Soft skills: Os novos rumos do RH e mercado de trabalho

Soft skills são quesitos que se tornaram essenciais para a contratação de um funcionário. É fato que passamos mais tempo no trabalho do que com nossos amigos e família, e, por isso, trazer as qualidades com as quais nascemos para o dia a dia se tornou natural..

Em uma tradução livre, “soft skills” significaria “habilidades suaves”, mas não é bem isso que o termo quer dizer. Ele é usado para definir aspectos de nossa personalidade com os quais já nascemos e desenvolvemos ao longo dos anos, sem ao menos percebê-los.

É impossível, porém, falar sobre esse assunto sem fazer um contraponto entre soft skills e hard skills.

O que são as hard skills?

As hard skills, até pouco tempo atrás, eram basicamente o único ponto levado em consideração na seleção de um candidato. São competências e conhecimentos adquiridos na escola, na faculdade, e por experiências em trabalhos anteriores.

Saber como operar uma máquina ou dirigir um caminhão, ter uma pós-graduação, mestrado e doutorado, e fazer cursos de idiomas e intercâmbios profissionais são habilidades profissionais que se encaixam perfeitamente com o conceito de hard skills. Obviamente, elas têm um valor de peso, mas podem não ser tudo o que uma empresa procura em um colaborador.

Um bom currículo, por mais impressionante que seja, ainda deixa em aberto questões que não podem ser definidas com exatidão, como as habilidades sociais e comportamentais, por exemplo.

O que são as soft skills?

As soft skills fazem parte de um perfil profissional que conta com habilidades consideradas “naturais”, de certa forma. Elas envolvem a forma de se relacionar, de pensar e agir. Conforme aumentamos nossa bagagem cultural e emocional, essas características se tornam mais potentes e definem como vemos e somos vistos em qualquer ambiente.

Essas skills profissionais são difíceis de medir e apontar justamente por não surgirem de capacitações técnicas. No ambiente de trabalho, então, as soft skills afetam diretamente a produtividade e o entrosamento de uma equipe, que depende de conexão e esforço coletivo para alcançar os resultados esperados.

Olhando por esse ângulo, procurando por habilidades do profissional do futuro, os recrutadores podem dar preferência a um candidato que não tenha vários diplomas, mas selecione alguém que saiba se relacionar harmoniosamente com as pessoas.

Isso acontece porque é evidentemente mais fácil aprender a usar uma ferramenta ao ler seu manual de instruções do que desenvolver algo tão relativo, como a empatia, por exemplo.

Hard e soft skills, no entanto, variam de acordo com a concepção de cada trabalho. Dessa maneira, diferentes áreas exigem diferentes habilidades. Pessoas com perfis de liderança serão melhor aproveitadas em certos cargos, pessoas com perfil analítico terão mais sucesso em outros, e assim por diante.

As soft skills mais importantes no mercado de trabalho

Comunicação eficiente

Quando duas ou mais pessoas conversam, não necessariamente está havendo comunicação de fato. É importante que ambas as partes envolvidas em um diálogo tenham interesse no que está sendo dito e, ao interpretar essa mensagem, consiga transmitir seu pensamento de forma clara (escuta ativa).

Muitos mal-entendidos acontecem por falhas de comunicação bobas e consequências graves podem decorrer de deslizes que poderiam ser evitados facilmente.

Inteligência emocional

Um cliente irritado, um chefe insistente cobrando prazos, um colega que te distrai a todo momento ou um computador que não funciona direito. Todas essas situações são estressantes, assim como outros momentos de pressão aos quais o colaborador é submetido, até mesmo em sua vida pessoal.

Sem equilíbrio para contornar esses entraves, a produtividade é gravemente afetada. Ou pior, uma explosão com os superiores e colegas não tem espaço e pode acarretar até no desligamento do colaborador. Essa é uma habilidade desejada em qualquer dinâmica de grupo e testes de admissão, colocando a inteligência emocional como uma das soft skills mais importantes.

Capacidade de adaptação

Foi-se o tempo em que um profissional se especializava em uma tarefa e a realizava por vários anos. Hoje é esperado que o colaborador trabalhador saiba de tudo um pouco e consiga aplicar seu conhecimento em áreas diferentes. O campo de atuação de uma empresa se ramifica e conhecimentos ficam obsoletos com mais facilidade.

Pela quantidade imensa de informação, a velocidade na qual elas circulam e através dos avanços da tecnologia, tudo isso requer que o profissional mantenha a cabeça aberta a novas ideias e pense fora da caixa.

Como melhorar as soft skills?

Por mais que sejam um pouco mais complexas de aprender do que as habilidades técnicas, as soft skills também podem ser desenvolvidas. Se você deseja trabalhar essas características, existem alguns pontos que merecem maior atenção.

Autoconhecimento

Antes de tudo, é necessário ter consciência de nossas qualidades e defeitos. Temos o costume de ficar tão imersos em nossas demandas que sequer paramos para refletir como nos relacionamos e enfrentamos as situações do cotidiano.

Saber o que gostamos e o que não gostamos, identificar nossos valores e reconhecer os limites da própria mente e do corpo são tópicos fundamentais para um crescimento pessoal e para conviver em sociedade.

Críticas construtivas

Para um gestor, notar particularidades de seus subordinados é um de seus desafios. E reconhecer essas diferenças como potenciais a serem destacados ao invés de reprimi-las é a base para um clima organizacional sólido e produtivo.

O que fez a humanidade chegar até onde chegou foram justamente suas diferenças, então é melhor deixar a padronização para processos de fábrica e estimular a criatividade a partir do que cada um pode oferecer de novo. Temos sempre mais e mais a aprender.

Vimos que as hard skills e soft skills fazem parte de uma transformação pela qual o setor de recursos humanos está passando. Para te ajudar a entender melhor o conceito do RH 4.0, baixe nosso material gratuito!

eBook Grátis - Jornada do RH 4.0: Dos Conceitos Às Mudanças Práticas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *