software de BI

Software de BI: os principais ganhos para a manufatura

Equipe TOTVS | MANUFATURA | abril 16, 2019

A tecnologia vem crescendo cada vez mais no ramo empresarial e isso não é diferente quando o assunto é a indústria. Muitas inovações como conectividade, análise de dados e outras soluções vem mudando o modo como esse setor lida com as suas operações. Atualmente, os negócios que não estão antenados com as novas ferramentas acabam perdendo dinheiro e competitividade no mercado.

A inteligência de negócios deve ser utilizada como forma de aperfeiçoamento das atividades de chão de fábrica. Para isso, existem mecanismos que são bastante eficazes para otimizar os processos operacionais. Nesse contexto, insere-se o software de BI (Business Intelligence), que é uma ferramenta necessária para conferir maior eficiência, visibilidade e flexibilidade por meio da análise de dados.

Para entender melhor, preparamos este post com os principais ganhos da manufatura com o uso dessa solução. Confira agora!

A análise e a gestão de dados na manufatura

A disseminação da análise de dados na manufatura vem criando diversas oportunidades para otimizar as operações por meio do uso de aplicativos e plataformas. As mesmas tecnologias que formam o alicerce da análise de negócios no setor industrial são ferramentas fundamentais para que haja destaque no mercado atual.

Assim, o uso de um software de BI vai além de uma simples coleta e armazenamento de dados na indústria. Essa tecnologia permite que os gestores de manufatura tomem decisões de negócios com muito mais eficiência sobre as mudanças constantes que existem no mercado, promovendo um desenvolvimento de estratégias de vendas, ganhos e previsões de forma correta.

A gestão industrial é particularmente complexa, se for comparada com outros ramos de negócios, já que, aqui, os empresários precisam enfrentar competição de empresas dentro e fora do seu mercado de atuação. Por conta disso que é muito importante contar com mecanismos eficazes para otimizar os processos decisórios e evitar erros.

O que um software de BI pode oferecer

Essa ferramenta pode ser um grande diferencial para as operações nas indústrias. Confira agora alguns dos seus benefícios para o setor.

Segurança na tomada de decisões

Com o uso de um software de BI e com a capacidade analítica das informações geradas pela indústria, fica mais fácil para os gestores terem um conhecimento mais objetivo da organização, colhendo dados de vários setores em interfaces simplificadas, com indicadores de performance (KPIs) e resultados. Isso acaba auxiliando para que ocorra uma tomada de decisão mais precisa e informada, diminuindo o risco estratégico que existe no meio industrial.

Eficiência operacional

O uso dessa ferramenta aumenta o ritmo de melhoria nos processos internos, por meio da análise eficiente de grandes quantidades de informações geradas no setor industrial.

Desse modo, torna-se possível para os gestores analisarem diversas questões, como performance das equipes, qualidade de produtos, custos e, por meio disso, otimizar os ambientes e métodos com a destinação correta de recursos.

Ou seja, quase todos os processos internos de uma indústria — desde a gestão de matéria-prima até a entrega do produto final — podem ser facilitados com o uso de um software de BI.

Gestão financeira

As ferramentas de uma solução voltada para BI podem ser utilizadas para verificar lucros e perdas na operação, melhorando recursos e otimizando o Retorno sobre o Investimento (ROI) feito. Com essas práticas, é possível trilhar novos caminhos para rentabilizar as capacidades produtivas da fábrica, além de reavaliar o custo-benefício das ações que estão com rendimento abaixo do esperado.

Controle logístico e produtivo

O ato de administrar e avaliar o desempenho de sua logística pode ser bastante otimizado com o uso de um software de BI. Com a análise eficaz dos dados, a indústria é capaz de realizar entregas com a precisão e qualidade apropriada. Além do mais, os riscos de falha são reduzidos nesse processo, o que gera uma maior economia em relação aos custos com a logística.

Qualificação e controle de storage e warehouse

O setor industrial também pode qualificar o controle de estoques com o uso de uma solução correta, averiguando dados com o objetivo de rastrear e controlar melhor as matérias-primas e os lotes de mercadorias.

Um software de BI também pode ser utilizado para testes de novos itens, colaborando para a melhoria de processos e soluções de possíveis falhas no momento de enviá-los para a linha de produção.

Integrações estratégicas para a indústria

Um software de BI, por si só, já auxilia bastante nas operações de uma indústria. Contudo, quando se alia essa tecnologia com outros mecanismos, é bastante provável que você terá um poderoso controle em suas mãos.

Assim, graças à integração dessa solução com um ERP (Enterprise Resource Planning), torna-se possível aprimorar os resultados obtidos. Enquanto o ERP for utilizado para captar e organizar os dados em um mesmo lugar, o BI pode ser usado para extrair desse conjunto de informações o conhecimento almejado com muito mais velocidade.

A união dessas duas ferramentas permite que o negócio tenha um grande controle sobre os registros, a apuração, a coleta e a análise de dados. Além disso, proporciona aos gestores a possibilidade de basear as suas tomadas de decisões em informações e relatórios.

Outra integração que é bastante funcional para as indústrias é a união do software de BI com o CRM (Customer Relationship Management). Ao utilizar essas duas ferramentas, é possível obter o registro de cada interação junto à interpretação dos agrupamentos de dados. Isso é bastante valioso para a sua equipe e também para os fornecedores.

Além disso, você também pode organizar processos de relacionamento com o cliente, analisar os tempos de cada transação e ter uma visão precisa do seu pipeline de oportunidades.

Conheça o BI da TOTVS

O software de BI da TOTVS é uma aplicação que auxilia na tomada de decisão e apresenta uma interface bastante simples e intuitiva. Com ele, é possível ter controle total da operação com dashboards personalizáveis e é uma solução 100% cloud, o que garante maior escalabilidade e menor investimento. Veja a seguir as suas funcionalidades:

  • simplicidade de uso: com o nosso software de BI, é bem fácil manipular informações e montar relatórios/edição de dashboard, como também incluir novos KPIs e subir arquivos CSV de forma muito rápida;
  • automatização: é possível realizar o envio automático de e-mails, alcançando ou não uma meta ou um gatilho, podendo, ainda, realizar a configuração das notificações;
  • detalhamento de informações: você pode fazer o drill down (detalhamento da informação para chegar na raiz do problema) de quem vendeu mais ou menos. Também é possível analisar onde está o valor maior de faturamento, gaps etc.;
  • capacidade de análise: permite que você verifique tendências por trimestre da quantidade de pedidos e os históricos do total de transações e operações comerciais realizadas. É possível interligar qualquer tipo de dado e fazer a correlação de quaisquer indicadores em tempo real;
  • flexibilidade: torna-se viável criar métricas de desempenho e filtros de qualquer variável em relatórios 100% personalizáveis ou a partir de uma base de mais de 750 relatórios prontos personalizados, conforme a rotina do seu ERP.

Portanto, o software de BI é uma solução inteligente, que agrega diversos benefícios para a gestão industrial. Seja qual for o seu segmento de atuação, o acesso a números e dados estratégicos permite a tomada de decisões corretas, contribuindo para o aumento da lucratividade.

Você percebeu neste post o quanto as tecnologias de BI são essenciais para o setor de manufatura? Então, entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *