Personalização de serviços: aprenda a oferecer mantendo a larga escala

Para se destacar em um mercado cada vez mais globalizado e concorrido, toda empresa precisa encontrar o seu diferencial competitivo e a personalização de serviços pode ser a resposta para essa demanda.

Se o consumidor deseja ter uma experiência cada vez mais positiva, vence o negócio que conseguir atingir esse objetivo em maior escala. No entanto, esse é um desafio que exige planejamento e boas estratégias.

Continue a leitura e veja como personalizar os serviços e encantar os seus clientes!

A personalização não é opção, mas uma necessidade

O consumidor está mudando e esse é um caminho sem volta. Atrair e fidelizar um público exige uma atuação diferenciada e a personalização é um dos pilares que sustentarão a experiência oferecida ao consumidor do futuro.

Entregar ao cliente um serviço adequado às suas necessidades pode ser decisivo para o fortalecimento do vínculo com a marca. Para isso, é preciso deixar claro que a empresa o conhece e tem acesso ao histórico de relacionamento.

Ofertas, promoções e serviços que antes eram executados em massa e de maneira impessoal precisam ganhar um toque de personalização. O novo consumidor gosta de se sentir importante e de perceber que a empresa está trabalhando para ele de forma única, inovando para atender às suas demandas.

Diante disso, o que se pode afirmar é que investir nessa estratégia é questão de sobrevivência. A diversidade de perfis, as necessidades e os desejos existentes no mercado requer que o serviço seja prestado de forma única e especial.

Os benefícios da personalização de serviços

Conquistar uma vantagem competitiva não é o único benefício alcançado com a personalização de serviços. A empresa que aposta nessa ideia percebe inúmeros impactos positivos em seu dia a dia. Confira!

Aumento da receita

Com a prestação de um serviço mais adequado a cada cliente, a consequência é o aumento da receita. Esse é um dos principais motivos para investir na estratégia e se esforçar diariamente para personalizar a experiência dos consumidores.

Aliás, o brasileiro é o que mais valoriza a experiência. Para 89% do público nacional, a experiência é o fator que mais influencia na decisão de compra. No mundo, esse percentual é de 73%.

Aumento da fidelidade à marca

Você já deve ter ouvido falar que fidelizar um cliente é mais barato do que atrair novos. Pois bem, em um mercado tão competitivo, conquistar a preferência e fidelidade do seu público é o que mantém um negócio operando de maneira saudável e estável.

O interessante é que, depois de experimentar um serviço personalizado, o vínculo com o cliente se fortalece e ele tende a procurar a empresa novamente.

Um hotel que observou a preferência por andares mais altos, por exemplo, pode antecipar essa necessidade de seu consumidor e reservar sempre essa opção. Isso o fará se sentir especial e satisfeito, gerando uma relação que pode durar anos.

Melhoria no relacionamento com o cliente

Cuidar do relacionamento com o público é tão importante quanto manter as finanças empresariais organizadas. Na era digital, a satisfação (ou a insatisfação) podem ser relatadas e propagadas com mais facilidade. Isso é um aspecto a ser acompanhado de perto.

Conforme mencionado, a personalização contribui para o fortalecimento do vínculo entre a marca e os seus clientes, fazendo com que a experiência de compra seja mais agradável.

As melhores estratégias para personalizar o serviço em larga escala

Partindo da premissa de que personalizar o serviço é um diferencial importante para o seu negócio, é essencial que essa estratégia atinja o maior número de clientes possível. Ou seja, não basta oferecer a personalização a um ou outro consumidor, é preciso executá-la em larga escala.

Em um primeiro momento, isso pode parecer difícil, mas existem estratégias que fazem toda a diferença e podem ajudá-lo a alcançar essa meta. Acompanhe!

Utilize os dados a seu favor

Na era da informação, os dados são um dos bens mais valiosos para as empresas contemporâneas e exercem um papel fundamental no processo de personalização dos serviços.

São as informações coletadas sobre os clientes e geradas com os atendimentos anteriores que ajudarão o negócio a traçar um perfil, as preferências e as necessidades de cada pessoa, contribuindo para uma experiência cada vez mais diferenciada.

Invista em tecnologia

Outro aspecto importante é o uso da tecnologia, em especial da Inteligência Artificial. Afinal, não basta ter dados em mãos, é preciso analisá-los de maneira estratégica e transformá-los em verdadeiros insights.

O uso de um sistema de gestão (ERP) com capacidade de coletar, segmentar e gerar relatórios pode simplificar a tarefa de personalização, garantindo que as análises sejam feitas em menos tempo e que os resultados sejam mais satisfatórios e seguros.

Valorize a diversidade

Se você quer apostar na personalização dos serviços, então deve encarar a diversidade como a sua ferramenta de trabalho. Isso significa que é preciso estar atento a todos os feedbacks, as reclamações e as considerações recebidas.

Observe como o cliente se porta em relação ao serviço prestado e esteja pronto para melhorar ainda mais a sua experiência. Estar preparado é uma decisão estratégica. Isso porque o novo consumidor está sempre comparando aquilo que recebe e não investir nesse aspecto pode fazê-lo perder dinheiro.

Pratique a empatia

Empatia é um conceito muito importante para a sociedade contemporânea e está presente em todos os aspectos de nossa vida. Se colocar no lugar do outro e compreender as suas necessidades é um exercício que todas as pessoas devem fazer e, claro, pode ser uma técnica de sucesso para as empresas.

Quando a marca visualiza o cliente como um indivíduo único e especial e faz o exercício de pensar como ele, a personalização se torna mais simples. Assim, a união entre as informações coletadas, o apoio da tecnologia, a valorização da diversidade e a empatia parecem ser a receita perfeita para uma atuação diferenciada no mercado.

Conforme visto, a personalização de serviços é um modelo de atuação que atende ao novo perfil do consumidor e responde às suas principais demandas. O cliente espera — e até exige — experiências personalizadas e está disposto a pagar a mais por isso. Por isso, esteja pronto para aproveitar essa oportunidade.

O que achou do post? Temos mais uma sugestão para você que gosta de se manter atualizado e informado sobre as novidades do universo empresarial. Confira os impactos das novas regras para a terceirização no serviço público!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *