sintegra

Sintegra: Saiba como se manter dentro das obrigações legais

Equipe TOTVS | FISCAL | outubro 07, 2019

Se você tem uma empresa que oferece algum tipo de produto, é obrigatório saber sobre o Sintegra. Esse sistema faz a integração dos dados fiscais e tributários, que são sobre entrada e saída de produtos entre estados, feitas pelos contribuintes de ICMS.

É por meio do Sintegra que as empresas colocam seus dados em dia com os órgãos públicos. Se você quer saber mais sobre o Sintegra e se informar como se adaptar e cumprir essa obrigatoriedade, confira o texto que preparamos para você.

O que é Sintegra?

Sintegra significa Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Ele agrupa os dados dos contribuintes e comunica os fiscos de cada estado. Desse modo, as empresas podem vender seus produtos e emitir nota.

O usuário fornece um documento às administrações tributárias dos estados, com todos os dados referentes aos processos de compra e venda e prestação de serviços, dentro ou fora de seus estados de origem.

Ficar em dia com as exigências da SEFAZ e da Receita Federal é muito importante para o empreendedor e, com esse sistema, a fiscalização consegue ser mais rígida, prática e eficiente.

Como utilizar o Sintegra?

Para realizar o cadastro Sintegra o contribuinte deve acessar o site do sistema e entrar na área do programa de validação, disponibilizado pela Secretaria da Fazenda de cada estado onde a empresa realiza suas operações.

Ao fazer o acesso, o usuário obtém todas as informações sobre o seu CNPJ no Sintegra e então pode fazer a solicitação para se cadastrar no sistema.

Vale lembrar que o documento que deve ser enviado aos fiscos de cada estado pode ser gerado por um aplicativo desenvolvido por outras empresas, mas é reconhecido apenas pelo programa oficial do sistema.

A importância do Sintegra para o seu negócio

Ter uma certidão Sintegra traz vários benefícios, não só para empresários contribuintes, mas também para os seus clientes e para Governo. É pelo Sintegra também que a empresa pode fazer a emissão da NF-e (nota fiscal eletrônica). Alguns dos benefícios a serem citados são:

  • Organização das áreas fiscais e administrativas do negócio;
  • Integração de dados da empresa para prestação de contas ao governo;
  • Acesso rápido e simples pela Secretaria da Fazenda e Fiscos estaduais às informações das empresas,
  • Maior segurança para empresas e clientes em transações comerciais.

Esses tópicos impactam diretamente as empresas, seus negócios e o governo.

Como a TOTVS pode ajudar na gestão fiscal?

Existem duas maneiras de fazer a gestão fiscal por meio de softwares: automação e auditoria fiscal. As soluções que a TOTVS oferece nesse campo são o TAF (TOTVS Automação Fiscal) e o TIF (TOTVS Inteligência Fiscal).

Ambos são processos verificáveis, seguros e controlados, o que reduz muito a possibilidade de multas e outras penalidades e auxilia na consulta de inscrição estadual. Confira mais a fundo os detalhes de cada solução:

solução fiscal completa

TOTVS Automação Fiscal (TAF)

Como os dados fiscais ficam concentrados em sistemas variados, a plataforma consolida os movimentos fiscais e, na consulta ao Sintegra, gera as obrigações principais e acessórias que têm de ser entregues ao Fisco.

A ferramenta tem compatibilidade com outros softwares instalados anteriormente, e as informações podem ser enviadas em um layout padronizado, com dados centralizados a partir da plataforma.

Assim como o ERP, o TAF também pode ser instalado no servidor da empresa ou ser hospedado na nuvem, onde funciona separadamente de outros sistemas e tem uma base de dados e arquitetura própria.

O TAF cria checklists durante o processo de consolidação e facilita a vida de seu usuário na consulta inscrição estadual, com especificações como:

  • Alterações dos movimentos fiscais;
  • Saídas de dados em formatos diferentes, com conferência das informações em documentos digitais;
  • Alertas de emergência sobre consequências de mudanças manuais,
  • Tabelas dinâmicas nos formatos pré-definidos pelo Fisco e que servem como manual de consulta para apoiar o usuário em sua navegação.

TOTVS Inteligência Fiscal (TIF)

O TIF importa as informações do contribuinte e cruza diversos dados, que são refinados para a operação de auditoria antes que as obrigações acessórias sejam entregues.

Auditar esses dados fiscais diretamente no formato em que são apresentados ao Fisco torna muito mais fácil a correção de disparidades, que acontecem principalmente por conta de erros operacionais.

Com a ferramenta de inteligência fiscal, há uma garantia de que as informações serão corretas e consistentes. Essa segurança é oferecida por alguns motivos em especial, tais como:

  • Depois que usuário registra os dados fiscais no ERP ou no TAF, são gerados os arquivos das obrigações exigidas pelo governo. O TIF, então, importa esses dados e os interpreta para que seja feito um processo de auditoria.
  • Quando um problema é identificado, a ferramenta dá um sinal de alerta sobre inconsistência das informações e que precisa ser analisado novamente.
  • O TIF apresenta o motivo da inconsistência dos dados, de acordo com as normas de tributação e outros procedimentos contábeis. Ele também detalha o que deve ser feito para corrigir aquele problema.
  • Fica a cargo dos responsáveis dentro da empresa avaliarem os alertas fornecidos pela solução e fazer a correção dos dados no ERP, junto ao Fisco. Os ajustes, no entanto, não podem ser feitos automaticamente, pois, quando um cálculo é inserido de forma errada, já é lançado na Nota fiscal eletrônica. O meio de corrigir isso é fazendo uma retificação.

Outro diferencial do TOTVS Inteligência Fiscal é que o sistema classifica os problemas em três graus de emergência, dependendo do risco que as inconsistências irão gerar e as possíveis penalidades às quais a empresa será submetida. Dessa forma, você pode definir as prioridades dos ajustes, que seguem um prazo de fechamento.

Você sabia que os especialistas afirmam que a cada duas horas e meia uma norma legal é alterada? Como a solução funciona 100% em nuvem, ela tem atualizações constantes sem que o usuário precise acessar o sistema para validar.

Ao conversar com um dos nossos especialistas, você fica por dentro de todos os detalhes técnicos que precisa saber para contratar uma solução para sua empresa. Não perca mais tempo e faça sua empresa crescer cada vez mais.

Fiscal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *