Como fazer uma boa inauguração de loja e vender mais no varejo?

Equipe TOTVS | 15 agosto, 2022

A inauguração de loja é um evento extremamente esperado para quem está começando um empreendimento do tipo. Depois de todo o trabalho de pensar na melhor estratégia, esse é o momento dos ganhos, recebendo os primeiros visitantes e fazendo as primeiras vendas.

Embora envolva investimentos — convite, decoração e até alimentação —, esse processo de divulgação anterior também funciona como uma oportunidade de provocar expectativa e curiosidade. A ideia, claro, é que as pessoas queiram conhecer sua loja.

No grande dia, você vai poder mostrar toda a operação e o funcionamento da loja, além de apresentar os produtos e/ou serviços da maneira mais atraente possível para o público.

Portanto, se você está pensando em empreender ou expandir sua operação e quer que isso comece bem, precisa investir em uma inauguração.

Para ajudar você e seu negócio com essa etapa fundamental, vamos trazer diversas dicas sobre como inaugurar uma loja. Boa leitura!

15 ideias para inauguração de loja

Depois de escolher o ponto comercial ideal e começar a executar a obra planejada para essa abertura, é o momento de programar sua inauguração.

Nesse processo, você deve considerar muitos fatores, desde o dia escolhido até as estratégias comerciais. 

A seguir, vamos trazer 15 dicas importantes. Acompanhe!

  1. Escolha bem a data de inauguração
  2. Pense no convite e nos convidados
  3. Divulgue o evento 
  4. Busque parceiros
  5. Priorize a experiência do cliente
  6. Aposte em estratégias de marketing sensorial
  7. Decore o espaço de forma estratégica
  8. Faça um coquetel de inauguração da loja
  9. Ofereça brindes aos convidados
  10. Faça promoções e descontos exclusivos para a data
  11. Apoie uma campanha social
  12. Conte com um digital influencer
  13. Disponibilize serviços complementares
  14. Estabeleça um vínculo com potenciais clientes
  15. Invista em uma estratégia omnichannel

1. Escolha bem a data de inauguração

O primeiro passo para qualquer inauguração de loja é escolher a data em que o evento vai ocorrer. É preciso conciliar o término da obra da loja com ela. Mas o mais crucial é que essa data consiga gerar um grande fluxo de pessoas.

É por isso que você deve fugir de dias próximos a feriados prolongados e, ainda, datas que coincidem com outros eventos que possam ser de interesse do seu público. Para se certificar disso, pesquise sua concorrência.

Além disso, é inteligente escolher um horário que não coincida com o horário comercial. Como a maioria das pessoas trabalha nesse formato, isso pode impedir que elas apareçam na sua inauguração.

2. Pense no convite e nos convidados

O convite de inauguração da loja é um item que pode atrair ou afastar os seus convidados. Essas pessoas são aquelas que você mais quer que compareçam, portanto, é preciso ter cuidado.

E o que escrever em um texto para inauguração de loja? A linguagem vai depender muito do negócio. No entanto, há alguns conselhos gerais importantes:

  • seja pessoal e sempre inclua no convite o nome de cada convidado;
  • priorize um conteúdo objetivo, mas sem deixar a gentileza de lado;
  • não esqueça de celebrar e, ao mesmo tempo, valorizar a abertura da loja.

3. Divulgue o evento

Além de enviar o convite para pessoas específicas, você precisa divulgar o evento nos seus canais de comunicação. Seja de forma offline ou online — a última costuma ser a mais comum —, amplie seu alcance ao máximo.

É essa divulgação do evento que vai gerar uma expectativa no público e pode motivar a presença das pessoas na inauguração. No caso de canais de venda como o Instagram, você pode criar uma série de conteúdos no perfil da sua loja.

Ainda, você tem a possibilidade de criar um evento específico para a sua inauguração, com data e horário, para que as pessoas possam ser lembradas no dia. Em último lugar, para chegar em mais pessoas, invista em anúncios pagos.

4. Busque parceiros

Parceiros podem ser uma excelente maneira de “otimizar” a sua inauguração. E isso pode ser feito de diferentes maneiras. Uma delas é fazer parceria com outras lojas associadas dentro do varejo.

Por exemplo, se você vai abrir uma loja de roupas, mas não vende acessórios, pode buscar um parceiro desse nicho, como uma forma de ajuda mútua. Você divulga sua loja para outras pessoas e, ao mesmo tempo, ajuda na divulgação do parceiro.

Outra solução é investir em fornecedores de confiança para os serviços durante o evento. 

Da mesma forma, essa parceria será uma troca: enquanto você divulga essas empresas, elas podem divulgar e gerar mais credibilidade ao seu negócio.

5. Priorize a experiência do cliente

Se a primeira impressão da loja é a que vai ficar na mente das pessoas que forem para o evento, você precisa se preocupar que ela seja a melhor possível, não é mesmo?

Entregar a melhor experiência do cliente vai ser decisivo para que aquela não seja a primeira e última visita dele até sua loja. E, para isso, você precisa oferecer momentos únicos.

Busque conhecer a fundo o que seus convidados e o seu público. 

Assim, você vai conseguir gerar uma experiência marcante e começar a construir credibilidade em torno do trabalho realizado pela sua empresa.

6. Aposte em estratégias de marketing sensorial

Uma das maneiras de alcançar o customer experience que falamos no tópico anterior é investir no marketing sensorial. A ideia aqui é despertar os cinco sentidos dos consumidores durante a jornada de compra.

Deste modo, você consegue criar vínculos emocionais e estimular a compra sem precisar “empurrar” os produtos forçadamente. 

Mas quais são as formas de fazer isso, na prática? Veja algumas delas:

  • ofereça experiências de realidade aumentada, que transportem o consumidor para um ambiente de experimentação — os famosos provadores virtuais são um exemplo;
  • disponha de fragrâncias atrativas espalhadas pela loja, criando uma associação dos cheiros à sua marca;
  • aposte em músicas ambientes que criam uma atmosfera agradável para o cliente.

7. Decore o espaço de forma estratégica

A impressão visual, sem dúvidas, conta para a experiência do cliente dentro da sua loja na inauguração. Ela deve fazer parte da identidade visual da empresa, ou seja, estar alinhada à proposta do negócio.

Considerando o universo dos consumidores atuais, é inteligente também apostar em um ambiente que seja “instagramável”. Isto é, uma decoração que estimule as pessoas a tirarem fotos do espaço e publicarem nas suas redes sociais.

No setor do varejo, outras dicas gerais para qualquer decoração de inauguração de loja podem ser:

  • criar focos de luz em pontos estratégicos para destacar produtos;
  • evitar o excesso de informações que dificultem a circulação,
  • manter uma distância razoável entre os produtos na vitrine.

Por fim, você pode contratar uma empresa para deixar sua decoração ainda mais bem planejada.

8. Faça um coquetel de inauguração da loja

Além da decoração, você precisa pensar no coquetel de inauguração da loja, alinhado à proposta do seu negócio.

Caso você venda artigos de saúde e bem-estar, por exemplo, considere oferecer comidinhas mais leves e saudáveis. É interessante, inclusive, a oferta de itens comercializados no estabelecimento.

Outra maneira de melhorar seu coquetel, a depender do tamanho do seu negócio, é contratando empresas que oferecem serviços de alimentação para eventos. 

Como são especializadas em ocasiões do tipo, elas ajudarão a tornar mais marcante a experiência do público.

9. Ofereça brindes aos convidados

Você pode ir além do buffet e oferecer outros itens gratuitos. 

Quem não fica feliz ao ganhar brindes? Oferecer algum tipo de lembrança — como amostras grátis — pode ser mais uma maneira de criar uma boa impressão durante o evento.

Garrafas, canetas e chaveiros com a logo do seu negócio podem servir como um lembrete da marca também.

Vale a pena também distribuir itens de menor custo, mas que sejam úteis para o seu público-alvo.

No caso de uma loja de produtos de beleza e cuidados pessoais, por exemplo, seria uma boa ideia oferecer como brindes itens como lixas de unha, pinças e esmaltes. 

Só não se esqueça de associar o item à sua loja.

10. Faça promoções e descontos exclusivos para a data

Ofertas são uma estratégia de marketing básica para qualquer inauguração. Você precisa oferecer um valor diferenciado para quem vai ao seu evento. 

Nada mais justo com quem dedicou tempo para conhecer sua loja, não é mesmo?

Uma ideia é oferecer um desconto exclusivo para quem está no local. Analise o seu orçamento e veja a maneira mais inteligente de garantir um preço menor sem comprometer a sua operação.

Sempre lembre os visitantes de que se trata de uma oportunidade válida apenas para a inauguração. 

E, se você vai entregar o produto no local, certifique-se que você tem estoque suficiente para arcar com a promoção.

11. Apoie uma campanha social

Essa pode ser uma dica menos essencial para quem está inaugurando uma loja. 

No entanto, se for possível, busque apoiar uma campanha beneficente, ou seja, associe a abertura da sua loja com alguma iniciativa de impacto social.

O objetivo dessa prática não é apenas se colocar como uma empresa “do bem”, mas encontrar algo que, de fato, tenha um significado para o seu negócio. 

Como consequência, isso vai influenciar a percepção dos clientes sobre sua marca.

Você pode, por exemplo, reverter, para os fundos de uma ONG escolhida, parte das vendas feitas na inauguração. 

Mas há outras possibilidades de ações. Ao abrir uma loja para pets, por exemplo, é possível promover uma feira de adoção no evento.

12. Conte com um digital influencer

Outra estratégia inteligente para potencializar seu evento é investir no marketing de influência. 

Estamos falando de um mercado que, entre 2020 e 2021, passou de US$9,7 bilhões para US$13,8 bilhões, de acordo com o Influence Marketing Hub.

Escolher figuras conhecidas para divulgar o evento vai ser bastante estratégico para levar mais pessoas até a inauguração da sua loja. 

O mais fundamental para que isso dê certo é escolher alguém que faça sentido para a sua marca. 

Não adianta chamar uma figura simplesmente por ter muitos seguidores. Se essa pessoa não tem relação com o que você vende, ela vai influenciar as pessoas erradas.

13. Disponibilize serviços complementares

Oferecer serviços complementares também pode ser um diferencial inteligente na hora de criar uma experiência inesquecível para seu público na inauguração. 

Entre as opções, você pode oferecer serviços de consultoria associados ao seu produto.

Considere que você tenha aberto uma loja de produtos fitness, por exemplo. Que tal esse dia dispor de um personal trainer, dando dicas de atividades físicas e incentivando a compra de produtos?

14. Estabeleça um vínculo com potenciais clientes

Você pode até não vender o produto para as pessoas de imediato, mas com certeza é possível estabelecer um vínculo com elas. 

A inauguração é uma excelente oportunidade de trabalhar a prospecção de potenciais clientes.

Eles podem não estar prontos para comprar naquele momento. Mas, com a construção de uma relação, podem comprar depois.

15. Invista em uma estratégia omnichannel

Em último lugar, é preciso dizer que a inauguração de loja é o primeiro passo para você investir na omnicanalidade da sua operação. Isto é, diante das demandas do novo varejo, é preciso se atentar à integração dos seus canais de vendas.

Uma estratégia omnichannel, que pode ser usada no próprio evento, é a possibilidade de você gerar descontos online — caso sua empresa tenha um e-commerce — para o cliente usar na loja inaugurada.

omni by moddo

Além disso, se você estiver expandindo do online para o físico, pode oferecer um pre-order dos produtos antes mesmo da abertura. 

Dessa forma, o cliente pode receber o item na inauguração, principalmente se for algo sob demanda.

Em suma: você precisa oferecer ações omnichannel e as manter durante a sua operação de maneira constante para crescer com isso.

Aumente as vendas e fidelize clientes com o TOTVS Omni by Moddo!

Inaugurar a sua loja é um passo fundamental. Mas, para manter o negócio em funcionamento e com perspectiva de longevidade, é preciso que você adote uma estratégia de omnicanalidade contínua.

Os consumidores procuram por empresas que sabem vender em todo lugar e, se você está abrindo sua loja, não pode deixar de considerar isso.

O TOTVS Omni by Moddo é a melhor ferramenta para transformar seu negócio neste sentido.

Conte com um sistema de gestão omnichannel diferenciado, que permita integrar os canais de vendas, oferecendo um ecossistema operacional que dá acesso a todos os dados da sua operação.

Você encontra tudo isso no TOTVS Omni by Moddo. Conheça a solução agora mesmo!

Conclusão

A inauguração da loja é o primeiro passo para começar a construir um negócio de sucesso. 

Neste artigo, demos várias dicas de como promover esse evento da melhor forma.

Tenha cuidado com todas as etapas, da escolha da data à organização da decoração, recepção e estratégias para conquistar o encantamento do cliente.

Não esqueça que uma estratégia de omnicanalidade pode gerar valor ao seu negócio e torná-lo atualizado para as novas demandas do varejo.

O TOTVS Omni by Moddo é uma excelente solução para quem quer começar uma nova operação de maneira integrada e inteligente.

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. 

E, se você quer continuar no nosso blog para aprender mais sobre lojas, confira também o artigo que produzimos sobre tecnologia no varejo!

Artigos Relacionados

Deixe aqui seu comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Usamos cookies para fornecer os recursos e serviços oferecidos em nosso site para melhorar a experência do usuário. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso destes cookies. Leia nossa Política de Cookies para saber mais.