Recrutamento e seleção de pessoas: a tecnologia pode ajudar a inovar nos processos?

Promover recrutamento e seleção de pessoas dentro de uma empresa é um processo que envolve muita responsabilidade para a área de Recursos Humanos. É preciso ir além do que apenas contar com habilidades pessoais de comunicação e conhecimentos específicos no segmento: a administração deve contar com a ajuda da tecnologia para otimizar os processos seletivos.

Muitos negócios desejam aumentar o seu quadro de funcionários. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados, já que contratações geram impactos nas empresas, positivos ou negativos. Por isso, é importante contar com a automação nesse processo de recrutamento, visto que ela é capaz de economizar tempo, dinheiro e oferece várias vantagens para o setor de RH.

Dessa forma, preparamos este texto para que você entenda como os recursos tecnológicos podem ajudar na seleção de pessoal. Confira agora!

Quais são os tipos mais comuns de recrutamento e seleção de pessoas nas empresas?

Cada modelo de recrutamento apresenta suas peculiaridades. Assim, a empresa deve optar por aquela que melhor se encaixa em seu tipo de negócio. Veja a seguir alguns deles.

Recrutamento interno

Nesse tipo de recrutamento e seleção de pessoas, a procura por um profissional acontece dentro da companhia — ou seja, está restrita aos colaboradores que já fazem parte do negócio. É um modelo de reaproveitamento, em que os talentos podem ser promovidos ou reposicionados dentro da própria empresa.

Desse modo, essa espécie de recrutamento é um dos modelos mais usados. Em certos negócios, essa prática está tão estabelecida que só se utiliza o recrutamento externo para funções de base da pirâmide organizacional. Ou seja, todos os cargos que envolvam liderança são preenchidos por pessoas que já fazem parte da organização.

Recrutamento externo

Esse é o modelo mais comum dentre os tipos de recrutamento. Aqui, a organização vai ao mercado para procurar novos candidatos, sejam eles profissionais que fazem parte de outras empresas, ou colaboradores que estejam desempregados.

Normalmente, o recrutamento externo é usado para complementar os cargos de início de carreira e, basicamente, para colher competências que não são encontradas nos profissionais internos.

Um processo de recrutamento externo de qualidade inicia-se com a atração de talentos — ele pode ser realizado por meio de sites ou pelas redes sociais. Para isso, é fundamental contar com um sistema de recrutamento eficiente, que seja capaz de centralizar e administrar todo o processo.

Recrutamento misto

O recrutamento misto indica uma ligação entre o modelo interno e externo, buscando por candidatos dentro e fora da organização, com a divulgação da vaga pelos meios mais adequados.

Apesar de todas as pessoas terem as mesmas chances, geralmente inicia-se pelos candidatos internos e em seguida desloca-se para os candidatos externos. Se houver mais do que uma vaga, é até viável dividi-las entre candidatos internos e externos.

Os benefícios desse modelo estão na versatilidade de cenários de recrutamento e na diversidade de candidatos. Quando se trata da desvantagem, pode-se citar o custo de recrutamento e seleção.

Recrutamento online

Esse tipo de recrutamento e seleção de pessoas é baseado na via eletrônica, ou seja, a Internet. Aqui, os gestores recorrem aos sites de anúncios para divulgar a demanda aberta, ou promove o recrutamento diretamente no site da companhia, utilizando testes eliminatórios e de candidaturas, por exemplo. No recrutamento online, torna-se viável fazer entrevistas com ferramentas tecnológicas como o Skype.

A sua vantagem está no reduzido custo do processo, sem necessitar de empresas especializadas em recrutamento, além da agilidade do processo. Em relação às suas desvantagens, a que chama maior atenção é o fato de haver uma seleção bem menos criteriosa do que as demais.

Como a tecnologia ajuda nos processos seletivos?

A tecnologia é capaz de transformar o processo de recrutamento nas empresas e é responsável por facilitar a análise técnica de cada profissional. Dessa forma, veja agora algumas de suas vantagens.

Mais eficiência

Imagine buscar por candidatos sem a ajuda da Internet? Atualmente, é até estranho pensar que isso acontecia há alguns anos.

A utilização do e-mail, das plataformas de emprego e das mídias sociais para ofertar vagas já se tornou parte do cotidiano empresarial. Assim, percebe-se o quanto a tecnologia é capaz de resolver problemas e otimizar os processos de uma empresa, seja qual for sua área de atuação.

Otimização do tempo

O tempo é uma das principais questões afetadas pela utilização da tecnologia. Solucionar problemas com a ajuda dos mecanismos digitais permite maior ganho de tempo para cuidar de outros aspectos, como ações estratégicas, além de permitir que ocorra diminuição de processos burocráticos e trabalhosos.

Redução de custos

Por meio de um único investimento, como um sistema de gestão para Recursos Humanos, é possível executar várias funções sem necessitar gastar a cada nova demanda de contratação.

O método tradicional exige investimentos constantes a cada processo seletivo. Entretanto, com o uso dos recursos digitais, torna-se viável o uso de ferramentas eficientes sem um custo extra para as empresas.

Capacitação

A tecnologia dentro do negócio é uma aliada importante para a alteração da cultura organizacional. Um dos efeitos da sua utilização é a formação de um pensamento de aprendizado que proporciona conhecimento técnico e maior independência para seus colaboradores.

Fluig Learning - Procurando Uma Ferramenta Para Capacitar e Treinar Seu Time?

Dessa forma, ampliar a qualidade do trabalho do recrutador, providenciar capacitação profissional, são questões essenciais na hora de contratar as melhores pessoas para seu time.

Quais são as principais tecnologias de recrutamento e seleção?

Existem diversos métodos para promover recrutamento e seleção de pessoas para a empresa. Assim, confira agora alguns deles.

Criação de redes de contatos

Um networking de qualidade é muito mais eficaz do que um banco de currículos desatualizado. Essa rede de contatos auxilia na contratação de profissionais capacitados para atuar na empresa. Esses contatos podem ser designados via LinkedIn, por exemplo, ou por meio de métodos próprios da empresa.

Recrutamento e seleção à distância

Além de permitir que a empresa se aproxime dos profissionais por meio das redes sociais, dos sites e dos blogs, a Internet faz com que a organização promova processos seletivos à distância, totalmente online. Esse tipo de procedimento é capaz de otimizar tempo e, consequentemente, reduzir custos.

Aplicativos de recrutamento e seleção

Os mecanismos virtuais são grandes parceiros do RH. A questão é que a modernização permitiu a melhoria do trabalho e tem garantido mais eficiência nos processos de recrutamento e seleção.

Os aplicativos são excelentes maneiras para que a empresa consiga recrutar bons profissionais. Utilizando um dispositivo móvel, o candidato pode buscar por vagas abertas conforme seu perfil profissional. Por sua vez, a empresa pode comparar os currículos cadastrados na plataforma com as competências de que necessita, por exemplo.

Sistema de gestão de pessoas

Um sistema de gestão de pessoas é capaz de reunir todos os dados necessários para realizar a contratação daquele profissional que melhor se encaixa no perfil da empresa. Ou seja, um ERP, por exemplo, pode ser a ferramenta ideal para que seu negócio consiga selecionar e absorver apenas aquelas pessoas que sejam viáveis para o segmento de atuação da corporação.

Enfim, utilizar a tecnologia para recrutamento e seleção de pessoas é uma maneira de otimizar o processo, reduzir tempo e diminuir custos para a empresa. Por isso, esse método tem ganhado cada vez mais espaço no ambiente empresarial, promovendo maior eficiência e melhoria do quadro de funcionários.

Gostou deste post? Que tal ampliar os seus conhecimentos no tema e se inscrever na nossa Conferência de Recursos Humanos? São webinars gratuitos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *