private label

Private label: Como aumentar vendas com cartões de marca própria?

Equipe TOTVS | VAREJO | outubro 22, 2019

Nos últimos anos, a estratégia dos cartões private label dentro do segmento do varejo tem se revelado uma ação eficiente para o crescimento do comércio brasileiro.

Mas você já ouviu falar nesse conceito? Para conhecer mais sobre o assunto e descobrir por que implementá-lo em seu negócio, preparamos este texto para você. Confira a seguir!

O que é private label?

O private label é um modelo de cartão de crédito emitido por uma loja. Seu uso costuma ser válido apenas para compras dentro daquela rede de estabelecimentos. Ao contrário de cartões de crédito mais conhecidos, esse cartão não tem bandeira, por isso é voltado especialmente para o público-alvo de uma empresa.

O cartão private label também pode ser emitido juntamente com uma bandeira universal. Nessa modalidade, ele é chamado de co-branded, permitindo ao consumidor comprar em outros lugares. Nesse caso, o cartão não é emitido pela loja, mas sim pelo banco.

Optar por oferecer um cartão de marca própria tem se tornado mais frequente entre as empresas. Isso acontece pois a medida é eficiente ao colocar em prática estratégias comerciais, conseguindo aumentar o lucro do negócio e renovando constantemente o relacionamento do cliente com a marca.

Vantagens dos cartões private label

Se você está considerando adotar uma nova estratégia para o seu negócio, deve estar pensando quais serão as vantagens que o cartão de crédito private label traz à empresa. Veja alguns dos benefícios:

Aumento do ticket médio por compra

O cartão próprio da loja tem um efeito atrativo ao consumidor, que fica suscetível a levar mais itens do que tinha planejado inicialmente. Isso acontece devido aos pagamentos facilitados e condições mais flexíveis.

Como ele não teria acesso a essas condições com um cartão tradicional, o cliente leva mais produtos. No varejo, ele pode ter maior segurança ao comprar, avaliando se aquela despesa cabe no orçamento.

O cliente volta constantemente à loja

Muitas lojas abrem a possibilidade de efetuar o pagamento da fatura do cartão private label diretamente em seus caixas. Essa é uma ação que tem o objetivo de trazer os clientes de volta ao estabelecimento todos os meses.

Esses retornos fazem o consumidor se depararem com novos produtos, promoções diferentes e repaginação das vitrines. As novidades podem levá-lo a comprar mais coisas que ainda não tinha encontrado ou ainda não precisava.

Facilidade e desburocratização

Para o cliente obter o private label, basta o atendente fazer a solicitação de um documento, como RG ou CPF.

Quando você trabalha com essa modalidade de cartão, seu consumidor nem precisa ter uma conta aberta em algum banco. Segundo pesquisa realizada pela Revista Exame, isso significa atuar em uma faixa de público que se refere a 45 milhões de brasileiros.

A validação do cartão próprio é feito diretamente entre lojista e cliente, que pode ter melhores condições de pagamento, parcelando as compras em mais vezes, por exemplo. Opções em sistemas pré ou pós-pagos também ajudam o consumidor a organizar melhor seu planejamento financeiro.

Fidelização da clientela

A tecnologia de um cartão de crédito de marca própria permite colocar em prática algumas estratégias para a fidelização dos compradores. Por exemplo, você pode dar descontos sobre determinados produtos, desde que sejam comprados com o cartão da loja.

Criar um sistema de pontos acumulados conforme o cliente compra na loja também é interessante. Ao atingir uma quantidade de pontos, o comprador pode trocá-los por prêmios ou recuperar parte do dinheiro gasto em outros itens (cashback).

Mais dados sobre o público-alvo

O setor de business intelligence tem muito a ganhar com a implementação do cartão private label. Quando o cliente usa o cartão da loja, automaticamente é repassado ao sistema um registro do que foi comprado no último ano, em qual mês ele comprou mais, a média de gasto em cada compra, etc.

Com esses dados você consegue entender o perfil de consumo do seu público. As campanhas de marketing podem ser personalizadas e trazer maior faturamento através das vendas direcionadas. O objetivo é facilitar o encontro entre cliente e seus produtos no momento em que ele tem condições para comprá-lo.

Solução private label TOTVS

Se interessou pelas vantagens oferecidas por um cartão de crédito de marca própria? Para adotar essa estratégia e satisfazer clientes com diferentes níveis de exigência, você pode conhecer o TOTVS Card, o private label da TOTVS.

Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais conteúdos como este!

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *