Google Meu Negócio: veja o passo a passo para se cadastrar na plataforma!

Equipe TOTVS | 16 agosto, 2022 - Atualizado em 20 dezembro, 2022

Acessar o Google Meu Negócio e cadastrar a sua empresa é um passo fundamental para garantir que mais pessoas cheguem até você.

Com o crescimento do mundo digital, a presença online tornou-se indispensável para as empresas, mas não basta criar um perfil: é preciso se destacar entre os concorrentes.

A boa notícia é que existem estratégias para chegar ao topo dos resultados de busca e nós vamos compartilhar as principais ao longo deste conteúdo.

Para entender como funciona o Google Meu Negócio para cadastrar sua empresa e saber como usar a ferramenta a seu favor, continue a leitura deste artigo! 

O que é Google Meu Negócio? Como essa plataforma funciona?

O Google Meu Negócio é uma plataforma gratuita do Google, que permite o cadastro de informações sobre o seu negócio com o objetivo de ampliar o alcance da marca.

Também conhecida como Google My Business, a ferramenta coloca a sua empresa nos resultados de busca do Google e também no Google Maps. 

Imagine que você tem uma lanchonete, por exemplo. 

Ao acessar o GMN e cadastrar sua empresa, sempre que alguém buscar por lanchonetes ou lugares para comer na região onde o seu estabelecimento está localizado, ele estará entre as sugestões do buscador.

Na prática, você cria uma espécie de ficha para o seu negócio, registrando dados que ajudam o cliente a chegar até o seu estabelecimento, como:

  • horário de funcionamento;
  • fotos do local;
  • endereço;
  • contato.

Além disso, ainda é possível incluir respostas para as principais dúvidas dos usuários, além de meios de pagamento e eventos.

Nesta plataforma, o usuário também tem acesso aos horários de maior movimentação, assim como a avaliações de outros clientes. 

Como se cadastrar no Google Meu Negócio? Confira o passo a passo

O processo de cadastramento no Google My Business é bem simples, mas existem algumas estratégias para otimizar a sua ficha e conquistar relevância nos resultados de busca.

Uma delas é preencher todos os campos disponibilizados pela plataforma, incluindo o máximo de informações possíveis sobre o seu negócio. Quanto mais completo o registro, melhor.

Além dos dados, adicionar fotos de boa qualidade é um grande diferencial. 

Pensando no exemplo da lanchonete, é possível ainda registrar 

Depois de entender esses pontos sobre o Google Meu Negócio, cadastrar sua empresa é muito fácil. Veja o passo a passo:

  • Passo 1: acesse a página do Google Meu Negócio e clique no botão “Continuar”;
  • Passo 2: utilize o mesmo login e senha de outras contas Google, como Gmail, ou crie uma conta do zero;
  • Passo 3: clique na opção “Vamos Começar”;
  • Passo 4: preencha os dados solicitados pela ferramenta, como nome do seu negócio, endereço e telefone, por exemplo.

Antes de continuar com o cadastramento das informações, é preciso confirmar o seu endereço.

Para isso, o Google envia um código pelos Correios. Normalmente, ele chega no endereço indicado no prazo de 7 a 15 dias.

Há algumas formas de realizar a verificação: telefone, mensagem de texto, e-mail ou vídeo. Dependendo do caso, será preciso verificar com mais de um método.

Com a localização da empresa confirmada, é hora de finalizar a ficha do seu negócio, registrando todos os dados complementares, como horário de funcionamento e as fotos.

Como usar o Google Meu Negócio da melhor forma?

Agora que você já conhece o passo a passo no GMN, cadastrar a sua empresa é um passo que podemos considerar como concluído.

Entretanto, não basta fazer o cadastro e esperar que o Google garanta um bom posicionamento para o seu negócio entre os resultados de busca.

Além das dicas que já compartilhamos aqui, existem algumas técnicas de SEO bem simples que contribuem para melhorar o seu posicionamento no Google Meu Negócio. 

Listamos as principais dicas de otimização para que você possa aplicar no seu perfil, confira a seguir.

Preencha seu perfil corretamente

É muito importante preencher os dados do seu negócio corretamente para evitar divergências nas informações. 

Imagine só colocar um horário de funcionamento equivocado na sua ficha: se o cliente comparecer ao local e encontrar o seu estabelecimento fechado, isso não vai gerar uma boa impressão, certo? 

Por isso, é sempre importante revisar com atenção as informações antes de publicá-las na página do seu negócio. 

Além disso, certifique-se de que você preencheu todos os campos solicitados pelo Google – ou o máximo deles de acordo com o perfil da sua empresa. 

Conte com proprietários e administradores na página

Como proprietário da conta do Google Meu Negócio, cadastrar outros usuários para serem administradores da página ou até mesmo proprietários como você, é uma das funções disponíveis.

Dessa forma, cada pessoa tem um perfil individual para gerenciar a ferramenta, sem que seja necessário compartilhar um login. 

Apesar de todos terem acesso a conta, as funcionalidades liberadas são diferentes para proprietários e administradores.

Veja algumas funções exclusivas do proprietário principal:

  • adicionar ou remover novos usuários;
  • transferência de propriedade;
  • adicionar Grupos do Google.

Já os administradores e proprietários secundários têm acesso liberado para todas as funcionalidades 7 dias após a conclusão do cadastro na plataforma.

Atualize sempre as informações do negócio

Como falamos, deixar informações erradas no perfil do Google Meu Negócio não é nada bom para o seu estabelecimento.

Por isso, além de preencher corretamente na hora do cadastramento, é importante também atualizar os dados quando necessário.

Mudou de endereço, telefone ou algum horário de funcionamento? Atualize no Google. 

Essa dica também vale para alterações em eventos ou ocasiões extraordinárias. 

Se precisar fechar o espaço por algum motivo em um dia de atendimento normal, faça uma publicação na página do GMN informando que naquela data não haverá expediente. 

Compartilhe fotos do dia a dia da empresa

Quando explicamos como funciona a sessão “Google Meu Negócio cadastrar”, falamos sobre a importância de incluir fotos no seu cadastro, lembra? 

Segundo dados do próprio Google, empresas que colocam imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rotas pelo Maps e 35% mais cliques para o site do que os perfis sem fotos. 

A dica extra para se destacar neste ponto é compartilhar fotos humanizadas, que aproximem a empresa do cliente, criando uma conexão com o público.

Um bom exemplo disso são as fotos de bastidores, aquelas que retratam o dia a dia da empresa. 

Registre o atendimento ao público, a montagem de produtos, separação de pedidos para envio e até mesmo o processo por trás da criação de uma nova peça, por exemplo. 

Tudo isso faz com que o consumidor sinta-se incluído nos processos da empresa. 

Utilize as palavras-chave a seu favor

As palavras-chaves são a base do SEO: elas mostram ao Google que o seu conteúdo – ou perfil, no caso do GMN – é uma resposta relevante para aquela busca feita pelo usuário.

Para isso, é preciso saber quais termos os usuários procuram ao pesquisar pelo nicho do seu negócio.

Voltando ao exemplo da lanchonete, imagine que uma das palavras-chaves mais fortes é “lanchonete delivery”.

Neste caso, incluir o termo em alguns pontos das informações compartilhadas na ficha do seu negócio faz toda a diferença. Confira onde colocar a palavra-chave:

  • título da página, acompanhando o nome da empresa;
  • descrições de produtos;
  • descrição do negócio;
  • alt text das imagens.

Interaja com os clientes

Como você já sabe, os usuários podem deixar comentários no perfil da sua empresa no Google My Business e é importante responder a esses feedbacks.

Isso porque as interações contam muito para o posicionamento do seu negócio nos resultados do Google: quanto mais interações no seu perfil, mais relevância ele ganha.

Aqui, é importante responder as dúvidas, os elogios e também as críticas. Isso mostra que você se importa com a opinião dos clientes e está aberto para sugestões que possam melhorar ainda mais o seu negócio. 

Utilize a funcionalidade de agendamentos

O Google Meu Negócio oferece um recurso chamado Agendamentos, que permite gerenciar reservas de clientes, marcar o estabelecimento como temporariamente fechado e muito mais.

Ao ativar essa ferramenta, você permite que os clientes agendem horários para visitar o seu estabelecimento, garantindo uma experiência de compra muito mais prática e otimizada.

Para permitir que isso aconteça, basta acessar a aba de agendamentos e selecionar um dos provedores disponíveis. 

A conta Google será vinculada ao provedor escolhido e você poderá acompanhar toda a agenda pela plataforma.

Monitore os dados do perfil

Monitorar o desempenho do seu perfil no Google Meu Negócio é fundamental para entender quais estratégias estão sendo realmente efetivas. 

A plataforma do Google fornece insights bem interessantes, como:

  • média da classificação do seu negócio pelos usuários;
  • número de visualizações, cliques e seguidores;
  • quantidade de chamadas e acesso ao site;
  • rotas feitas pelos clientes.

Esses dados podem ser facilmente acessados no painel de controle do seu perfil e servem como base para entender melhor o comportamento do público.

Dessa forma, você consegue adaptar as estratégias de marketing digital e otimizar os processos para atender as necessidades dos clientes, garantindo ações cada vez mais assertivas.

Google Meu Negócio: dúvidas frequentes

Depois de entender como funciona a plataforma Google Meu Negócio, cadastrar a sua empresa e aplicar as dicas para otimizar o perfil fica muito mais fácil, não é mesmo?

Contudo, é normal ainda ter algumas dúvidas sobre a ferramenta. Por isso, trouxemos os questionamentos mais frequentes para respondê-los de forma rápida e prática.

Veja a seguir. 

Qual o valor do Google Meu Negócio?

O GMN é uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google. Não é preciso pagar nada para registrar a sua empresa ou divulgar informações na plataforma. 

Vale destacar que não existe uma versão premium do programa, por isso você tem acesso a todas as funcionalidades disponíveis sem pagar nada por nenhuma delas. 

Como alterar o endereço do Google Meu Negócio?

Para alterar o endereço do Google Meu Negócio após cadastrar, basta seguir esses passos:

  • acesse o seu perfil e clique na guia “Local”;
  • role a tela e selecione “Local e áreas”;
  • ao lado de “Local da empresa”, você vai encontrar um ícone de lápis, clique nele para editar;
  • insira as novas informações e clique em “salvar”.

Pronto, o endereço será confirmado pela plataforma e, se for identificado, será alterado. Caso o local não seja encontrado, você receberá um aviso para conferir os dados compartilhados.

Além de alterar o endereço, você pode removê-lo no Gerenciador de Perfis de Empresas. Caso você tenha uma franquia e uma das unidades fechar, por exemplo, é possível excluir o endereço.

Já para atualizar o alfinete, basta clicar em “ajustar” e mover o mapa até o local correto. Clique em “concluído” e “salvar” para finalizar o processo.

Como adicionar um vídeo à página do Google Meu Negócio?

Para incluir um vídeo na página do seu negócio, basta acessar a guia “Fotos”. Lá, você encontra a opção “Vídeos”. 

Ao clicar nessa aba, você já pode selecionar o arquivo desejado e então é só aguardar o carregamento. 

Assim que tiver concluído o upload, basta clicar em “Postar” e pronto: o vídeo estará disponível no perfil do seu negócio no Google.

Como cadastrar meu negócio no Google Maps?

Ao registrar a sua empresa no GMN, cadastrar no Google Maps é um processo automático. 

Para isso, você só precisa informar o endereço correto e aguardar a chegada do código de verificação.

Esse código é enviado no endereço cadastrado dentro de 7 a 15 dias. Assim que estiver com ele em mãos, basta confirmar no seu perfil do GMN. 

Impulsione suas vendas com as tecnologias TOTVS para o Varejo

Entender como cadastrar empresa no Google Meu Negócio é um passo importante para impulsionar as suas vendas e trabalhar a estratégia omnichannel na sua empresa.

Mesmo com esse impulso, gerenciar todos os canais de venda, processos internos e etapas logísticas não é uma tarefa fácil.

Já imaginou integrar gestão de estoque, controle financeiro e gerenciamento de todos os canais de venda em um só lugar? Com as tecnologias TOTVS para o setor varejista, isso é possível.

Nossos sistemas possuem funcionalidades que permitem a integração da sua operação para otimizar todo o gerenciamento.

Assim, é possível vender produtos de qualquer estoque, entregando a partir de uma loja diferente quando necessário.

Conheça agora mesmo os nossos sistemas e aplicações para varejistas!

TOTVS - A única solução completa: do ERP ao PDV e hardware até o e-commerce

Conclusão

Neste conteúdo, aprendemos como funciona o Google Meu Negócio, cadastrar um perfil e quais as melhores estratégias para otimizar a página da sua empresa.

Como vimos, o recurso é totalmente gratuito e é um grande aliado no marketing digital, mas é preciso aplicar as técnicas certas para se destacar. 

Agora que você conhece bem o Google Meu Negócio, cadastrar e otimizar o seu perfil para chegar às primeiras posições será muito mais fácil!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.