seja ela de geração de leads ou compra.

Segmente seu público de forma estratégica

Após definir onde seus anúncios serão exibidos e quanto você vai gastar para isso, você deve segmentar para quem essa campanha vai chegar, de acordo com seu público-alvo. 

Você deve se preocupar em atingir um público de qualidade. Para isso, pode ajustar aspectos como:

  • demografia: é possível definir qual será o intervalo de idade do seu público, onde essas pessoas moram e, claro, qual será o idioma que as pessoas impactadas pelos seus anúncios devem falar;
  • programação da exibição: você pode escolher também em qual momento do dia ou da semana esses anúncios podem ser mostrados para essas pessoas, além da frequência de exibição deles;
  • tipos de dispositivos: os anúncios podem ser exibidos para qualquer dispositivo – desde computadores até smartphones -, no entanto, você é quem decide em quais deles seus anúncios vão aparecer.

Com a segmentação por público-alvo, fica muito mais fácil exibir anúncios para pessoas que tenham um perfil estratégico para a sua empresa e, assim, você consiga chegar onde quer com essa campanha.

Crie uma mensagem para seu anúncio

Uma das partes mais importantes na hora de anunciar no Google é criar a mensagem que será exibida. 

Além de selecionar as palavras-chave que o seu anúncio será vinculado,  você precisa se preocupar com o texto que será vinculado ao seu anúncio. 

A própria plataforma fornece uma lista das palavras-chave associadas mais pesquisadas. No entanto, a parte da criação do conteúdo é totalmente sua.

Nesse caso, estamos falando de formatos de campanha que não são vídeos, já que estes vão depender de uma produção maior e, ainda, visual.

Um anúncio do Google, como os que aparecem na rede de pesquisa, se divide em algumas estruturas. Confira:

  • título do anúncio: esse é o local em que você deve anunciar o seu produto de fato. Ele deve ter até 25 caracteres;
  • URL visível: essa é a URL que aparece no anúncio para que o usuário. Deve ter, no máximo, 35 caracteres;
  • linhas de descrição: aqui é o momento de vender seu peixe. Você deve usar esse espaço para mostrar o diferencial do produto que você está vendendo. Cada linha deve ter, no máximo, 35 caracteres;
  • URL de destino: por fim, essa é a URL real que vai levar para o seu site. Ela tem um número ilimitado de caracteres.

Publique e monitore seu anúncio

Em último lugar, com tudo devidamente ajustado, você vai precisar publicar seu anúncio. É a partir daí que seu objetivo começa a ser atingido.

Portanto, é fundamental que você se preocupe em monitorar o resultado de toda e qualquer campanha que fizer no Google Ads.  

Para avaliar seus resultados, é preciso observar se suas métricas atreladas ao objetivo da campanha têm melhorado, como é o caso do ticket médio, CAC (custo por cliente) e taxa de conversão efetiva.

Quando vale a pena investir no Google Ads?

Vale a pena investir no Google Ads se você quer trazer maior visibilidade para o seu negócio. Seja aumento de tráfego no site ou até maior volume de vendas de um produto. Com uma campanha estratégica, é sempre possível ter ganhos.

Qual o valor para anunciar no Google?

Você pode anunciar no Google com diferentes valores. Não existe um valor específico, afinal, com R$5,00 por dia você já consegue ter retornos. Tudo vai depender do seu orçamento máximo para a campanha.

Como faço para anunciar no Google grátis?

Além do Google Ads, tem como anunciar no Google  de graça? Sim. Existe uma ferramenta do próprio Google que faz com que sua loja ou estabelecimento possa ter muito mais visibilidade sem precisar pagar por isso: o Google Meu Negócio.

Trata-se de uma ferramenta associada ao Google Maps que permite o cadastramento de dados da sua empresa para que as pessoas possam achá-la mais facilmente nas pesquisas.

A importância da tecnologia para aumentar as vendas no varejo

Os anúncios do Google são um grande exemplo de como a tecnologia pode aumentar as suas vendas. Mais pessoas conhecendo você significa mais pessoas comprando com você.

Ao usar essa ferramenta, você precisa considerar o novo comportamento dos consumidores: a experiência omnichannel. Embora eles possam conhecer você por um anúncio, os canais de vendas são diversos.

Por essa razão, ter uma comunicação integrada na hora de vender vai ser fundamental para que você possa oferecer o melhor serviço ao seu potencial cliente, seja a partir da sua loja online ou física.

TOTVS Omni by Moddo

O TOTVS Omni by Moddo é uma excelente opção de sistema omnichannel para que você possa trazer maior eficiência à gestão do seu negócio e, principalmente, à experiência que oferece aos clientes.

Esse software traz diversas funcionalidades capazes de integrar as informações de compra dos consumidores, a fim de proporcionar-lhes uma experiência cada vez mais personalizada e diferenciada.

Você tem acesso a dashboards inteligentes e intuitivos com dados e indicadores da sua operação em tempo real. 

Então, não perca tempo e transforme a sua operação em omnichannel com o TOTVS Omni by Moddo!

Conclusão

Anunciar no Google é uma estratégia que pode gerar diversos resultados para o setor varejista. Com ela, sua empresa consegue ampliar sua relevância e ser a primeira opção para as dores dos seus clientes.

Ao seguir os passos que mostramos ao longo do texto, suas campanhas podem, por exemplo, aumentar o tráfego de pessoas para o site do seu negócio.  A partir daí, os pontos de contato com sua loja serão muitos.

Para garantir a integração e uma melhor gestão dos canais de vendas, ter uma ferramenta omnichannel como o TOTVS Omni by Moddo vai ser chave para seu negócio.

E, se você quer continuar acompanhando sobre esse tema, leia também sobre prospecção de clientes e dicas de como realizá-la!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.