TEF

O que é TEF e como ele otimiza as vendas do varejista?

Equipe TOTVS | VAREJO | outubro 14, 2019

Você já ouviu falar em TEF? Se trata de uma solução voltada para o varejo, que faz operações financeiras eletronicamente, no momento em que é fechada uma venda por meio de cartão de crédito ou débito.

Resumidamente, a TEF foi criada para integrar as vendas de um comércio, dispensando a exigência de muitas maquininhas de cartão. Esse processo otimiza o controle das vendas através do registro automático de dados no sistema de gestão que a empresa utiliza. Mas vamos nos aprofundar mais a seguir.

O que é TEF?

“TEF” significa transferência eletrônica de fundos. Para comprar e vender, essas transações por cartão são feitas de modo ágil e seguro. A empresa instala um software no sistema e conecta ao PinPad, uma máquina de cartão especial que unifica diferentes bandeiras.

A cada vez que uma compra é realizada com o pagamento pelo PinPad, as informações da transação são registradas no software de maneira automática. A operação passa por uma central, que autoriza o pagamento e permite que os dados da compra sejam agrupados no sistema de vendas da empresa.

Em um momento onde as empresas precisam flexibilizar as formas de pagamento, o diferencial dessa modalidade é que a TEF integra diferentes bandeiras de cartões em um único sistema, o que leva a taxas menores com as adquirentes de cartão.

Quais são os tipos de TEF?

Existem diferentes tipos de TEF, que podem se encaixar nas necessidades da sua empresa. Antes de optar por um dos modelos, confira quais são as possibilidades:

TEF dedicada

A TEF dedicada usa uma linha que fica conectada 24 horas por dia com as operadoras de cartões. Essa conexão é feita por linhas VPN (redes virtuais privadas). Uma vantagem nesse modelo é a agilidade das operações eletrônicas financeiras, entre dois e cinco segundos. Empresas com fluxo grande de vendas por cartão têm a indicação de adotar esse sistema.

TEF discada

Aqui, a cada transação, a transferência de dados é feita por meio de uma linha telefônica. Quando a análise da operação é aprovada, a ligação termina. O único porém é que o processo é um pouco mais lento, por ser uma operação discada.

TEF IP

A TEF IP também utiliza redes virtuais privadas para fazer sua comunicação. O contato entre empresa e operadora acontece por meio de protocolo IP. Desse modo, as informações financeiras são transmitidas pela internet, tornando a autorização da compra ainda mais rápida.

O que você precisa para implementar?

Para ter uma solução TEF no seu negócio, é preciso ter duas ferramentas:

  • Software TEF: pode ser instalado no computador, tablet ou celular. Ele é responsável por armazenar as informações da compras por cartão. O software TEF faz o registro de dados importantes, como valores e formas de pagamento.
  • PinPad: é a máquina usada nas compras para passar e fazer a leitura do cartão de crédito ou débito. Ao ser conectada no computador, as informações das transações financeiras fluem em modo automático ao software de TEF instalado.

Por que sua empresa deve aderir ao TEF?

Se você ainda está em dúvida se a solução de transferência eletrônica de fundos é uma boa para o seu negócio, separamos alguns pontos que podem te ajudar a tomar essa decisão:

1. Segurança e praticidade

A razão pelo sucesso e maior frequência das compras através de cartões é que o consumidor se sente mais tranquilo, pois não precisa carregar dinheiro vivo no bolso, correndo o risco de se enganar ou perder as notas; e também reduz a possibilidade de assalto.

Para o comércio, esse processo também traz mais segurança, pois quando não há dinheiro em espécie, tentativas de roubos e furtos são minimizadas.

2. Controle financeiro

Com a solução de TEF implementada é possível ter um controle de vendas mais firme, já que os dados de vendas são registrados diretamente no sistema de gestão utilizado na empresa.

Tentar fazer um controle por recibos e planilhas pode prejudicar o negócio, por ser mais suscetível a erros em conferências e registros de transações realizados manualmente.

3. Proteção contra fraudes

Um benefício muito interessante do sistema TEF é reduzir margens para alterações de valor nas operações de venda, sejam eles propositais ou não.

É comum observar clientes desconfiados com os valores exibidos no visor da máquina de cartão. Com essa solução, as fraudes nos preços não acontecem, pois o valor é introduzido diretamente pelo sistema.

4. Taxas mais atrativas

Como o PinPad aceita diversas bandeiras e adquirentes de cartão, a empresa consegue cortar despesas referentes a aluguel e manutenção de múltiplas máquinas, cada uma para uma bandeira em especial.

Com essa flexibilidade, você tem uma posição superior ao negociar condições melhores para a bandeira e a forma de pagamento que o cliente preferir. Conseguir menores taxas nas transações é uma economia expressiva que faz a diferença para uma pequena e média empresa.

Gostou das nossas dicas? Então continue acompanhando nosso blog e assine a newsletter para estar sempre por dentro dos principais assuntos.

Nova call to action

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *